A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Formação Sala de Leitura e Filosofia
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Área do conhecimento: Biologia
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
ok&id=44551 “Ensino e aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” INTEGRAÇÃO.
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Actividade 3 Análise de uma ferramenta ou recurso.
Pederneiras- São Paulo
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Desenvolvimento Curricular
O brincar e a matemática
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
Análise de Site Sónia Pinto
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
, Chats E Videoconferência
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Zuzubalândia Análise de um Recurso Zuzubalândia TRABALHO DE GRUPO.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
Planejamento da Rotina Semanal
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Formação continuada 3º Encontro
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA E DUCAÇÃO PRÉ - ESCOLAR E NO 1 º C ICLO DO E NSINO B ÁSICO E NSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA E DUCAÇÃO PRÉ - ESCOLAR E NO 1 º C ICLO DO E NSINO B ÁSICO

D ESCREVER A EXPERIÊNCIA Consciência Fonológica – os sons do meio ambiente e os sons da fala: Exploração do DVD interactivo O Maestro Formação de grupos de 4/5 elementos Os alunos, em grupo, clicam nas imagens que vão surgindo/são apresentadas pelo maestro Posteriormente, o docente questiona os grupos, com o intuito de verificar se todos descobrem os sons do meio ambiente produzidos À medida que os grupos vão acertando nos sons, o professor regista as respostas (certas e erradas) numa grelha Após a familiarização com os sons do meio ambiente, são realizados jogos intuitivos, no computador, no âmbito dos sons da fala, de modo a que as crianças despertem para a leitura/escrita

Maior empenho e motivação por parte dos alunos Realização de aprendizagens de forma lúdica e interactiva Partilha de ideias/troca de saberes Possibilidade de trabalhar em grupo Capacidade para relacionar a imagem visualizada com o som discriminado Maior envolvimento nas actividades escolares, por parte dos discentes Promoção das capacidades individuais dos alunos Oportunidade para os alunos desenvolverem competências TIC e curriculares A NALISAR A EXPERIÊNCIA

Maior motivação dos alunos face às actividades escolares propostas; Desenvolvimento de competências atitudinais relacionadas com empenho, atenção/concentração: P OTENCIALIDADES

Fraco/diminuto apetrechamento das salas de aula, no que respeita às Tecnologias de Informação e Comunicação Estratégias para solucionar: Rentabilizar os recursos existentes na escola Colocar os alunos a trabalharem em grupo Recorrer à Biblioteca escolar/Municipal Sugerir aos encarregados de educação que se envolvam nas actividades curriculares e sistematizem as aprendizagens em casa C ONSTRANGIMENTOS E ESTRATÉGIAS

Sensibilizar as crianças para os perigos da Internet, nomeadamente: Não fornecer dados pessoais a amigos virtuais; Não facultar fotografias/não colocar fotografias nas redes sociais; Informar os pais de que conversam com amigos desconhecidos na Internet; Não facultar a password a outros, para garantir a privacidade. S EGURANÇA E É TICA EM A MBIENTES O NLINE