Disciplina:Informática aplicada à Educação Alunas: Gilmara & Mônica Pedagogia Gestão & Tecnologia Educacional Alunas: Gilmara & Mônica Prof : Gilca dos Santos Vilarinho Data : 13/04/2005
História da Informática Educativa no Brasil As primeiras iniciativas Os primeiros subsídios
As instituições participantes Principais projetos
Os programas criados paras o estudo
Implementação e pesquisa do tema Boa teoria nem sempre garante uma prática adequada
O paradigma pedagógico da informática educativa Algumas implicações para o trabalho docente O respeito à diversidade cultural
Os paradigmas da sociologia da educação e a informática educativa
Novas tecnologias auxiliando os projetos
Computador – Fascínio independe de idade A informática como ferramenta de aprendizagem voltada ao desenvolvimento das múltiplas inteligências Teoria Precursor- Gardner Computador – Fascínio independe de idade
Softwares educativos Jogos pedagógicos e sofwares de simulação – lógico Sofwares gráficos – pctória e espacial Sofwares que trabalham com música e som – musical
Novas tendências da informática educacional Processos de autoria Planeja Executa Depura Apresenta e expõe Avalia
Internet Um novo espaço para se comunicar Comunicando-se pela Web Uma nova forma de aprender E-mail Lista de discussão Chat
Outros mecanismos de comunicação ICQ Yahoo messenger Comvc
O interessante é fazer do computador uma área de cognição, de aprendizagem, onde as inteligências múltiplas possam estar ser estimuladas o máximo possível
Você ganha força, coragem e confiança a cada experiência em que enfrenta o medo. Você tem de fazer exatamente aquilo que acha não que não consegue!!! Autor desconhecido
CONCLUSÃO : Concluímos que a importância aplicada à educação tem sido uma ferramenta fundamental nos processos de aprendizagem, despertando o interesse e a curiosidade de forma que ele tenha uma autonomia nos trabalhos realizados.
Bibliografia : NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Novas tecnologias auxiliando os projetos. In: ____. Pedagogia dos projetos : uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento da múltiplas inteligências. São Paulo : Érica, 2001. Cap.8, p.173 – 198. Andrade, P.F & Albuquerque Lima, M.C.M. Projeto EDUCOM. Brasília: MEC/OEA, 1993