Introdução à reumatologia Professor: Diego Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDO CARTILAGINOSO.
Advertisements

Tecido Cartilaginoso.
Tecido cartilaginoso Vera Vargas 2011.
Professor Thiago Faria Gonçalves
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
HISTOLOGIA.
Tecidos Conjuntivos Especiais
TECIDOS CONJUNTIVOS Origem: mesoderma;
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Tecidos conjuntivos: conexões do organismo
Impulso nervoso BOMBA DE Na+ e K+
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Tecido conjuntivo.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
SISTEMA ESQUELÉTICO DEDÉ.
Estrutura e Funções dos Tecidos Básicos
Prof. Priscila Anderson
Tecido Conjuntivo.
E.E.ABADIA FAUSTINO INÁCIO ALUNOS:Aline,Bruna,Tauane e kauê Profª.:Terezinha Galvan DISCIPLINA:BIOLOGIA TEMA:Tecido conjuntivo cartilaginoso e Tecido conjuntivo.
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
TECIDO CONJUNTIVO HISTOFISIOLOGIA ANIMAL
Prof. Me. Leandro Parussolo
HISTOLOGIA TECIDO ADIPOSO.
Tecido Conjuntivo de Suporte
TECIDOS CONJUNTIVOS.
Tecido Adiposo, Cartilaginoso e Ósseo
3-TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO
Tecido Cartilaginoso.
Tecido conjuntivo.
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Tecido Cartilaginoso. É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida Funções: suporte de tecidos moles reveste superfície articulares.
Trabalho de Ciências E. E. Ernesto Solon Borges Aluna: Maria Fernanda Barbosa Ferreira Professor:Hosmany Zanatta 8º B.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 24. Histologia Animal.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Profa. Adriana Nogueira. O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo, responsável por manter a elasticidade e preencher os espaços.
Profa. Adriana Nogueira. Células são os adipócitos. Constitui o panículo adiposo (localizado sob a pele). Funções - reserva energética - proteção contra.
Colégio Maria Imaculada
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDOS EPITELIAIS.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
PROFESSORA : ANA CAROLINA
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
HISTOLOGIA ANIMAL.
HISTOLOGIA Página 111.
PROFESSORA Ana Cecilia
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
Laboratório Morfofuncional – FEMA
Sistema esquelético Profª. Ms. FABIANA RIBEIRO DA MATA.
Professor: Guilherme Vieira
Estudo dos tecidos.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Células Cartilaginosas Alunas: Érica de Souza e Silva Luly da Mota Medeiros.
MKT-MDL-01 Versão 05 EMBRIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO E TIPOS DE OSSIFICAÇÕES. CURSO: FISIOTERAPIA DISCIPLINA: BASES FISIOTERAPÊUTICAS.
Os tecidos.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Prof. Esp. Poty Ribeiro Tubino
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os.
TECIDO MUSCULAR FUNÇÕES Movimento do corpo;
Ossos.
Estudo Base 8° ano Prof. Alexandre.
Profa Ms Grazzielle Ururahy
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
Sistema Tegumentar Lena Beatriz Enfermeira/Docente.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA-CET DISCIPLINA: HISTOLOGIA PROFESSORA: FRANCISCA MAIRANA SISTEMA IMUNITARIO E ORGÃOS LINFÁTICOS.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO Aula 2 – Daniella de Figueiredo (HISTOLOGIA) FHO – Uniararas.
Prof.ª Ma. Mazé Carvalho Agroindústria -2ºano A Processamento de Carnes Unidade I.
Transcrição da apresentação:

Introdução à reumatologia Professor: Diego Oliveira

Reumatologia é a área do conhecimento que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos INTRODUÇÃO

Tem como função: o preenchimento dos espaços entre os órgãos o estabelecimento e manutenção da forma do corpo – une os tecidos dando-lhe sustentação desempenha importante função de defesa e nutrição.

As células que constituem o tecido conjuntivo possuem formas e funções bastante variadas. Tratando-se, portanto, de um tecido com diversas especializações.

INTRODUÇÃO SUBSTÂNCIA INTERCELULAR OU MATRIZ EXTRACELULAR Também chamada de matriz, preenche os espaços entre as células e apresenta-se constituída de duas porções: a substância fundamental amorfa e as fibras

SUBSTÂNCIA INTERCELULAR OU MATRIZ EXTRACELULAR

INTRODUÇÃO SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL AMORFA Trata-se de um gel altamente hidratado que funciona como barreira de proteção patogênica, pois dificulta a penetração de microorganismos. É formado por: 1)Macromoléculas –Glicosaminoglicanos: retêm água, são compostos hidratados que formam um gel –Proteoglicanos: dão rigidez à matriz, resiste à compressão e preenche espaços.

INTRODUÇÃO SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL AMORFA 2) Glicoproteínas: laminina, fibronectina, entre outras Ligam-se a proteínas receptoras (integrinas) presente na superfície das células bem como a outros componentes da matriz, fornecendo, desse modo, força tênsil e rigidez à matriz.

INTRODUÇÃO SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL AMORFA Sua consistência varia de acordo com o tecido encontrado, como acontece nos tecidos ósseos, onde a substância intercelular é sólida, com uma rigidez considerável; Porém, como no plasma sangüíneo, apresenta-se líquida.

FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO -Tipos: Colágenas / Reticulares / Elásticas 1)Colágenas: são as fibras mais freqüentes do tecido conjuntivo; formadas pela proteína colágeno de alta resistência à tração – distendem-se pouco; têm coloração esbranquiçada; se cruzam e entrelaçam, podendo ramificar-se; encontram-se em tendões e em volta de músculos e nervos;

FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO -Colágenas

FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO 2) Elásticas: são fibras formadas pela proteína elastina; responsáveis pela elasticidade dos tecidos, têm coloração amarelada; prende a pele aos músculos, localizada também nos pulmões e vasos sanguíneos.

FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO - Elásticas

FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO 3) Reticulares: são fibras formadas pela proteínacolágeno tipo III; são as fibras mais finas do tecido conjuntivo, São ramificadas e formam um traçado firme que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos ;

FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO - Reticulares

FibroblastosForma a substância intersticial (sintetiza as proteínas colágeno e elastina), originam cels participando da regeneração PlasmócitosProdução de Anticorpo = Defesa Leucócitos / Linfócitos Combate micrrorganismos causadores de doenças por meio da produção de anticorpo AdipócitosArmazenam lipídeos e controlam a temperatura corporal MacrófagoFagocitose de subst. estranhas e bactérias do corpo; Defesa do organismo contra infecções MastócitoContem histamina e heparina (anticoagulante). Participação em reações alérgicas CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO

TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMEN TE DITO TECIDO CONJUNTI VO FROUXO TECIDO CONJUNTI VO DENSO MODELADO NÃO MODELADO TECIDO ADIPOSO TECIDOS CONJUNTIV OS ESPECIAIS TECIDO CARTILAGINOS O TECIDO ÓSSEO TECIDO SANGUINEO TECIDO LINFÁTICO

TECIDO CONJUNTIVO FROUXO Caracteriza-se pela abundante presença de substâncias intercelulares e poucas fibras, frouxamente distribuídas. Nesse tecido estão presentes todas as células típicas do tecido conjuntivo: –fibroblastos  ativos na síntese protéica –macrófagos  com grande atividade fagocitária –plasmócitos  produção de anticorpos –adipócitos  armazenam lipídeos.

TECIDO CONJUNTIVO FROUXO Maior distribuição no organismo Apóia e nutre céls. Epiteliais Envolve nervos, músculos, vv sanguíneos e linfáticos Papel importante no isolamento de infecções localizadas e nos processos de cicatrização Preenchimento de espaços entre os órgãos viscerais

TECIDO CONJUNTIVO DENSO Denominado de tecido conjuntivo fibroso, apresenta grande quantidade de fibras colágenas, elásticas ou reticulares, possuindo alta resistência à tração e pouca elasticidade. É tipicamente encontrado em duas situações: formando os tendões, mediando a ligação entre os músculos e os ossos; e nos ligamentos, unindo os ossos entre si. Pobre em células

TECIDO CONJUNTIVO DENSO Divisão quanto a organização das fibras colágenas: –Modelado: fibras distribuídas ordenadamente –Não-modelado: as fibras se distribuem de maneira difusa, espalhadas

TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO O tecido conjuntivo adiposo é rico em células que armazenam lipídios, com função de reserva energética. Auxilia na regulação térmica (isolante), sendo distribuído sob a pele, onde constitui a hipoderme Atua como protetor contra choques mecânicos, posicionando- se entre a pele e os órgãos internos

TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO Desprovido de vasos sangüíneos e nervos, é formado por células denominadas condroblastos e condrócitos. O condroblasto é uma célula nova que sintetiza grande quantidade de fibras protéicas, e com gradual redução de sua atividade metabólica, passa a ser denominado condrócito, que é uma célula mais velha e de metabolismo lento.

TECIDO CARTILAGINOSO É composto por células, fibras proteicas, substância intercelular e condrina (substância com consistência de borracha).

TECIDO CARTILAGINOSO Existe um tecido que envolve a cartilagem, chamado Pericôndrio, formado por TC Denso, capaz de originar novos condroblastos. O pericôndrio é vascularizado e por isto é o responsável pela nutrição da cartilagem.

TECIDO CARTILAGINOSO Sustentação Revestimento de articulações / ↓ atrito ósseo Crescimento ósseo - disco epifisário Tipos de cartilagem: Hialina Elástica Fibrosa

TECIDO CARTILAGINOSO Hialina: –encontra-se em maior quantidade no organismo –Possui moderada quantidade de fbras colágenas –Forma o primeiro esqueleto do embrião que depois é substituído por osso. –Localiza-se nas fossas nasais, traquéia, brônquios, extremidade ventral das costelas e revestimento de articulações

TECIDO CARTILAGINOSO Elástica: pequena quantidade de colágeno; encontrada no ouvido, laringe e faringe Fibrosa: abundante quantidade de fibras colágenas; encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de inserção de tendões e na sínfise púbica. A única que não possui pericôndrio

TECIDO CARTILAGINOSO Cartilagem de crescimento, disco epifisial ou disco epifisário é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento

TECIDO CARTILAGINOSO

TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO Tecido rígido, resistente à pressão, vascularizado e inervado Funções: proteger certos orgãos realizar a produção de elementos celulares do sangue sustentar o corpo permitir a realização de movimentos

TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO O tecido ósseo é constituído de uma matriz rígida, formada basicamente por fibras colágenas, sais de cálcio e vários tipos de células: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.

TECIDO CONJUNTIVO OSSEO Osteoblastos: células ósseas jovens, existentes em regiões onde o tecido ósseo encontra- se em processo de formação; responsáveis pela formação da matriz, originando os osteócitos que armazenam cálcio. Fazem a regeneração óssea após fraturas.

TECIDO CONJUNTIVO OSSEO Osteócitos: derivam dos osteoblastos a medida que formam a matriz óssea (calcificação) e diminuem sua atividade metabólica. São células adultas que atuam na manutenção dos componentes da matriz.

TECIDO CONJUNTIVO OSSEO Osteoclastos: são células gigantes que promovem a reabsorção da matriz óssea. São multinucleadas, responsáveis pela degradação do tecido ósseo em condições fisiológicas e patológicas

TIPOS DE TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO Esponjoso ou reticulado / Compacto ou denso Tais tipos apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intracelular, mudando apenas entre si a disposição de seus elementos e a quantidade de espaços medulares

TECIDO ÓSSEO ESPONJOSO OU RETICULADO Apresenta espaços medulares amplos, sendo formado por várias trabéculas, que dão um aspecto poroso ao tecido. É o osso de menor peso, tem forma de grade. Geralmente, localiza-se na parte interna da diáfise ou corpo dos ossos e nas extremidades ou epífise.

TECIDO OSSEO ESPONJOSO

TECIDO ÓSSEO COMPACTO OU DENSO Não apresenta quase nenhum espaço medular Possui em seu interior canais de Volkmann e canais de Havers

Canal de Havers: Estrutura cilindrica paralela à diáfise, localizada dentro dos ossos por onde passam vasos e nervos A comunicação entre estes canais é feita pelos canais de Volkman

PERIÓSTEO: Membrana que se cola com firmeza ao osso. Na sua face interna possui os osteoblastos que participam do crescimento e da restauração do osso. É vascularizada e através de seus vasos sangüíneos chegam substâncias nutrícias às células ósseas.