Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÇÃO OLFATO PALADAR.
Advertisements

Efeitos à saúde causados pelo ruído
Uma viagem rumo ao conhecimento.
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
A Audição Nome do Grupo: Jessica Alvim Louise De Andrade
Detecção do som pelo ouvido humano
SEMINÁRIO AVANÇADO: FISIOLOGIA DE VÔO
Existem coisas que você não precisa perder.
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8ºANO
Mini-curso: OUVIDO E AUDIÇÃO
7.1 Funções da Orelha Audição Equilíbrio
AUDIÇÃO.
ACÚSTICA Prof. Renato Nunes.
Visão.
OS SENTIDOS.
SOM.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Acústica.
Agrupamento de escolas Serra da Gardunha
Som Matéria do 8ºano.
ACÚSTICA.
SISTEMA SENSORIAL.
Acústica: Sistema Auditivo
ACÚSTICA.
Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos
DEFICIÊNCIA AUDITIVA Glêicy Leny B. dos Santos.
Acústica Professor André.
Prof. Diones Charles Física 2
Psicoacústica Conceitos básicos
O que é preciso para cantar bem?
ACÚSTICA.
1 – Produção e transmissão do som
Guilherme Rieger Junqueira –
AUDIÇÃO Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Didática
Trabalho Realizado: Paulo Cruz 11ºD Nº2 Ricardo Moreira 11ºD Nº5
Sentidos somáticos Soma = corpo; somático = relativo ao corpo
AUDIÇÃO E VESTIBULAR Lent – caps 6 e 8
Sistema Sensorial.
Órgãos dos sentidos Prof. Marcos Areal.
ACÚSTICA Ondas sonoras (Capítulo 19)
Bases físicas da audição
ACÚSTICA.
Apostila 3 – MóduloXI – Página 40
SOM PARÂMETROS.
Audição de Sons.
Recepção de estímulo auditivo Órgão de equilíbrio – região vestibular
Sistema Sensorial Caderno 3 (grupo 08) Teoria: páginas 127 – 134
SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
OS SENTIDOS.
MEIO MATERIAL – Sólido, Líquido e Gasoso
Segurança e Higiene no Trabalho
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
Recepção de estímulo auditivo Órgão de equilíbrio – região vestibular
CARACTERÍSTICAS DO SOM
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
AUDIÇÃO.
Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA.
Os sentidos.
Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído
ONDAS.
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Ondas sonoras.
Ondulatória.
Nossa relação com o mundo: os órgãos sensoriais.
Processamento da informação visual
Patrícia de Lima Martins
Todas as religiões da terra falam do “som” como um princípio divino.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
Ondas sonoras Obs.: Ondas sonoras se propagam mais rapidamente em meios mais densos devido aos choques com as partículas.
Transcrição da apresentação:

Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2 Audição e Fonação

Cuidados com o som alto demais: Problemas apareceram na terceira idade; Como: dor de cabeça, insônia, irritabilidade, alterações no sistema circulatório e digestório; Jovens tem costume de ouvir som muito alto, e o silêncio nesta fase, os incomodam;

A. Orelha ou ouvido (dividida em três) Orelha externa: capta os sons e conduzem para a orelha média; Orelha média: Transmite as vibrações sonoras para a orelha interna; Orelha interna: transmitem as vibrações sonoras para o nervo ótico, através dos impulsos nervosos, atingem o cérebro, nos dando a sensação de ouvir e, através dos canais semicirculares, nos dão a sensação de equilíbrio e posição no espaço auditivo.

Orelha externa: A orelha é formada pelo pavilhão auditivo – no final há uma membrana, o tímpano. Converter as vibrações das ondas sonoras em impulsos que passam para o resto do sistema auditivo com o objetivo de reproduzir o som como ele é. Existem ossos: martelo, bigorna e estribo.

Ela que permite a entrada do ar na orelha média Existe um canal que liga esta orelha à faringe – antes era chamada de trompa de Eustáquio, e hoje chamada de tuba auditiva. Ela que permite a entrada do ar na orelha média Existe duas aberturas separando a orelha média

Quando alguém grita nosso nome, a vibração do ar, a partir da boca desse alguém, se propaga como ondas sonoras que lembram a propagação das ondas em um lago.

Como é a transmissão do som As ondas sonora, alcançando a orelha externa, fazem vibrar o ar do canal auditivo, que faz vibrar a membrana do tímpano que, por sua vez, faz vibrar o ar da orelha média e os três ossículos. Estes transmitem as ondas sonoras e são estimulados por essas ondas sonoras que chegam a orelha interna enviando impulsos nervosos ao cérebro, através nervo auditivo, escutando por exemplo alguém chamar nosso nome.

Orelha interna: duas funções Capacidade de ouvir o som; Posicionar o corpo no espaço. Esta possui a cóclea e os canais semicirculares – relacionados com audição e equilíbrio. Cóclea: em forma de caracol No córtex do cérebro – os sons são identificados, relacionados e associados com outras informações, já armazenadas na mémoria.

Controlando os decibéis Sons se caracteriza pela: Intensidade forte ou fraca medida em decibéis (dB) Frequência grave ou aguda medida em hertz (Hz) Exemplos: Uma conversa – 60dB Um avião a jato 120dB Perda de 25dB, problemas de audição Perda de 95dB surdez total

B. Fonação – como você se comunica Orelha humana – 20hz até 20.000 Hz. Órgãos são muito sensíveis. Criador promoveu para nós uma proteção especial – dois músculos dentro da orelha média, que suaviza as vibrações fortes produzidas por sons intensos. B. Fonação – como você se comunica Pessoas comunicam para expressar suas ideias; Maneira como elas falam, definem seu estado de espírito, cultura, educação, enfim, tudo o que pensa e sente.

Cada pessoa tem a voz diferente; A voz caracteriza um indivíduo; Ela é individual, como a impressão digital; Para produzir o som precisa de: ENERGIA – esta faz com que o ar vindo dos pulmões, vibre as cordas vocais (pregas vocais).

Cada palavra pronunciada, há uma combinação de diferentes músculos. Muitos músculos usados para produzir a fala Quando falamos, o osso do maxilar inferior, ajuda abrir e fechar a boca e pronunciar as palavras claramente Vários ossos da face, são usados na formação do som. Temos um osso chamado de hioide – segura a “raiz” da língua.

O ato de formar palavras é chamado de articulação. Língua, lábios, garganta, céu da boca. Ponta: principal articulador Vamos testar nossas articulações?!!!!! lha-lha Dente sem encostar a língua nos dentes incisivos....ok?!!!!! Foi possível????????

3 características que determinam o som da voz: Altura (entonação) – depende da tensão das cordas vocais (pregas). - Mais tensa e firme, mais aguda será o som. 2) Intensidade – força e velocidade do ar ao passar pelas cordas vocais. 3) Timbre – identifica a voz da pessoa.

Hábitos de linguagem São formados muito cedo na vida – quando bebê já pode identificar alguns sons. As condições ambientais vão contribuir para desenvolver hábitos de linguagem. Quando tem problemas de linguagem – podem ser corrigidos com ajuda do profissional – fonoaudiólogos. Uma criança pode já nascer ou desenvolver o problema de gaguejar – é uma deficiência.