E.E.Cel João de Souza Campos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. E. F Secundino Silveira da Silva
Advertisements

LEI “MARIA DA PENHA”.
A Família de Ló Gênesis 13 e 19
E. E. Braz Sinigáglia Projeto: Meios de Comunicação.
APLICAÇÃO PRÁTICA 4 ANÁLISE QUALITATIVA DE DADOS GRUPO 5
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
3ª Policlínica-Niterói – Complexo Bombeiro Militar de Charitas.
Nasce uma cidade.
Imagem e Memória da República
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
Voto e cidadania.
Esta é a escola onde trabalho
A indepêndencia do Brasil
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
SOBRE ELE … Manuel José de Arriaga Brum da Silveira. Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia.
Colégio Imaculada Conceição-CIC
Autobiografia Ilustrada
PROJETO PEQUENO LITERATOS
ELEIÇÕES PARA COLEGIADO ESCOLAR NA EE LINO VILLACHÁ
Betinho, uma vida de luta e afeto
Secretaria de Desenvolvimento
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
10 de outubro de de janeiro de 1973 ODILON FERNANDES Clique.
NOVA REPÚBLICA 1.
O Primeiro Presidente da RepúblicaManuel de Arriaga.
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
Casemiro Meirelles Pedacinhos da sua História
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
Ari Barroso.
Escola Estadual Bueno Brandão, ex-Grupo Escolar Bueno Brandão, fundado em 24 de Maio de 1909, regulamentado pelo Decreto n , de 25 de Setembro de.
2012 – ABENÇOADO ANO NOVO p/ todos. Números 6
1. HISTÓRICO: Comissões:
HONORINA RIOS DE CARVALHO MELLO
O conselho diretor do RI é composto por 19 membros:
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Escola Secundária Homem Cristo
ASSIM COMEÇOU A HISTÓRIA DO BAIRRO JARDIM PAULICÉIA
4º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 47.
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
Sou uma poetisa.
Vida e obra de José Anastácio da Cunha
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
O início: Em março de 2005, o Vice-prefeito de São Roque de Minas e o Sec. de Meio Ambiente, Roldão e André, encontram- se com o Dep. Carlos Melles e apresentam.
Historiando a Escola Estadual Santa Terezinha
Eu sou poeta.
NOME : Aalyiah Marques Laurindo
Como fazer dar certo o seu próprio negocio
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Queridos familiares! O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
Ode a Dom Basílio Dom Basílio, 19 de julho de 2011.
MINHA ESCOLA.
BEM-VINDOS A MINHA ESCOLA. Histórico n A escola foi fundada no dia 28 de agosto de 1990, mas iniciou sua história em maio de 1989, onde foi fundado um.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Sejam bem vindos! O_Elefante_Acorrentado (1).pps
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
SISMUC E SISMMAC1 HISTÓRICO DAS MOBILIZAÇÕES DO ICS: ► ► Os sindicatos de servidores reivindicaram e conseguiram que em 2006 fosse formado um.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Assistência à Saúde do Servidor Assistência à Saúde do Servidor 2014 Mesas Permanentes de Negociação Bolsa de Estudos Portal para a Universidade.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Campanha Mundial para a Redução de Desastres Construindo Cidades Resilientes – Minha Cidade está se preparando! Campinas é a 1 ª do Brasil a receber da.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
Música Brasileira I CMU 322 Módulo IV Música em São Paulo colonial I Prof. Diósnio Machado Neto.
A República das Oligarquias
Transcrição da apresentação:

E.E.Cel João de Souza Campos 79 anos de História

Hoje

Onde Tudo Começou No início da década de vinte as famílias que moravam em Cravinhos enfrentavam muita dificuldade para dar a educação formal aos seus filhos. Para resolver o problema, o então prefeito de Cravinhos, Cel João de Souza Campos, fundou o primeiro ginásio da cidade. Em 1º de fevereiro de 1926, o ginásio de Cravinhos- este era seu nome – inicia as atividades com 80 alunos no internato e 100 no externato sob a direção do professor Antônio Luiz da Silveira. Devido ao bom nome que a escola alcançou, vinham para cá alunos da região e também de outros estados, tornando assim a cidade bastante conhecida. Mais tarde, com a criação de outros ginásios oficiais por toda parte, o número de matrículas foi se reduzindo, o que fez surgir sérias dificuldades, principalmente financeiras. Foi apenas a partir de 1934 que esses problemas puderam ser resolvidos, graças ao empenho de um grupo de professores que passou a administrar o colégio. Dentro desse grupo, destacam-se Antônio Luiz da Silveira Filho e Fernando Campos Rosas.

Com a ajuda da prefeitura, o ginásio continuou funcionando por mais 20 anos, ou seja, até 1954 quando então passou para o estado. Foi em 19 de Outubro de 1956 que o ginásio recebeu o nome de “Ginásio Estadual Cel João de Souza Campos” (em reconhecimento áquele ilustre homem público, que não só conseguiu a vinda do ginásio para cá, mas também por seus constantes serviços em prol da elevação do nível cultural de nossa população, nos três períodos em que foi prefeito de nossa cidade – Documentos Históricos) De lá para cá a história do ginásio tem sido escrita por grandes diretores e professores, todos empenhados na contínua elevação do bom nome da escola.

Dados biográficos do Coronel João de Souza Campos O Cel. João de Souza Campos nasceu no dia 12 de julho de 1877, na fazenda Bela Vista, no município de Amparo, no estado de São Paulo. Era filho do senhor João de Souza Campos e de Dona Maria Isabel de Mello e Souza. Aos cinco anos de idade, com o falecimento de seu pai, sua mãe resolve transferir-se para Cravinhos pois era onde possuía parentes. Compraram terras próximas à de Antônio Cabral de Mello, cunhado de Dona Maria Isabel, onde derrubaram a mata dando início ao plantio de café na fazenda batizada de Fazenda Floresta.

Sendo ele o único filho homem de 5 irmãos, aos 17 anos assume as obrigações administrativas da família. Casou-se muito jovem, com Dona Maria Antonieta de Souza Moraes. Dessa união nasceram 5 filhos: Amélia, Maria Isabel, Elza, Oswaldo e Ariosto. No seu segundo casamento, com Dona Violeta de Mello Coelho, teve outra filha, Elza Therezinha. Exerceu grandes influências na vida política e administrativas do município, onde foi vereador, vice-presidente da câmara municipal, delegado, presidente da junta de alistamento militar, sócio fundador do Clube Recreativo e Literário, Tenente, Coronel da guarda nacional, cuidou do esporte, ajudou na construção o paço municipal, além de ter exercido por 3 vezes o cargo de prefeito.

Em 27 de Setembro de 1911 foi nomeado pelo então Presidente da República Hermes da Fonseca, para exercer as funções de Juiz Federal, cargo que ocupou durante 4 anos. Em 1915 tornou-se membro da Comissão Municipal de Agricultura de Cravinhos. Já em 17 de Julho de 1916, foi aclamado presidente honorário de “La Alianza – Sociedade Espanhola de Socorro e Defesa Mútua”. Como prefeito dotou a cidade de grandes benefícios, destacando-se pela influência que exerceu na vida cultural de Cravinhos com a criação do Ginásio Municipal. Faleceu em 30 de Novembro de 1954, aos 77 anos de idade.

Gestores 2005

Zilda Alves Toledo Atual diretora

Dayse Ravagnani No dia 13 de maio de 1977 a escola Cel. “João de Souza Campos” é presenteada com a profissionalidade e competência de D. Dayse que começou sua carreira no Souza Campos como professora de desenho geométrico, mas devido a sua maneira determinada de ser em 1995 é convidada a fazer parte da direção da escola, cargo que ocupa até hoje, sempre certa de seus atos e pronta a agir em favor da boa educação.

Rosângela Manella Formada em geografia, D. Rosangela deu inicio em sua atuação profissional no Souza Campos em 1996, como professora. Devido ao seu bom desempenho em 1998 foi convidada a exercer o cargo de vice-diretora, cargo que ocupa até hoje com muita convicção de seus atos. “Ter sido aluna de uma escola como foi o Souza Campos, que na sua forma rígida de ser exigia muito dos alunos e uma participação em massa das responsáveis, e poder hoje estar eu dando seguimento na organização e funcionamento do Souza Campos é gratificante. A escola Souza Campos representou em minha vida Ordem, Respeito, Referência de forma geral, tudo. Lutar sempre sem ter medo de errar, porque o erro faz parte dos seres humanos”.

Rosemary Stella Ravagnani Professora Coordenadora do Diurno

Professora Coordenadora do Noturno Denise Zapparolli Professora Coordenadora do Noturno