DMSI | DIOP - Divisão de Inovação Organizacional e Participação + Informações em: www.lisboaparticipa.pt 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Advertisements

PARTICIPAÇÃO POPULAR A Participação Popular na administração municipal, por meio do Você em Ação é um instrumento de planejamento anual que contribui na.
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
Providências e valores
1.
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
VALE DO JIQUIRIÇA VALE DO JIQUIRIÇÁ Jiquiriçá Educação Alfabetizados 966 alunos através do Programa Topa no período de Investidos R$ 12 mil em.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Escola EB 2 e 3 da Trafaria.
1 Entrega dos Prémios 12 de Abril de h00. 2 Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade (RCM 9/2007) Estabelece a instituição de prémio a atribuir.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Cidade Digital - Governo Eletrônico
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
EXPOSIÇÃO Feira da Luz / Setembro 2011.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Modernização Administrativa e Potenciação da Participação Cívica
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
CLC 6 FORMADORA: Serafina Lains FORMANDO: Paulo Almeida ADMINISTRAÇÃO
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Sr. MegaWatt DMAU – DAEV - DESA. Trata-se de um projecto da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Oferta Educativa da DESA, que visa envolver a comunidade.
Wattguard Iluminação Eficiente
“Espaço Comunitário do Bairro das Faceiras”
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
Educação – Piso Nacional da Educação Porto Alegre, 22 e 23 de Novembro de 2012.
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Plano de Actividades GINÁSTICA 2011/2012
PROMOÇÕES NOVEMBRO 2012 SONHE, CONSTRUA CIDADE A CIDADE
Câmara Municipal de Arouca Arouca, 28 de Julho de 2008.
Proposta de encaminhamentos SITUAÇÃO DO ENVIO DOS RELATÓRIOS ANUAIS DE GESTÃO – RAG DE 2007 E 2008 NO ESTADO DA BAHIA.
Programa Avançado em Inovação Social PAIS - 28 Outubro 2013 Democracia, Participação e Desenvolvimento Comunitário Auditório CIUL Lisboa Picoas Plaza Associação.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
dos Objectivos à Concretização
Maikon pontes.
Associação Brasileira de Relacionamento Empresa-cliente
PORTO ALEGRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
7.000 Propostas Delegados A prox Propostas Priorizadas 85 Conselheiros 30 Fóruns de Delegados Conselho do OPDF 300 reuniões até Julho 183.
PARQUE VINÍCOLA DE LISBOA
PLANOS DE PORMENOR DE REABILITAÇÃO URBANA
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
Projeto “Nós Propomos”
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Área expectante em Alcântara (Lisboa)
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
30/07/2014 Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento 2014 Espaços Públicos e Igualdade para Cidadania.
Conselho Municipal de Maputo
Programa Estratégico Biblioteca XXI Proposta de Requalificação da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa Abril 2012.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Do Balcão Único à Rede de Atendimento Municipal Outubro de 2013 Departamento de Modernização e Sistemas de Informação | Divisão de Relação com o Munícipe.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Biblioteca Pública José Lutzenberger Janeiro de 2005 Criação do cargo de bibliotecário;
A REABILITAÇÃO URBANA 2007 | 2014.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
A PERSPETIVA DOS CIDADÃOS E A PERSPETIVA DOS AUTARCAS PRIMEIROS RESULTADOS PROJETO CESOP-LOCAL Participação dos cidadãos Lisboa, 31 de março de 2016.
Transcrição da apresentação:

DMSI | DIOP - Divisão de Inovação Organizacional e Participação + Informações em: 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos

O QUE É O OP DE LISBOA? Um processo emblemático das iniciativas de participação; Poder de decisão aos cidadãos sobre uma parcela do orçamento; Promoção da coresponsabilidade entre Município e cidadãos; Funcionamento interno da autarquia: acolher a voz dos cidadãos; Projeto evolutivo: avaliação, aprendizagem, melhorias graduais.

HISTÓRIA DO OP DE LISBOA 2007 Reuniões Públicas Descentralizadas do Executivo 2008 Aprovação da Carta de Princípios do Orçamento Participativo 2009 OP considerado boa prática de governação urbana (ONU-Habitat) OP Finalista do Prémio Eurocidades na categoria Participação

2010 Atualização da Carta de Princípios do OP Maior proximidade do cidadão - realização de Assembleias Participativas e de Assembleias de Voto 2011 Portal da Participação de Lisboa – Lisboa Participa Certificado de Boas Práticas pelo EIPA (ESPA2011) Orçamento Participativo Escolar 2012 Concurso de imagem OP Dois grupos de projetos Facebook HISTÓRIA DO OP DE LISBOA

O CARÁCTER INOVADOR 1. Um modelo aberto (Carta de Princípios) 2. Um modelo com uma dimensão deliberativa (codecisão): Os cidadãos apresentam propostas e votam diretamente projetos de investimento até ao limite do valor definido anualmente para afetar ao processo de codecisão; O Executivo compromete-se a integrar a decisão dos cidadãos na sua proposta de plano de atividades e orçamento a apresentar à Assembleia Municipal. 3. Um processo aberto a cidadãos não residentes

O CICLO DA PARTICIPAÇÃO 1. Avaliação, publicitação do relatório e preparação do ciclo 3. Apresentação de propostas (online e presencial) 4. Análise técnica e transformação em projetos 5. Lista provisória de projetos e reclamação 6. Apreciação, justificação e elaboração da lista definitiva de projetos 8. Projetos mais votados incorporados na proposta de PA e Orçamento a aprovar Feedback aos cidadãos 2. Definição de verba e das regras operacionais 7. Votação

2008 EM NÚMEROS 580 Propostas 89 Projectos 5 Vencedores 1101 Votantes

2009 EM NÚMEROS 533 Propostas 200 Projectos 12 Vencedores 4719 Votantes

2010 EM NÚMEROS 937 Propostas 291 Projectos 7 Vencedores Votantes

2011 EM NÚMEROS 808 Propostas 228 Projectos 5 Vencedores Votantes

Inovações 2012

O Concurso de Imagem 260 Propostas 1068 Likes 5 Finalistas 4527 Votantes

Facebook

Dois Campeonatos < Euros > Euros < Euros

As Assembleias Participativas

Assembleias Participativas Bairro da Boavista Criativos – The Independente Dar Voz à Diferença Lx Factory Open Day Cowork Lisboa Estrangeiros em Lisboa Lisboa em Viagem MUDE – Post it.

As Assembleias de Voto

Assembleias de Voto Bairro da Boavista Clube Desportivo da Graça J.F. São Cristóvão e São Lourenço Escola Secundária Marquesa de Alorna Centro Comercial Spacio Lisbon Week – São Pedro de Alcântara J.F. Mercês

Projetos Vencedores 2012 até Projetos Vencedores 2012 até

Projetos até (1) A Casa de Mobilidade da Mouraria Estudo de Ordenamento Viário da Rua de Campolide Parque Infantil da Quinta da Luz Rocódromo Indoor Requalificação Integrada do Largo da Graça e Rua Voz do Operário Parede Escalada no Vale Silêncio

Lisboa WIFI Monumento a José Afonso Requalificação de Via Pública (Quinta da Luz) Passaporte Escolar + Aplicações para Smartphones O Passeio da Amália Campos de Basquetebol de Rua na Frente Ribeirinha Projetos até (2)

Projetos Vencedores 2012 entre e Projetos Vencedores 2012 entre e

Centro de Inovação da Mouraria Lisboa Acessível Projetos entre e Projetos entre e

Em Resumo Propostas APsXX896 Projetos AVsXX657 Votos Vencedores Valor

OP Escolar

Duas Edições Número de escolas15 Número de turmas417 Número de alunos92255 Número de propostas7498 Projetos a votação1630 Projetos vencedores16

2011/2012 Campo de Paintball

2012/2013 Reparação do muro da EB do Casalinho da Ajuda Colocação de mobiliário urbano no jardim junto à igreja de S. João de deus Aquisição e instalação de mobiliário urbano para o jardim em frente à escola Secundária D. Filipa de Lencastre Reparação das instalações sanitárias dos rapazes, situada no piso 0 da EB nº 72 Colocação de equipamento infantil no espaço de recreio da EB nº 31 Criação de um circuito de manutenção no Parque Urbano do Vale do Silêncio