Universidade do Estado do Pará

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
Advertisements

FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Por Heleno Rocha e Denilson Carvalho
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Introdução Criatividade x Método  importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura.  considerações com base teórica e empírica:  1)  Ensino.
A Profissão de Engenheiro Civil
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
Pesquisa Estatística. Nível de Satisfação dos Alunos de ADM-
“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”
Professor : Fábio Pizzato
Aprender ao Longo da Vida
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Faculdade de Ciências Contábeis
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
Psicologia: Formação e Prática orientações 1ª NI
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
I Congresso Brasileiro de Empreendedorismo na Biologia (COBEBio)
Medicina.
Jornada de Trabalho do Engenheiro Eletricista
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Engenharia Civil.
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Trabalho de Usuários da Informação
Empresa Junior.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Arquitetura ou Engenharia civil ?
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Introdução ao Serviço Social
Mercado de Trabalho.
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA E A SOCIEDADE
Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH Adalton Syllas Douglas Augusto Jefferson Freitas Leandro Santos Rafael Moura Infraestrutura de Redes.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Levantamento Socioeconômico, Cultural e Étnico Racial dos Acadêmicos.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Levantamento do Perfil Profissional do Egresso do Curso de Direito da Unisul, Campus Tubarão, no Período de 1990 a Área de conhecimento: Ciências.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE ERMO, JACINTO.
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS RELEVANTES PARA.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Naturais e Tecnologia Curso de Engenharia Ambiental PERSPECTIVA PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA ENGENHARIA AMBIENTAL Deyvisson Lira Santana Gleice da Rocha Batista Contente Ingryd Danielly Pinho da Conceição Larissa Bentes de Sousa Ronald Mikhail Raiol Leão

Introdução A Engenharia Ambiental surgiu com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas do desenvolvimento das atividades humanas, cujos processos causam impacto no meio ambiente É considerada uma carreira promissora e constantemente aparece em pesquisas e matérias jornalísticas como uma das profissões do futuro Difere das demais engenharias no sentido da interdisciplinaridade

Introdução A carreira foi criada oficialmente no Brasil em 1994 através da portaria nº 1.693 do MEC, e somente regulamentada pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), no ano de 2000. Falta consolidação da profissão. Não existe representatividade nos CREA’s estaduais. Falta unidade dos profissionais nas diferentes regiões do país. Porém, já existem iniciativas como a ANEAM (Associação Nacional dos Engenheiros Ambiental), que tentam dar mais unidade aos profissionais da área.

Introdução O Engenheiro Ambiental criar soluções que minimizaram os impactos da atividade humana a qual ele está relacionado. Pode atuar em diversas áreas, como consultoria, marketing ambiental, monitoramento de alterações na água, ar e solo, e etc. No país, o setor industrial e de consultoria são os que mais absorvem essa mão de obra, podendo-se destacar também o setor publico, que abre cada vez mais vagas para o setor.

Introdução A partir dessa ótica generalista sobre a área e tomando como base o cenário nacional e local, o estudo realizado propõe mostrar : Quais as áreas de atuação no mercado de trabalho regional; Quanto ganha hoje um profissional da área; A visão que o profissional, depois de formado, tem sobre a proximidade entre o que é ensinado na graduação e o que o mercado exige dele.

Referencial Teórico A formação universitária Brasileira possui uma grande distância entre o que é ensinado na universidade e o que o mercado necessita (Gondim, 2002). Um estudo feito pela professora Sonia Gondim, caracterizou a opinião geral dos universitários, de forma que os mesmos não acreditam que a formação universitária seja suficiente para atender o mercado de trabalho nas suas diferentes áreas.

Referencial Teórico Muitos dos problemas devem-se a distância entre as universidades e as empresas. Mesmo existindo em alguns casos empresas juniores nas universidades, parece não existir um diálogo entre o setor que irá absorver a mão de obra produzida na academia com a própria universidade. A formação profissional, no sentido literal do termo, só será firmemente aprendida quando o profissional já estiver inserido no mercado, porém isso não deve eximir as universidades da responsabilidade em adequar seus métodos de ensino com a realidade, em constante mutabilidade do mercado.

Metodologia Foram aplicados questionários a Engenheiros Ambientais formados e inseridos no mercado de trabalho. Foram realizados dois questionários presencialmente e encaminhados dez questionários via correio eletrônico, os quais somente 06 foram respondidos. Os questionários são compostos por duas partes: Perfil socioeconômico dos entrevistados: Sexo, idade, estado civil, situação profissional (Empregado/Desempregado). Perguntas relacionadas ao mercado de trabalho e formação acadêmica: quatro perguntas, que investigam a situação em que se encontram os profissionais de engenharia ambiental, bem como as perspectivas que eles possuem para o mercado de trabalho.

Resultados Questionário socioeconômico: Os entrevistados estavam na faixa etária de 28 a 33 anos; Cinco entrevistados do sexo feminino e três masculinos; Somente um entrevistado é casado; Todos encontram-se empregados. Cinco trabalham na iniciativa privada, prestando consultorias e administrando suas próprias empresas no ramo sanitário-ambiental. Os outros 03 (três) são funcionários públicos, e atuam em instituições de pesquisa.

1ª Sua formação acadêmica lhe foi suficientemente adequada para sua introdução no mercado de trabalho?

2ª Você considera “justa” sua remuneração, doravante seu esforço na academia?

3ª Você necessitou, ou acha necessário uma complementação de conhecimento (Especialização e/ou pós graduação), para uma melhor inserção no mercado de trabalho?

4ª Você considera o mercado de trabalho hoje atraente ao profissional de engenharia ambiental?

Considerações Finais Aproximadamente 90% dos entrevistados considera insuficiente o conhecimento adquirido na academia para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Todos eles já possuem pós-graduações ou estão cursando-as. Somente um entrevistado disse estar satisfeito e achar “justo” seu salário doravante o esforço feito na academia. Este é empresário atuante na área de limpeza de fossas e manutenção de esgotamento sanitário, o que lhe compete somente à administração de tal empresa. Todos os outros entrevistados demonstram insatisfação para com a remuneração que recebem.

Considerações Finais A média salarial dos entrevistados foi R$ 3000,00, abaixo do que é estabelecido pela Lei 4.950-A/66. O piso salarial de um engenheiro deve ser de seis salários mínimos, hoje, aproximadamente R$ 3726,00. Somente dois entrevistados não consideram necessária uma complementação nos estudos. Ambos se encontrarem na iniciativa privada (empresário e consultor em empresas na região salgado do Pará) Três entrevistados atuantes no setor publico consideram indispensável possuir uma complementação nos estudos caso almeje receber uma melhor gratificação. Ambos não estão satisfeitos com a remuneração que recebem.

Considerações Finais Todos os entrevistados consideram o mercado de trabalho atraente ao profissional de engenharia ambiental, com espaço para todos. Os entrevistados que trabalham na iniciativa privada ressaltaram fatores como a pró-atividade, entusiasmo e dedicação aos estudos para um maior destaque no mercado. Os três entrevistados que fazem parte do setor publico consideram como fator importante a dedicação aos estudos, bem como o interesse pela área de pesquisa, que segundo os mesmo é a área que mais emprega no setor público

Referências Benedito Braga & Ivanildo Hespanho & João G. Lotufo (2002). Introdução à Engenharia Ambiental  Gondim, S (2002). Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998. Guia de Carreiras: Engenharia Ambiental. http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/05/guia-de-carreiras-engenharia-ambiental.html