Os críticos da teoria da deriva dos continentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

Estrutura Interna da Terra
Modelos de convecção mantélica
IV Tectónica de Placas.
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
DERIVA DOS CONTINENTES
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
A Dinâmica da Litosfera
Recuperação Trimestral de Geografia
Recuperação Anual Geografia
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA.
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA
Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;
Teoria da Tectónica de Placas
Teoria da Tectónica de Placas
A Terra como um planeta dinâmico
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Crítica á Teoria da Deriva Continental
A Teoria da Deriva dos Continentes
GEOGRAFIA “ Uma escolha para o entendimento do mundo”
Teoria da Tectónica de Placas
Teoria da deriva dos continentes
Tectônica de Placas.
Continentes em movimento
Movimentos da Terra – pág. 157
Glaciares.
Estruturas continentais de Compressão
Teoria da Deriva dos Continentes
A dança dos continentes
A Terra – Um planeta em mudança
Transformação da superfície terrestre
Aventuras no Baú Mágico Geografia Continentes e Oceanos.
Capítulo 7 – Estrutura geológica
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
continentes - argumentos
CADEIAS DE SUBDUCÇÃO.
continentes - argumentos
Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia
Ciências Naturais – 7.º ano
Dinâmica Interna da Terra.
Distância (Km) Estrutura Interna da Terra Núcleo Interior Núcleo Exterior Manto Astenosfera Crusta.
PLACAS TECTÔNICAS Prof. Mateus.
- Compreender a estrutura e a dinâmica terrestre.
Teoria da Deriva dos Continentes
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
AS TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E DA TECTÔNICA DE PLACAS
Ciências Naturais – 7.º ano
Dinâmica interna VideoVersion=290
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
continentes - argumentos
DINÂMICA INTERNA DA TERRADINÂMICA INTERNA DA TERRA Teoria da Deriva Continental | Morfologia dos Fundos Oceânicos | Teoria da Tectónica de PlacasTeoria.
Os continentes movem-se ?. Em 1911 – um meteorologista alemão, Alfred Wegener – descobriu um artigo científico que mostrava que existiam fósseis iguais,
Compreender a Terra 7. A constatação de que os continentes se ajustam como peças de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener,
Teoria da deriva dos continentes → segundo Wegner há cerca de 250 M.A, os continentes estavam unidos num supercontinente → Pangeia rodeado por um único.
DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia
DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS.
1. A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos.
Teoria da Deriva dos Continentes
A TECTÓNICA DE PLACAS Vítor Maia. A TECTÓNICA DE PLACAS A Tectónica de placas é a teoria actualmente aceite para explicar todos os fenómenos da dinâmica.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Um planeta em mudança. 2  CATASTROFISMO – muitos dos aspectos da crosta terrestre hoje observados, como as suas deformações ou o registo fóssil, são.
DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA A dinâmica terrestre explicada por contraccionistas e imobilistas.
Transcrição da apresentação:

Os críticos da teoria da deriva dos continentes Geologia 12º ANO Liliana Santos nº16

Alfred Wegener 1880 -1930 Geodésicos Geofísicos Geológicos Geógrafo e meteorologista alemão impulsionador da teoria da deriva continental. ● Para apoiar a teoria usou 4 tipo de argumentos: Geofísicos Geológicos Paleontológicos Geodésicos

Apesar de Wegener ter apresentado vários argumentos que apoiavam a sua teoria, este não conseguiu explicar o principal: Qual o mecanismo, “motor” responsável pela deriva, ou seja, pelo movimento dos continentes?

Força Centrípeta Força Gravítica Força Polflucht O modelo de Wegener, verificou que ao longo do tempo a nível de mobilidade dos continentes, a crosta se deslocava em direcção a oeste, rumo ao Equador. Ele propôs três tipos de forças: Força Centrípeta (originária do movimento de rotação da Terra) Força Gravítica Força Polflucht (responsável pela deslocação dos continentes na direcção do Equador)

G – Força de atracção gravítica; C – Força centrípeta; P - Polflucht ● O conjunto destas forças, explicava então a deslocação dos continentes em direcção ao Equador. ● A deslocação em direcção a oeste, foi explicada através da força de atracção, exercida pelo Sol e pela Lua.

No seu modelo Wegener… Substrato de sima – Material rochoso fundido, descrito como um líquido muito viscoso, que permitia a deriva dos continentes por acção das forças: centrípeta, gravítica e polflucht.

Dizia então que o substrato de sima, sustentava os continentes, que sendo menos densos do que os oceanos, era assim permitida a sua deslocação sobre o fundo oceânico. Exemplo Movimento dos Continentes em direcção ao Equador.

MAS… Harold Jeffreys demonstrou com base em cálculos matemáticos que as forças propostas por Wegener só eram concebíveis se multiplicadas por 10^6. (1880-1930) Geofísico, astrónomo e matemático inglês, contemporâneo de Wegener. Principal crítico da teoria da deriva continental

Críticas aos argumentos Paleontológicos Perderam muita credibilidade, devido à descoberta de fósseis Glossopteris, na Sibéria, contrariando Wegener, que relacionava estes fósseis apenas com o Hemisfério Sul.

Geológicos Como explicava Wegener que só após 100 M.a a Pangea se começasse a desagregar? Sem resposta para esta pergunta e sem estudos comparativos o cientista alemão foi fortemente criticado.

Geofísicos Teoria da isostasia (equilíbrio gravitacional e as suas alterações, entre a litosfera e a astenosfera da Terra) apenas justificava os movimentos verticais. Sendo que a explicação para os movimentos horizontais não era suportada por dados convicentes.

Geodésicos O ritmo de separação entre a Europa e a Gronelândia, apresentava erros de cálculo, sendo alvo de sérias críticas as técnicas geodésicas utilizadas.

O falhanço da teoria de Wegener também se deveu … Algumas condições sociais da época que dificultaram a aceitação da teoria: • Alfred Wegener ser alemão, dificultando na época a comunicação e divulgação das suas ideias. • A falta de acessibilidade eficiência nos meios de informação. • Pouca frequência de reuniões da comunidade científica.

Bibliografia • http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/tect%C3%B3nica-de-placas • http://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental • FÉLIX, J., SENGO, I., CHAVES, R. (2010). Geologia 12 - 12ºano. 1º.ed. Porto: Porto editora. • DIAS, A,. GUIMARÃES, P,. ROCHA, P,. RAMOS, A,. CAVADAS, B,. (2006). Geologia 12 - 12.º Ano. 1ºed. Lisboa: Areal Editores.

FIM