Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Encontro com professores
Informática na Educação
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Organização Curricular da Escola
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Universidade de Aveiro
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
Construindo uma identidade profissional
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Curso de Docência Universitária
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Uniminas - União Educacional Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Transcrição da apresentação:

Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional Uniminas Alunas: Fernanda Maria Marques Luciana da Silva Viana Prof. Gilca dos Santos Vilarinho Março 2005.

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO

História da Informática Educativa no Brasil O Brasil iniciou a busca de um caminho para informatizar a educação em 1971, quando pela primeira vez se discutiu o uso de computadores no ensino de Física. Destacam-se, ainda, nos anos 70, as experiências do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia com público-alvo de crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e cálculo.

A cultura nacional de informática na educação teve início nos anos 80, a partir dos resultados de dois seminários internacionais (1981 e 1982) sobre o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Surgiu, a idéia de implantar projetos-piloto em universidades, o que originou, em 1984, o Projeto EDUCOM voltada para a criação de núcleos interdisciplinares de pesquisa e formação de recursos humanos em varias universidades federais.

O MEC criou, em 1986, o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1o e 2o grau, destinado a capacitar professores e a implantar infra-estruturas de suporte nas secretarias e instituições de ensino.

A sólida base teórica sobre informática educativa no Brasil existente em 1989 possibilitou o PRONINFE_ o Programa Nacional de Informática na Educação, que apresentou os seguintes resultados no período de 1980 - 1995 :

44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet. 400 sub-centros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais, a partir do modelo de planejamento concebido, inicialmente, pelo Projeto EDUCOM/UFRGS (destes, 87 estão no Estado do Rio Grande do Sul). 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiados por governos estaduais e municipais. mais de 10.000 profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado.

O PRONINFE, apesar de dificuldades orçamentárias, gerou, em dez anos, uma cultura nacional de informática educativa centrada na realidade da escola pública.

Educação a Distância

Os papéis (funções) que os professores podem exercer no ead (ensino a distância): O Professor Formador => orienta o estudo e a aprendizagem, ensina a pesquisar, a processar a informação e a aprender; corresponde a função propriamente pedagógica do professor.

O Conceptor e realizador de cursos e materiais- prepara os planos de estudos, currículos e programas; seleciona conteúdos esta é a função didática, isto é, a transmissão do conhecimento realizado em sala de aula.

O Professor Pesquisador=> pesquisa e se atualiza em sua disciplina específica em teorias e metodologias de ensino/aprendizagem, orienta e participa da pesquisa de seus alunos.

O Professor Tutor: orienta seus alunos em seus estudos, esclarece duvidas e explica questões relativas aos conteúdos; em geral participa das atividades de avaliação; O Professor Recurso=> assegura uma espécie de “balcão” de respostas a dúvidas pontuais dos estudantes com relação aos conteúdos de uma disciplina ou a questões relativas á organização dos estudos ou ás avaliações.

Monitor: muito importante especialmente em ações de educação popular com atividades presenciais de exploração de materiais em grupos de estudo. Sua função se relaciona menos com o conhecimento dos conteúdos e mais com sua capacidade de liderança, sendo em geral uma pessoa da comunidade, formada para esta função .

Concluímos que o uso da informática na educação melhora a capacidade de conhecimento e coloca as informações extremamente próximas das pessoas.

Bibliografia: Disponível em: <http://www.edutec.net/Textos/Alia/PROINFO/edprhist.htm> Acesso em :08 de abril de 2005 BELLONI,Maria Luiza. Professor coletivo: quem ensina a distância.In:___________Educação a distância. 2 ed. Campinas, SP :Autores Associados, 2001. p.83-85.

Mensagem O futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente. (Peter Senge)