Encontro com Orientadores Pedagógicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES
Advertisements

Nilo Menezes – Lógica de Programação –
1º encontro de formação – 23/03/2010
Divida a figura a seguir em 5 partes de mesma forma e tamanho
I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Nome Data Matemática 1 Observa alguns frutos do Outono. Efectua as operações. 2 Observa Quantas patas temos nós ? R : _________________________. 3 Observa.
Vetores Representação e características Operações I Decomposição
Composta de funções.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Divida a figura a seguir em 5 partes de mesma forma e tamanho
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
Recuperação Intensiva
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
Monitor de Vídeo.
É FÁCIL APRENDER FRAÇÕES
Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Exercício de Matemática
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
?;!: $X+= Atividade CANETA USE O LÁPIS PARA COLORIR DE:
EQUILÍBRIOS QUÍMICOS Colégio IDEAL/Aracaju-SE Por Chico Andrade
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO – ESE DE CASTELO BRANCO PARA PROFESSORES.
Endereços Úteis
Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 BRILHANTES (Mesas 1 e 2)
Campus de Mal. Cdo. Rondon - PR. SISTEMAS ESCALONADOS – FORMA ESCADA.
Professor: Diones Charles
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
Parte ou pedaço de um inteiro.
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Eu aprendo as cores….
Divisão (semana 6).
Introdução ao conceito de Multiplicação
Revisão.
Teste Interativo - 1 [Probabilidades]
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
REVISÃO OPERAÇÕES COM MONÔMIOS , POLINÔMIOS E PRODUTOS NOTÁVEIS
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
Jogo da Multiplicação.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
Profª Daiane Elise Wolfart
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Frações e porcentagens
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
FRAÇÕES IMPRÓPRIAS Representação Gráfica Autor: Carlos Magalhães Costa.
Prof. Ilydio Pereira de Sá
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Prática de Ensino em Matemática II Aula 2
Conceitos e Procedimentos
Frações e porcentagens
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
V Encontro do Hotel de Hilbert Florianópolis/SC
Multiplicação de frações
Cálculo Apresentação de Limite Elano Diniz.
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
Matemática Renato Tognere Ferron.
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
Rodeia as duas frações equivalentes.
Aulão de Matemática Análise Combinatória Professor: Mundico
Cores.
Transcrição da apresentação:

Encontro com Orientadores Pedagógicos Iedângela Bonaldi de Souza

O que é o material CUISENAIRE? Tem mais de 50 anos de uso; Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet;

Feito de madeira é constituído por 10 prismas quadrangulares em 10 cores diferentes e em 10 alturas proporcionais

Medidas das peças: 10 barras laranjas com 10cm de comprimento; 11 barras azuis com 9cm de comprimento; 12 barras marrons com 8cm de comprimento; 14 barras pretas com 7cm de comprimento; 16 barras verdes limão com 6cm de comprimento; 20 barras amarelas com 5cm de comprimento; 25 barras roxas com 4cm de comprimento; 33 barras verdes piscina com 3cm de comprimento; 50 barras vermelhas com 2cm de comprimento; 50 barras brancas com 1cm de comprimento.

O material Cuisenaire é um recurso que pode contribuir em conhecimentos matemáticos desde a educação infantil até os anos finais do primeiro ciclo (5º ano). Pode ser um ponto de partida para aprender o conceito de número sobre: conhecer relações de classificação, seriação, comparação, ordenação, transitividade e conservação.

As barras Cuisenaire auxiliam nesses conhecimentos, permitindo outras apropriações, como: cobrir superfícies desenhadas (em papel sem pauta ou quadriculado) resolver problemas, medir áreas e volumes, construir gráficos de colunas, estudar frações e as propriedades das operações, efetuar a decomposição de números.

Comparação de cor e tamanho: O professor poderá pedir ao aluno para escolher, por exemplo: uma barra mais comprida que a barra azul; uma barra mais comprida que a barra verde claro;

maior que > menor que < Igual = diferente ≠ maior ou igual a ≥ Outra possibilidade é trabalhar com a ordenação, introduzindo-se a linguagem matemática de: maior que > menor que < Igual = diferente ≠ maior ou igual a ≥ menor ou igual a ≤

Exemplos: Formar sequência de 6 barras diferentes, sucessivas, começando do 4.

ATIVIDADES 1) Classifique as cores das barras de acordo com a numeração decimal. Atente para o seguinte: a barra maior é um inteiro. Escreva o valor de cada barra observando-as de acordo com as cores citadas abaixo. Azul f) Preta Amarela g) Laranja Madeira h) Verde escuro Vermelha i ) Lilás. Verde claro j) Marrom

2) Transforme os números decimais da atividade acima em números fracionários. b) c) d) e) f) g) h) i) j)

3)Usando o material CUISINAIRE efetue as operações 3)Usando o material CUISINAIRE efetue as operações. Use a peca cor de madeira a) madeira + vermelha= c) verde clara + amarela= e) preta + amarela= b) verde clara + lilás= d) preta + vermelha= f) azul + madeira=

4) Escreva os números da atividade anterior em ordem crescente. 5) Da atividade 3 separe os números que forem iguais ou maiores que um inteiro. Dentre os números quais são mistos? Explique por quê?  

6) Resolva as subtrações: A) azul – verde escura= B) verde escura – vermelha= C) preta – amarela= D) amarela + preta – azul= 7) Resolva as multiplicações: A) 3 X verde escura= B) 2 X amarela= C) 4 X azul=

8) Resolva os problemas usando o material CUISINAIRE: Mamãe usou ¼ de um pacote de farinha para fazer bolo e ½ do pacote para fazer um pão. Com o que sobrou de farinha, ela poderá fazer mais um bolo? b) Três grandes empreiteiras devem asfaltar uma estrada. A maior delas vai asfaltar ½ da estrada, e a menor das três empresas vai se responsabilizar por 1/5 da estrada. Que parte da estrada deve ser asfaltada pela terceira empreiteira?

9) Socializando: O senhor José pintou 1/3 de uma parede em um dia de trabalho. No dia seguinte, ele conseguiu pintar mais 2/5 da parede. Quanta falta para terminar a pintura dessa parede?