IFSul – Campus Venâncio Aires

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Introdução à Análise de Sistemas
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Simulação de Sistemas Antonio J. Netto AULA1.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Introdução à Engenharia de Software
Engenharia de Software
1 Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul Prof. Msc Adilson Ferreira da Silva Ferramentas de Engenharia de Software.
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Processos de Software Introdução
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
ENGENHARIA DE SOFTWARE: INTRODUÇÃO
Engenharia de Software
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
Sistemas de Informação
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Engenharia de Software
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Configuração de manutenção
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Engenharia de Software
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Capability Maturity Model (CMM)
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
Fundamentos de Engenharia de Software
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução à Engenharia de Software
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Engenharia de Software
Engenharia de Software
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
1. Como a engenharia de software pode contribuir no desenvolvimento de sistemas? 1.1 O problema do software 1.2 A velha crise do software 1.3 Os velhos.
Engenharia de Software
Os projetos.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Gestão do Conhecimento e da Informação
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Software Seguro Aula 2. Telefone (11) Atendimento São Paulo São Caetano do Sul Gerente de Projetos da holding.
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Felipe do Espírito Santo Análise de sistemas - AS Conceito de Engenharia de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

IFSul – Campus Venâncio Aires Prof. Dejair email: prof.dejair@hotmail.com

Introdução Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. 2 Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.

ENGENHARIA DE SOFTWARE A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE EVOLUÇÃO  CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES  PROBLEMAS E CAUSAS   DEFINIÇÃO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE Compreender as características da Engenharia de Software. Compreender a importância da gestão de projetos de software. Apresentar os conceitos e os modelos de processos de software. Compreender as técnicas das Metodologias Ágeis. Estudar as práticas de Engenharia de Software (comunicação, planejamento, construção e implantação).

UMA VISÃO MAIS ESPECÍFICA

CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES O SOFTWARE É DESENVOLVIDO OU PROJETADO POR ENGENHARIA, NÃO MANUFATURADO NO SENTIDO CLÁSSICO (NÃO É PROCESSO MECÂNICO); O SOFTWARE NÃO SE DESGASTA; A MAIORIA DOS SOFTWARES É FEITO SOB MEDIDA EM VEZ DE SER MONTADO DE COMPONENTES EXISTENTES.

PARA QUÊ DESENVOLVER SOFTWARE? AUTOMATIZAR UM DETERMINADO PROCESSO; MELHORAR A QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES; APOIAR DECISÕES ESTRATÉGICAS; SER UM INSTRUMENTO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE; DAR MAIS CREDIBILIDADE AS INFORMAÇÕES;

Qual será a importância?

Aplicações de Software SOFTWARE BÁSICO: COLEÇÃO DE PROGRAMAS ESCRITOS PARA APOIAR OUTROS PROGRAMAS. EX.: COMPILADORES, GERENCIADORES DE ARQUIVOS, DRIVERS, ETC... SOFTWARE DE TEMPO REAL: SOFTWARE QUE MONITORA, ANALISA E CONTROLA EVENTOS DO MUNDO REAL. SÃO SISTEMAS AONDE UM RESULTADO ATRASADO NÃO TEM VALOR. EX.: MONITORAÇÃO DE BATIDAS CARDÍACAS, SISTEMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO, FREIOS ABS (CARROS), ETC ...

Aplicações de Software SOFTWARE COMERCIAL: SISTEMAS DE OPERAÇÕES COMERCIAIS E TOMADAS DE DECISÕES ADMINISTRATIVAS. EX.: FOLHA DE PAGAMENTOS, CONTAS A PAGAR E A RECEBER, CONTROLE DE ESTOQUES, ETC... SOFTWARE CIENTÍFICO E DE ENGENHARIA: CARACTERIZADO POR ALGORITMOS DE PROCESSAMENTO NUMÉRICO. EX.: ASTRONOMIA, ANÁLISE DE FADIGA DA MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS, MANUFATURA AUTOMATIZADA, ETC...

Aplicações de Software SOFTWARE EMBUTIDO: USADO PARA CONTROLAR PRODUTOS E SISTEMAS PARA OS MERCADOS INDUSTRIAIS E DE CONSUMO. RESIDE EM MEMÓRIA SÓ DE LEITURA. EX.: CONTROLE DO TECLADO DE UM MICROONDAS, CONTROLE DE COMBUSTÍVEL, FUNÇÕES DIGITAIS DE AUTOMÓVEIS, ETC... SOFTWARE DE COMPUTADOR PESSOAL: ENVOLVE PROCESSAMENTO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS, COMPUTAÇÃO GRÁFICA, MULTIMEDIA, ETC.

Aplicações de Software SOFTWARE BASEADO NA WEB: PÁGINAS WEB RECUPERADOS POR UM BROWSER QUE INCORPORAM INSTUÇÕES EXECUTÁVEIS (CGI, HTML, JAVA, PERL, XML, ETC...) E DADOS. EX.: HIPERTEXTOS, FORMATOS DE ÁUDIO, VÍDEO, IMAGENS, ETC... SOFTWARE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: FAZ USO DE ALGORITMOS NÃO NUMÉRICOS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ALTA COMPLEXIDADE QUE NÃO SEJAM FAVORÁVEIS À COMPUTAÇÃO OU À ANÁLISE DIRETA. EX.: SISTEMAS ESPECIALISTAS, RECONHECIMENTO DE PADRÕES, REDES NEURAIS, JOGOS, ETC...

DEVENVOLVER SOFTWARE. UMA AFLIÇÃO DEVENVOLVER SOFTWARE. UMA AFLIÇÃO???!!! A PALAVRA AFLIÇÃO FREQUENTEMENTE ESTÁ ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE DEVIDO A UM CONJUNTO DE PROBLEMAS QUE TORNAM ESTA ATIVIDADE EM UMA ATIVIDADE ÁRDUA E SUBJETIVA. ENTRE ELES PODEMOS CITAR:

AS ESTIMATIVAS DE CUSTO E PRAZO FREQUENTEMENTE SÃO IMPRECISAS; A PRODUTIVIDADE DAS PESSOAS DA ÁREA DE SOFTWARE NÃO TEM ACOMPANHADO A DEMANDA POR SEUS SERVIÇOS; A QUALIDADE DO SOFTWARE ÀS VEZES É MENOS ADEQUADA; NÃO DEDICAMOS TEMPO PARA COLETAR DADOS SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO; POUCOS DADOS HISTÓRICOS PARA GUIAR ESTIMATIVAS; A COMUNICAÇÃO ENTRE ANALISTA E CLIENTE FREQUENTEMENTE É MUITO POBRE; FALTA OU DEFICIÊNCIA EM TÉCNICAS DE TESTE; A TAREFA DE MANUTENÇÃO DEVORA A MAIORIA DO ORÇAMENTO DESTINADO AO SOFTWARE.

MAIS QUAIS SÃO AS CAUSAS DESTES PROBLEMAS? O CARÁTER DO SOFTWARE; FALHAS HUMANAS; GERENTES SEM NENHUM BACKGROUND EM SOFTWARE; OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SOFTWARE TÊM RECEBIDO POUCO TREINAMENTO FORMAL EM NOVAS TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE; RESISTÊNCIA À MUDANÇA.

AONDE IREMOS CHEGAR? NÃO DESANIMEM!!! FELIZMENTE OS PROBLEMAS APRESENTADOS PODEM SER CORRIGIDOS.

UMA SOLUÇÃO À VISTA!!! RECONHECER OS PROBLEMAS E SUAS CAUSAS É SEM DÚVIDA UM PRIMEIRO PASSO EM DIREÇÃO ÀS SOLUÇÕES. NÃO EXISTE UMA ABORDAGEM PARTICULAR QUE SEJA MELHOR PARA A SOLUÇÃO DA AFLIÇÃO DO SOFTWARE. ENTRETANTO, AO COMBINARMOS: MÉTODOS ABRANGENTES PARA TODAS FASES DO DESENVOLVIMENTO; FERRAMENTAS PARA AUTOMATIZAR OS MÉTODOS; IMPLEMENTAÇÃO MAIS CONSISTENTE E ROBUSTA; TÉCNICAS PARA GARANTIA DA QUALIDADE; BOA COORDENAÇÃO E CONTROLE ADMINISTRATIVO.

Obrigado pela atenção Prof. Dejair Priebe Ferreira da Silva Email: prof.dejair@hotmail.com Facebook: 5183284034