Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

6a. Série – UT 04.
Guia do Homem das Cavernas para o Sistema Decimal de Dewey
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
Sistemas de Informação
Como se organiza e o que podes encontrar
DIRETRIZES CURRICULARES
SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA BIBLIOTECAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Cristiane jonas Francisconi
Conceitos Básicos.
Áreas científicas relevantes para cada grupo de docência
Como se organiza e o que podes encontrar
COMO PESQUISAR NA BIBLIOTECA
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
VESTIBULAR. Ter foco. Qual universidade
ESRT biblioteca Clubes Internet Colaboração Empreendedorismo
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
CREM Centro de Recursos Educativos e Multimédia
1 Fundamentos de SIG. - Sistemas de Informação
BE da Escola Secundária de Nelas
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Cdu – Classificação Decimal Universal
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
… um caminho para o sucesso! BIBLIOTECA ESCOLAR Águeda, setembro de 2012.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Vocabulários Controlados
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Análise de Sistemas de Informação
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Antropologia Conceitos básicos
ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ENCONTRAR DOCUMENTOS NA BIBLIOTECA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Arte e Ciência Arte e Ciência “Passivo” histórico: das técnicas das tecnologias relação com a Arte “Activo” histórico: ajudam transformam o.
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
Classificação Decimal Universal
Como funciona uma biblioteca?
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Biblioteca Escolar Carvalho rodrigues
Regras de Funcionamento
ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação.
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA BÁSICA 2,3 DE MAXIAL
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Como localizar um livro na estante
CULTURA.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PORTUGUÊS ASSUNTOS 1º/2º APLICAÇÕES DE 2009 A 2013 % Leitura e interpretação de textos10626% Estrutura textual.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
Projecto de Lista de Encabeçamento de Matérias Culinária Unidade Curricular: Análise da Informação II Docente: Doutora Ana Terra Diana Oliveira ( )
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
O que é uma BIBLIOTECA?. Como descobrir um livro na Biblioteca Escolar?
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Elaine Svenonius (2001).
Transcrição da apresentação:

Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo Jogos de Ciência da Informação Produção e Difusão de Conteúdos Digitais Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo

NÍVEL 1

Questão 1 A que corresponde a sigla CDU? a) Conteúdos Digitais Universais b) Classificação Decimal Universal c) Classificação Dogmática Única Questão 1

Questão 2 O que é a CDU? a) É um esquema internacional de classificação de documentos b) É um manual de regras de catalogação c) É apenas uma lista de conteúdos

Questão 3 As classes da CDU vão desde… ? a) 0-9 b) 0-10 c) 0-12

Questão 4 Uma das classes está vazia. Qual delas? a) Classe 9 b) Classe 0 c) Classe 4

Questão 5 As tabelas auxiliares dividem-se em duas secções. Quais? a) Auxiliares de forma e auxiliares de conteúdo b) Auxiliares simples e auxiliares compostos c) Auxiliares comuns gerais e auxiliares especiais

Nível 2

Questão 1 A que classe corresponde o conceito “Religião”? a) Classe 2 b) Classe 7 c) Classe 8

Questão 2 Quais os conceitos que correspondem à classe 9? a) Arte. Recreação. Entretenimento. Desporto b) Geografia. Biografia. História c) Filosofia. Psicologia

Questão 3 Qual a classe que contém o conceito “Matemática”? b) Classe 3 c) Classe 1

Questão 4 624.012.45 A que classe geral pertence esta notação? a) Classe 0 – Generalidades. Informação. Organização b) Classe 6 – Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. Agricultura. Transporte. Gestão de Empresas. Indústria c) Classe 2 – Religião. Teologia

Questão 5 A que conceito corresponde a notação 913? a) Linguística b) Política c) Geografia

Nível 3

Questão 1 Qual a notação do seguinte assunto: Matemática e Ciências da Terra? a) 51+55 b) 51::55 c) 51(=55)

Questão 2 Qual o auxiliar utilizado na notação 173(=411.16) – Ética familiar dos judeus? a) Auxiliar Comum de Forma b) Auxiliar Comum de Lugar c) Auxiliar Comum de Raça, Grupo Étnico e Nacionalidade

Questão 3 Como é representado numa notação o século XIII? a) “13” b) “12” c) =13

Questão 4 Qual a notação que corresponde ao seguinte assunto: Obra de Amadeu Sousa Cardoso (escultor)? a) Amadeu Sousa Cardoso 75 b) 75 Cardoso, Amadeu Sousa c) 75 Amadeu Sousa Cardoso

Questão 5 Qual o conceito que corresponde à notação 725.82(469.411)(084.12)? a) Teatros de Lisboa, fotografia b) Teatros de Coimbra, vídeo c) Teatros de Portugal, fotografia

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

Vais no bom caminho! Continua a jogar…

Vais no bom caminho! A CDU é uma linguagem documental que se integra nas linguagens de tipo categorial, pelo facto de o conhecimento se encontrar dividido em grandes categorias epistemológicas. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! Continua a jogar… Tabelas principais: são constituídas por 9 classes: Classe 0 – Generalidades. Ciência e conhecimento. Organização. Informação. Documentação. Biblioteconomia. Instituições. Publicações. Classe 1 – Filosofia. Psicologia. Classe 2 – Religião. Teologia. Classe 3 – Ciências sociais. Estatística. Política. Economia. Comércio. Direito. Administração pública. Forças armadas. Assistência social. Seguros. Educação. Etnologia. Classe 4 – Está vazia Classe 5 – Matemática e Ciências naturais. Meio ambiente. Matemática. Astronomia. Astrofísica. Investigação espacial. Classe 6 – Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia. Agricultura. Transporte. Gestão de empresas. Indústria. Classe 7 – Arte. Recreação. Entretenimento. Desporto. Classe 8 – Língua. Linguística. Literatura. Classe 9 – Geografia. Biografia. História. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! Uma das alterações mais relevantes da edição de 1962 prende-se com a classe 4. Esta ficou vazia, passando o seu conteúdo (Linguística) para o início da classe 8 Literatura. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! Designam-se auxiliares comuns gerais as notações que constituem as tabelas auxiliares da CDU e que têm como característica o facto de poderem ser aplicados a todas as classes principais. Ao contrário destes, os auxiliares especiais não se aplicam a todas as classes ou subclasses. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! A classe 7 e a classe 8 não podiam ser porque a classe 7 trata “Arte . Recreação. Entretenimento. Desporto” e a classe 8 trata “Língua. Linguística. Literatura”. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! A classe 9, ao contrário de outras classes, caracteriza-se por compreender assuntos que se encontram semanticamente muito próximos, sendo que algumas áreas se complementam, apresentando- se por vezes indissociáveis, como é o caso da Geografia-História, e História-Arqueologia. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! A classe 3 não podia ser porque trata “Ciências sociais. Estatística. Política. Economia. Comércio. Direito. Administração pública. Forças armadas. Assistência social. Seguros. Educação. Etnologia”; e a classe 1 também não por tratar “Filosofia. Psicologia”. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! A notação 624.012.45 corresponde ao assunto “Estruturas de betão”. O 624 corresponde a engenharia civil e estrutural em geral; construção de pontes. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! Sob o índice 913 Geografia Regional, classificam-se os documentos que apresentam as descrições geográficas das diversas regiões do mundo, independentemente da sua escala de grandeza, países ou outro tipo de região. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! O signo + adição, extraído da linguagem matemática, tem o mesmo significado que lhe é atribuído na aritmética. Permite representar os assuntos de um documento, que poderão estar associados semanticamente ou não entre si. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! Este auxiliar tem como função indicar a nacionalidade ou os aspectos étnicos estudados num determinado documento. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! O auxiliar comum de tempo aplica-se quando se pretende localizar ou limitar cronologicamente o tema de um documento. O uso prende-se com o conteúdo e não coma data de publicação do documento classificado. Representa-se sempre através de números árabes e, na maioria dos casos, quando associado a outros auxiliares na construção de uma notação, aplica-se no final. Continua a jogar…

Vais no bom caminho! O auxiliar A/Z – recurso ao alfabeto tem o objectivo de especificar os assuntos recorrendo, para tal, ao alfabeto. Continua a jogar…

Venceste!!!! A notação 725.82(469.411)(084.12) corresponde a Teatros de Lisboa, fotografia. o 725.82 corresponde a Teatro; o (469.411) é o auxiliar comum de lugar; e o (084.12) é o auxiliar comum de forma.