Embriologia Clivagem, Gastrulação, Organogênese e Anexos embrionários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
Advertisements

Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.
EMBRIOLOGIA Prof. M.Aguiar. EMBRIOLOGIA Definições Tipos de Óvulos Tipos de Clivagens Embriogênese Destino dos folhetos Classificação embriológica Anexos.
Embriologia.
Anexos Embrionários.
Professora: Rosana Moraes
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Embriologia Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Curiosidade: ovo de galinha
Reprodução Prof. Anderson Moreira.
ANEXOS EMBRIONÁRIOS Vera Andrade, 2016.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
ASPECTOS GERAIS Embriogênse – Processo contínuo e dinâmico que inicia com a fecundação e encerra-se com o nascimento. Didaticamente dividido em quatro.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia.
Embriologia.
EMBRIOLOGIA -Estuda a formação do embrião e suas modificações -Baseada em 4 critérios: -Classificação dos ovos -Segmentação -Gastrulação.
Vertebrados Possuem coluna vertebral e crânio Pele que cobre o corpo : lisa ou com especializações São classificados em cinco grupos : 1 – peixes 2 – anfíbios.
BIOLOGIA PROF. CALINA GREINER.  Vulva (parte externa)  Vagina  Útero  Tubas uterinas  Ovários.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Gabarito exercícios capítulo 10.
Reprodução Humana Prof.: Edi.
BIOTECNOLOGIA.
FILO CORDADOS.
Anexos Embrionários.
Embriologia Humana 1) Gametogênese e Fertilização
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
REINO ANIMALIA Prof. Lourenço.
Sistema reprodutor masculino e feminino
Professor: Guilherme Vieira
Prof°: Leandro Penitente
EMBRIOLOGIA Página 105.
PROFESSORA Ana Cecilia
RÉPTEIS.
FISIOLOGIA ANIMAL.
Anelídeos Aquáticos, terrestres e orgânicos
Anexos Embrionários.
Nidação – Início da gravidez Trofoblasto Parede uterina Cavidade uterina Para que ocorra é necessário que: -A mucosa uterina tenha sido preparada pelas.
Anexos Embrionários Profa. Samantha Ferreira da Costa Moreira GO II UFG 2017.
 Estuda todas as etapas de desenvolvimento desde a formação do zigoto (ou ovo) até o nascimento do organismo.
Formação Embriológica do Sistema Cardiovascular
Professor: Guilherme Vieira
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Reprodução nos animais
Blade Runner: Envelhecimento Precoce
Características gerais dos seres vivos
Reprodução.
1ª semana desenvolvimento embriológico
Características dos Animais
Vertebrados.
EMBRIOLOGIA.
O que você deve saber sobre
Embriologia.
Professora: Luciana Ramalho 2018
Embriologia Marcus Ferrassoli.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Filo dos anelídeos.
ANFÍBIOS.
Professora: Luciana Ramalho 2018
Reino Metazoa ANIMAIS.
Reino Animalia ou Metazoa
EMBRIOLOGIA.
Revisão - Biologia Classificação e Reino Animal
EMBRIOLOGIA É a especialidade da biologia que estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula. Faz parte da biologia do.
REPRODUÇÃO - CASOS ESPECIAIS.
EMBRIOLOGIA EMBRIOGÊNESE HUMANA.
REPRODUÇÃO SEXUADA.
PORÍFEROS E CELENTERADOS
Prof: Marcus Ferrassoli
Revisão - Biologia Metabolismo Energético
Transcrição da apresentação:

Embriologia Clivagem, Gastrulação, Organogênese e Anexos embrionários. Profº Ms. Leonardo E. Ferreira Foz do Iguaçu, 11 de Março, 2019. Embriologia Clivagem, Gastrulação, Organogênese e Anexos embrionários. Esta apresentação demonstra os novos recursos do PowerPoint e é visualizada com melhor resolução no modo Apresentação de Slides. Esses slides foram projetados para fornecer a você idéias excelentes de criação de apresentações no PowerPoint 2010. Para obter mais exemplos de modelos, clique na guia Arquivo e, na guia Novo, clique em Exemplos de Modelos.

Conceito São Estruturas que derivam dos folhetos germinativos, mas que não fazem parte do corpo do embrião. São elas: esícula Vitelínica ( Saco Vitelínico) => Armazém dos Alimentos mnion ( Bolsa D’água) => Proteção órion ( Serosa) => Trocas Gasosas lantóide => Armazém das excretas lacenta ordão Umbilical v  C A P C

Vesícula Vitelínica Peixes Aves Répteis Anfíbios Mamíferos É o primeiro anexo a surgir nos vertebrados e se caracteriza por ser a fonte e nutrição do embrião que não tem contato com a mãe. Corresponde a uma estrutura em forma de saco ligada a região ventral do embrião. Sua principal função é armazenar reservas nutritivas. Formada pela mesoderme e endoderme. Peixes Aves Bem desenvolvida Répteis Anfíbios Não apresenta a vesícula típica, vitelo fica nos interior dos blastômeros. Nos mamíferos eutherios ou placentados é reduzida, visto que a nutrição ocorre via placentária. Nesses, é responsável pela produção das hemácias nos primeiros estágios de vida. Mamíferos

Âmnion Répteis Aves Mamíferos É uma fina membrana que delimita uma bolsa repleta de líquido.Formada pela ectoderme e mesoderme. O líquido amniótico que tem por funções: ·         Evitar o ressecamento do embrião ·         Proteger contra choques mecânicos. O âmnio representa uma importante adaptação dos répteis a vida terrestre junto com a fecundação interna e faz parte do chamado ovo terrestre. Esse anexo permitiu aos répteis avançar em terras secas, e independência da água para a reprodução. Répteis Aves Mamíferos

Córion Répteis Aves Mamíferos É uma membrana fina que envolve os outros anexos embrionários, é o mais externo. Formada pela ectoderme e mesoderme. Junta-se com o alantóide para formar o alantocórion com função respiratória em aves e répteis. Répteis Fica sob a a casca do ovo, camada de proteção, trocas gasosas com o embrião e o meio externo. Aves Mamíferos Une-se a parede uterina e forma a placenta.

Alantóide Répteis Aves Mamíferos É uma membrana ligada a parte posterior do intestino do embrião. É também uma membrana em forma de saco. Formada pela endoderme e mesoderme. Répteis Trocas gasosas, armazenamento de excretas, remoções de sais de cálcio da casca e incorporação no esqueleto, facilitando a saída do animal ao nascer. Aves Mamíferos É reduzido e forma o Cordão Umbilical.

Placenta Estrutura vascularizados mamíferos que se forma do Córion + Alantóide e do endométrio materno. Não é considerada por muitos autores como anexo embrionário já que tem uma parte materna e outra fetal. Permite a troca de substâncias entre o organismo materno e o fetal. Nos primeiros meses de gestação, a placenta trabalha produzindo hormônio( progesterona) além de substâncias de defesa (barreira contra infecções), nutrição, respiração e excreção. Ocorrência: Mamíferos metatérios (marsupiais) vivíparos com placenta rudimentar; Ex. Taz, canguru, coala, gambá,.. Mamíferos eutérios (placentários) vivíparos com placenta desenvolvida Não ocorre nos Prototérios ( monotrematas), botam ovos. Ex.équidna e ornitorrinco)

Vilosidades coriónicas Funções da Placenta Sangue materno Vilosidades coriónicas Veia fetal Artérias fetais Cordão umbilical Artéria materna Veia materna

Cordão Umbilical É uma exclusividade dos mamíferos. É o elemento de ligação entre o feto e a placenta materna. Apresenta duas artérias e uma única veia, estruturas que garantem a nutrição e respiração do embrião. É formado a partir do alantóide e da vesícula vitelínica.

AVES

MAMÍFEROS

Partenogênese Arrenótoca: Teliótoca: Deuterótoca: Machos Fêmeas Ambos Virgem Origem Arrenótoca: Machos Teliótoca: Fêmeas Deuterótoca: Ambos

Partenogênese na fase larval Pedogênese Criança Origem Partenogênese na fase larval

Manutenção de características externas no adulto, da fase larval. Neotenia Manutenção de características externas no adulto, da fase larval.

Poliembrionia Gêmeos univitelinos “Verdadeiros” 1 óvulo + 1 espermatozóide

Vários óvulos + Vários diferentes espermatozóides Poliovulação Gêmeos bivitelinos “Falsos” Vários óvulos + Vários diferentes espermatozóides

Clonagem Broto

Clonagem Broto

Clonagem Broto

Clonagem X Bioética

Clonagem Terapêutica

Clonagem Terapêutica

Bem vindos ao mundo da Tenham um ótimo dia !!!