Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
Advertisements

Cursinho Primeiro de Maio
0. TORNE-SE ENSINÁVEL Antes
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
BÁRBARA GUIMARÃES.
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Para refletir... e mudar!!!.
Os tipos de comportamento no meio social
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
É EXATAMENTE 13:16.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
 Avance ao clicar com o mouse
EXERCÍCIOS FÍSICOS?!!!.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
... A ATITUDE É TUDO ....
Lei da Atração Tyberonn.
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Na Índia os mestres sempre dizem:
APRENDIZ DA VIDA!.
Amar ou Ser amado?.
AMIZADE OU AMOR DE VERDADE
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
AGORA SÃO 14:10 HRS/MIN.
A HISTÓRIA DO PEPE.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Talvez, Deus queira que conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Talvez o destino queira que nós conheçamos
As coisas que aprendi....
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
Violência? Diga não!.
Tá doendo ? Então, solta !.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Eu poderia simplesmente não mais aparecer, ou aparecer e dizer um punhado de mentiras, ou até mesmo nada dizer... Apenas olhar para você e tentar compreender...
Mudando um dia triste.
Cuidado com a memória de sua casa.
Grandes Sonhos Sheryl Pedersen.
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
HÁBITOS SAUDÁVEIS.
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
Aprendi Clique.
BOM DIA !!!.
algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa
By Búzios Slides ORQUIDEAS & PENSAMENTOS Automático.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
As intervenções verbais do terapeuta
Pois é isso que me acontece quando estou a teu lado,
AMAR OU SER AMADO?.
Para os Meus 3 amigos.
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
O prazer é uma sensação ou sentimento que você pode avaliar e declarar, porque é possível experimentar.
Por que nos é difícil dizer ao cônjuge o que de fato necessitamos e o que realmente sentimos? Homens e Mulheres são diferentes.
Qual a parte de “Cale a boca!” você não entendeu?
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
O que é felicidade?.
VOCÊ PODE MELHORAR O SEU RELACIONAMENTO? Capítulo 10 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos Como lidar com a Raiva Treino Cognitivo... Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos

O QUE É RAIVA? É um sentimento de intenso desconforto que resulta da percepção de alguma provocação, seja ela uma ofensa, desacordo, mau tratamento, rejeição, agressão, frustração ou desmerecimento por parte de alguém ou entidade. O desconforto experimentado é tão grande que leva a pessoa a querer revidar e a atacar quem supostamente a enraiveceu.

PERCEPÇÃO DE ALGUMA PROVOCAÇÃO O QUE É RAIVA? 1 PERCEPÇÃO DE ALGUMA PROVOCAÇÃO 2 INTENSO DESCONFORTO 3 REVIDAR ATACAR

O QUE É RAIVA? A raiva é uma sensação que pode afetar todo mundo. Quando algo acontece que aborrece muito, como uma provocação, há pessoas que sentem raiva. há pessoas que seguram a raiva, outras não conseguem. Para estas pessoas, a raiva ocorre em três partes que veremos a seguir:

3 PARTES: Surge um pensamento na cabeça da pessoa de que alguém ou alguma coisa é demais, ou muito injusto, ou muito desaforo. É a avaliação que se está fazendo da situação A seguir, ela começa a ter alguma sensação diferente no corpo, como batedeira do coração, tensão nos músculos, boca seca, etc. Ela começa a fazer algo contra a pessoa que a está aborrecendo ou contra algum objeto.

COMEÇA A SENTIR NO CORPO ALGUMA COISA DIREFENTE ALGO ACONTECE UMA PROVOCAÇÃO A PESSOA PENSA: “QUE DESAFORO” COMEÇA A SENTIR NO CORPO ALGUMA COISA DIREFENTE AÍ ELA REAGE

Exemplo: O marido deixa de fazer o que a mulher espera (a provocação); Se a mulher pensar “ele nunca faz o que quero, droga, ele não presta mesmo!”; Logo o corpo reage e mudanças físicas ocorrem, o coração bate muito rápido, os músculos ficam tensos, a respiração fica ofegante e uma sensação de sufoco ocorre; Ao notar essas relações físicas, a esposa deslancha o comportamento de raiva, que pode ser brigar, gritar, ir embora, ficar calada, etc.; Esse comportamento de raiva, por outro lado, tem o poder de aumentar mais ainda a raiva que a pessoa já sentia.

ÀS VEZES A RAIVA VAI CRESCENDO CADA VEZ MAIS DENTRO DA PESSOA, ATÉ POR HORAS... É difícil parar a raiva que já cresceu muito... Quando isso acontece, a pessoa em geral se comporta de modo a mostrar a sua raiva. Às vezes, até mais do que a situação merecia.

TENHO DIREITO DE TER RAIVA? TODO MUNDO TEM DIREITO DE SENTIR NÃO É ERRADO SENTIR RAIVA NÃO SE SINTA CULPADO POR SENTIR RAIVA SUA RAIVA ESTÁ DENTRO DO LIMITE?

VOCÊ TEM DIREITO DE SENTIR RAIVA! A raiva dá energia e vigor e, portanto, pode ser útil para nos proteger de injustiças e abusos; porém, ela deve ser mantida sob controle e usada de modo construtivo. A raiva passa a ser um problema quando é frequente demais, intensa demais, quando dura muito, quando leva à agressão e violência e quando interfere nas relações com outras pessoas.

POR QUE SE PREOCUPAR COM A RAIVA? A raiva que você sente assume o controle das suas ações? Você sente raiva com facilidade e está sempre sob o domínio desse sentimento? As consequências são graves para a sua saúde e se manifestam em termos de pressão alta, úlceras, depressão, obesidade, perda de emprego, abuso físico ou psicológico de familiares e amigos. A pessoa que tem fortes sentimentos de raiva passa a se sentir mal quanto a si mesma.

COMO LIDAR COM A RAIVA? Reconheça que está com raiva Aprenda a reconhecer o que dá raiva em você Aprenda a reconhecer as três etapas da raiva: pensar que algo é uma afronta, sentir no corpo algumas reações e agir agressivamente Entenda que algo só se torna uma provocação se você achar que é Entenda que as reações físicas da raiva têm o poder de aumentá-la

COMO LIDAR COM A RAIVA? Compreenda que reagir agressivamente vem no fim e que, portanto, dá tempo de controlar a si mesmo antes que a raiva exploda Sempre tente dominar a raiva na sua fase inicial, isto é, verifique se o seu modo de avaliar a situação que você acha uma provocação pode ser mudado. Para tal, mude a sua conversa consigo mesmo

COMO LIDAR COM A RAIVA? Quando perceber que a raiva está aparecendo no seu corpo, que seu coração já começou a bater muito rápido, que seu corpo e mente estão ficando tensos, que está desenvolvendo sua sensação de sufoco, tente relaxar para ver se elimina essas reações. Experimente dizer para si mesmo: “Cal...ma, cal...ma”, “preciso tomar cuidado para não deixar a raiva me dominar”, “há outro modo de ver as coisas”, “vou deixar para reagir amanhã, quando tiver pensado sem raiva”, “sempre posso reagir amanhã, se quiser”, “não vou correr o risco de ficar doente por causa da minha raiva”, “estou aborrecido, mas isso não é o fim do mundo”, “quem mantém a calma, mantém o controle”, “posso assumir o controle das minhas emoções”.

COMO LIDAR COM A RAIVA? (CONTINUAÇÃO) Ao mesmo tempo que vai conversando consigo mesmo, respire profundamente pelo nariz e solte o ar devagar pela boca Tente encontrar modos de pôr para fora a raiva; por exemplo, faça ginástica, caminhe, dance, cante, ria, seja positivo, converse sobre ela. Quando já estiver em controle da sua raiva, tente resolver a situação que o fez ficar tão aborrecido.

Referência LIPP, M. E. N., MALAGRIS, L. E. N. O treino cognitivo de controle da raiva: o passo a passo do tratamento. Rio de Janeiro: Cognitiva, 2010.

Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos CRP 08/17934 FONE: (45) 9838-4425