Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Introdução à Engenharia Professor: Dr. Marcelo A. S. Torres Nestor Hidetomi Soken 101201 Pedro Almada Santos 102071 Rodrigo Luís Pires Silva 101381 Yvens dos Santos Sebastiany 102581 Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Introdução Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Processo de invenção Funcionamento Eficiência Aplicações O futuro dos motores a combustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Definição Máquina capaz de transformar a energia térmica em energia mecânica Fonte Quente Máquina Térmica Fonte fria Calor Calor Energia Mecânica Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Invenção Gottlieb Daimler adaptações que possibilitaram a invenção de carros Etienne Lenoir Primeiro motor funcional Huygens motor a pólvora 1680 1767 1859 1885 1866 James Watts motor a vapor Otto e Langen motor a gás de quatro tempos Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Invenção Motor a vapor de James Watt (1767) Motor de Lenoir (1860) eficiência máxima: 5% Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Invenção Motor de Nikolaus Otto a gás de quatro tempos Eficiência máxima: 11% Primeiro veículo movido por um motor a gasolina Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Evolução Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Eficiência energética Eficiência energética máxima alcançada por motores atuais Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Combustíveis Líquidos Gasolina Álcool Diesel Óleos pesados Querosene Benzol Gasosos Butano Propano Metano Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Configurações dos motores Dois tempos Quatro tempos Diesel Wankel Turbina a gás Qasiturbine Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Configurações e funcionamentos Motor dois tempos tamanho x potência 1º Compressão e admissão 2º Admissão e exaustão Aplicações: Motosserras, aeromodelos, pequenos geradores elétricos. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Configurações e funcionamentos Motor de quatro tempos Ciclo Otto 1º Admissão (ar e combustível) 2º Compressão 3º Explosão (centelha) 4º Exaustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Configurações e funcionamentos Motor Diesel 1º Admissão de ar 2º Compressão (injeção de combustível) 3º Explosão (auto-ignição) 4º Exaustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Configurações e funcionamentos Motor Wankel 1º Admissão (ar e combustível) 2º Compressão 3º Explosão (centelha) 4º Exaustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Configurações e funcionamentos Turbina a gás 1º Compressão do ar 2º Combustão e produção de gases a alta pressão e velocidade 3º Energia dos gases gira a turbina Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Aplicações Veículos automotores Aviões Helicópteros Tanques de guerra Navios Submarinos Indústria Usinas termoelétricas Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Perspectivas Futuras Os motores a combustão ainda possuem uma vida longa... Os custos de fabricação e manutenção são os mais competitivos do mercado. A autonomia e o desempenho são superiores aos motores elétricos. Os motores a combustão podem evoluir ainda mais. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Conclusão O mundo moderno está intimamente ligado a esta máquina revolucionária. Nas últimas décadas, o aumento da preocupação ambiental motiva o uso de motores mais eficientes e menos poluentes, como os elétricos. No entanto, os números são favoráveis aos motores a combustão, principalmente em relação ao custo e à autonomia. Logo, é inviável a substituição destes motores . Assim, diversas pesquisas para o aumento da eficiência têm sido realizadas principalmente com o intuito de minimizar os impactos ambientais. Os motores a combustao estão intimamente ligados ao mundo moderno. No entanto, as concepções referentes as questões ambientais no mundo moderno tomaram grande importancia e transformaram estas maquinas nos principais alvos de critica, sendo que utilizam combustíveis fosseis e são grandes emissores de gases de efeito estufa. Apesar de existirem Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010 Bibliografia http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/varella/Downloads/IT154_motores_e_tratores/motores/Aulas/historico_e_desenvolvimento_dos_motores.pdf http://146.164.33.61/termo/Motores/curso%2008/0412756_07_cap_04%282%29.pdf www2.dbd.pucrio.br/pergamum/tesesabertas/0621507_09_cap_02.pdf http://inventors.about.com/library/weekly/aacarsgasa.htm http://ecen.com/content/eee7/proenes.htm http://146.164.33.61/termo/Motores/Aula_01%20Motores%20Conc%20Iniciais%20mgpuc%2007.pdf http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Tecnologia_Conteudo.vxlpub?hnid=43591 http://carros.hsw.uol.com.br/motores-de-carros.htm Caderno Jheniffer Palmeira Aprendizagem Industrial com Enfase em Produção Veicular(SENAI) Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010