10/03/20121Aborto TÍTULO Sérgio Biagi Gregório. Aborto Introdução 10/03/2012Aborto2 O que se entende por aborto? Ele é criminoso? Que consequências morais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÍTULO Aborto Sérgio Biagi Gregório 10/03/2012 Aborto.
Advertisements

Elaborado por:
RETORNO A VIDA CORPORAL UNIÃO DA ALMA E DO CORPO
LIÇÃO 9 - CONFLITOS FAMILIARES Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL Aborto Arts. 124 a 128, CP Aline Freitas.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Aborto: Certo ou errado? Introdução  O aborto é um caso típico onde as posições quanto ao fundamento ético são inconciliáveis.  Até os 5 meses e meio.
LIÇÃO 5 ÉTICA CRISTÃ NA VALORIZAÇÃO DA VIDA Prof. Lucas Neto.
Em “O Livro dos Espíritos”, encontramos a seguinte resposta sobre a questão do aborto: Pergunta 358 – Cap.VII – Constitui crime a provocação do aborto.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2014 MÓDULO VI - REENCARNAÇÃO Roteiro 1: Fundamentos.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL André Correia – Emanuel Eloy – Jocemir Paulino – Joilson Pereira Magdala Buarque – Mary Freitas – Nélia Souza – Thiago.
Prof. Dr. Mário Antonio Sanches Mário Sanches - Mestrado de Bioética da PUCPR.
A questão do aborto no Brasil e no mundo Prof. Hugo Leonardo Componente curricular: Sociologia 2°Anos.
A educação dos filhos No Grande Conflito.
CENTRO ESPÍRITA VINHAS DO SENHOR Grupo de Estudos
Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
AULA 05 Início da vida Direito de nascer Direito de não nascer Aula 05
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
Um Teste de Auto-avaliação Espiritual
05/12/2017.
Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata
Achar a Salvação.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE LIBERDADE 3ª P Cap X.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Lição 8 “Anatomia do pecado”.
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
NA SALVAÇÃO, O NOVO NASCIMENTO
À responsabilidade solidária…
TAREFA REDAÇÃO.
Módulo XV Lei de Reprodução
LIÇÃO 5 – AS CONSEQUÊNCIAS DAS ESCOLHAS PRECIPITADAS
GÊNERO ENTREVISTA.
Considera-se abortamento a interrupção da gravidez até a 20ª, 22ª semana, ou seja, até o quinto mês de gestação. A expulsão da concepção antes da viabilidade.
Alegria em Deus.
Gravidez e Parto Capítulo 17. Gravidez e Parto Capítulo 17.
Minha menstruação esta atrasada, será que posso estar grávida?
LIÇÃO 13 - DIGA NÃO A CORRUPÇÃO !
INDICADORES DE SAÚDE.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Penas e gozos terrestres
Função Conativa (apelativa)
saber entender a intenção de Deus ao provar o homem; sentir reconhecer o amor e a provisão de Deus em Jesus Cristo; agir arrepender-se de seus pecados.
Lição 04 - cpad Ética Cristã e Aborto Prof. Jaisson Campos.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Mulheres na Bíblia: Ana e eu Realização e Alegria
A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Aborto uns fazem tudo para salvar uma vida, outros porém matam sem dó sem piedade. Veja este médico que ai está operando um feto no útero da mãe.São.
Interrupção voluntária da gravidez
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
repouso e confiança” (p. 68). “O círculo do lar deve ser considerado como um lugar sagrado, símbolo do Céu, espelho no qual nos refletimos. Podemos.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Personalidade e capacidade jurídica
“Quem me dera poder fazer com que os jovens vissem e sentissem seu perigo, especialmente o de terem casamentos infelizes! O casamento é algo que.
A FAMÍLIA E SUAS LEIS. A FAMÍLIA E SUAS LEIS QUEM MANDA EM SUA CASA? ( )Esposa _______% ( ) Esposo _______% ( ) Mãe_______% ( ) Pai _______% (
repouso e confiança” (p. 68). “O círculo do lar deve ser considerado como um lugar sagrado, símbolo do Céu, espelho no qual nos refletimos. Podemos.
A FAMÍLIA E SEUS CONFLITOS
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
Título Ação e Reação Sérgio Biagi Gregório 15/12/2010 Ação e Reação.
PRINCÍPIOS DECISÓRIOS
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
TÍTULO Aborto Sérgio Biagi Gregório 10/03/2012 Aborto.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
A Existência de Deus Automático.
Transcrição da apresentação:

10/03/20121Aborto TÍTULO Sérgio Biagi Gregório

Aborto Introdução 10/03/2012Aborto2 O que se entende por aborto? Ele é criminoso? Que consequências morais e espirituais advêm de sua prática? Que subsídios a Doutrina Espírita nos oferece para a sua compreensão?

Aborto Conceito 10/03/2012Aborto3 Aquele que nasceu antes do tempo próprio. Parto prematuro ou expulsão do feto antes dos nove meses de gestação. Interrupção da gravidez antes de o feto atingir a viabilidade, ou seja, antes de se tornar capaz de vida extra-uterina independente. O aborto distingue-se da morte fetal, do feticídio, do parto prematuro, do infanticídio e do caso dos natimortos. A melhor definição: aborto é a eliminação de um ser humano no período de vida compreendido entre a fecundação e o nascimento. Aborto

Aborto Considerações Iniciais 10/03/2012Aborto4 O aborto é um tema controverso: desde o direito da mulher em dispor de seu corpo como bem entender até os imperativos da lei de Deus. Presentemente, discute-se a descriminalização do aborto no Brasil. Em alguns países, ele já está legalizado. O aborto deve ser analisado levando-se em conta os integrantes da família consanguínea que, de acordo com as instruções dos benfeitores espirituais, têm resgates a serem solucionados. Impedir o nascimento de uma criança é dificultar as provas pelas quais aquele Espírito deveria passar.

Aborto Ponto de Vista Filosófico 10/03/2012Aborto5 Quando é que o feto se torna pessoa e não simplesmente “pessoa futura” ou “pessoa potencial”? O feto é pessoa desde a sua fecundação ou torna-se com o passar do tempo? Em séculos passados, o aparecimento da alma espiritual se dava depois de 40 dias para o homem e de 80 dias para a mulher. A isso davam o nome de “animação mediata”, segundo a qual o embrião era gradativamente informado pela alma vegetal, animal e, finalmente, racional. Foi abandonada no século passado pela tese da “animação imediata”, ou seja, pela simultaneidade entre a fecundação e a pessoa humana. Quando o Feto Torna-se Pessoa?

Aborto Ponto de Vista Filosófico 10/03/2012Aborto6 Desde o momento em que o concebido é pessoa, qualquer aborto tem responsabilidade moral, pois há um homicídio dificultado pela impossibilidade de defesa e pela inocência do agredido. Sendo uma pessoa, desde o instante da fecundação, não é lícito pôr termo à vida do embrião. O correto seria tratá-lo como se já fosse uma pessoa. Posição Moral

Aborto Ponto de Vista Filosófico 10/03/2012Aborto7 Somente em alguns casos de conflitos de valores, poder-se-ia admitir a licitude moral da intervenção: a) Embrião morto; b) Ablação de útero canceroso, grávido, de embrião ainda não viável; c) Alguns acrescentam os casos em que, por se encontrar em perigo iminente a vida da mãe e, consequentemente, a do próprio filho, ainda inviável, apenas se pode salvar a vida da mãe. Resolução de Conflitos

Aborto Tipos, Causas e Estatísticas 10/03/2012Aborto8 Aborto natural ou artificial, espontâneo e involuntário (pode, mesmo assim, haver culpa). Aborto provocado voluntariamente. Aborto ilegal, que é considerado crime e, como tal, penalizado pela lei civil. Aborto clandestino. Tipos

Aborto Tipos, Causas e Estatísticas 10/03/2012Aborto9 São muitas e variadas, sendo difícil avaliar a importância de cada uma delas. Além daquelas referentes à própria mulher (medo à gravidez e ao parto e os poucos recursos financeiros para sustentar o novo rebento), há as de origem familiar (pressão dos familiares, principalmente do marido) e as de ordem social (campanhas contra a fecundidade e famílias numerosas). Causas do Aborto

Aborto Tipos, Causas e Estatísticas 10/03/2012Aborto10 Com relação aos abortos clandestinos, devemos falar de estimativas e não de estatísticas. Fazer ressalvas, também, quanto ao aborto legal. Segundo pesquisa inédita do Ministério da Saúde, realizada pelo instituto Ibope, foram entrevistadas mulheres, nas capitais brasileiras e nos municípios acima de 5000 habitantes. Nesta pesquisa, não foram observadas diferenças entre mulheres que pertencem a grupos religiosos distintos. O resulta da pesquisa foi: no Brasil, uma em cada 7 brasileiras de 18 a 39 anos já fez aborto, o que dá um número aproximado de 5 milhões de mulheres. Estatística

Aborto Consequências 10/03/2012Aborto11 Fundamenta-se numa apreciação moral, principalmente aquela trazida pela religião em que se acredita num Deus criador. Depreende-se que há um direito inalienável à vida. Nesse sentido, só Deus é senhor da vida. Assim, o ser humano não tem o direito de tirar a vida do seu próximo. Condenação do Aborto

Aborto Consequências 10/03/2012Aborto12 O aborto provocado é um crime? Na pergunta 358 de O Livro dos Espíritos, os Espíritos respondem: “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.” Pergunta 359 de O Livro dos Espíritos: Se o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda? Resposta: “Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.” Aborto Provocado

Aborto Consequências 10/03/2012Aborto13 No aborto, o feto não tem escolha: a vida lhe é tirada. Há uma infração à lei de Deus. Fala-se em crime. As consequências podem vir em futuras encarnações: quantos casais querem ter filhos e a mulher não consegue engravidar? Fala-se, também, em graves desajustes perispirituais, a refletirem-se no corpo físico, na existência atual e na futura, na forma de câncer, esterilidade, infecções renitentes e frigidez. Consequências Espirituais

Aborto Conclusão 10/03/2012Aborto14 O nosso corpo é um empréstimo concedido por Deus. Além de cuidarmos de sua higiene, física e espiritual, respeitemos, também, a vida que está dentro dele.

Aborto Bibliografia Consultada 10/03/2012Aborto15 “Folha de São Paulo”, sábado, 22 de maio de 2010, p. c2 KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed. São Paulo: Feesp, LOGOS – ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE FILOSOFIA. Rio de Janeiro: Verbo, POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO ESTADO. São Paulo: Verbo, Texto em HTML