A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 8 “Anatomia do pecado”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 8 “Anatomia do pecado”."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 8 “Anatomia do pecado”

2

3 Estudar sobre a definição de pecado, sobre suas variações e como ele nos atingiu, para combatê-lo com o poder de Deus.

4

5 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei (1 Jo 3:4)

6

7 Negue a existência do pecado e você destruirá toda a chance de arrependimento; anule a doutrina da corrupção humana e você invalidará o plano da salvação. “Destrua a noção da culpa pessoal e você eliminará a necessidade de um Salvador”.2 Não devemos negligenciar esse tema só porque não “cai bem” aos ouvidos dos ouvintes contemporâneos. A lição de hoje se propõe a desmarcar esse que é o grande vilão da história humana.

8

9 Na lição passada, estudamos sobre como se deu a queda de Adão e Eva e, consequentemente, de toda raça humana. Vimos a origem de nossos pecados e de nossa condição de pecadores. O estudo de hoje pretende mostrar, com mais profundidade, o que é o pecado e quais as suas consequências. O objetivo é refletir sobre a sua essência, para entendê-lo e nos afastarmos cada vez mais dele. Nossa intenção é fazer uma “anatomia” do pecado. 1. O que é pecado? 2. Efeitos do pecado original 3. Pecados e pecadinhos

10

11 01. Com base em Gn 2:16-17 e 1 Jo 3:4, fale sobre a definição de pecado. Como os termos, tanto do Antigo quanto no Novo Testamento, ajudam você nessa definição? 02. Explique o conceito de bíblico de “culpa herdada”. O que precisa acontecer conosco para nos livrarmos da culpa? Leia Rm 5:12, 8: Utilizando Sl 58:3, reflita em classe sobre a “corrupção herdada”. Fale sobre como temos a chance de mudar essa condição. Leia também 2 Co 5: Segundo Mt 12:22-32, Jesus fala sobre o “pecado imperdoável”. Explique o que é e como isso se relaciona com a ideia bíblica de “pecados e pecadinhos”. Baseie-se em Lv 5:15-16; Nm 15:30-31; Pv 6:16-18; Jo 19:11.

12

13 Lutemos contra nossos pecados internos.
Não descuidemos de tratar nossos pecados internos. Não temos de cultivar as cobiças, sede por poder, raiva, a falta de perdão, pensamentos impuros, imaginando serem coisas inofensivas. O grande perigo desses pecados é que são facilmente camuflados e podem tornar-se habituais. Temos de, constantemente, confessar as nossas culpas. Tiago nos dá um mandamento: Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros (Tg 5:16). 05. Diante da abordagem sobre os “pecados internos”, você reconhece, dentro de você, alguns desejos, sentimentos ou pensamentos contrários à lei de Deus? O que fazer para mudar isso? Leia Gl 5:16-17; Tg 5:16; 1 Jo 1:8-10.

14 2. Lutemos contra nossos pecados externos
2. Lutemos contra nossos pecados externos. Não podemos deixar de lutar contra os pecados mais visíveis que praticamos. Sem dúvida, quando cobiçamos e caímos nesses pecados, precisamos nos arrepender e deixar sua prática. Seja o adultério, a homossexualidade, o aborto, a promiscuidade, a pedofilia, a mentira, a idolatria, a desobediência quanto ao descanso no sábado, a desobediência aos pais etc., nenhuma dessas práticas deve fazer parte da vida dos santos (2 Co 6:16). 06. Em sua experiência, como você tem lidado com esses pecados externos? Tem conseguido ajudar seus irmãos na fé, também?

15

16 Nesta semana, tire um momento para, em oração e confissão a Deus, falar de pecados interiores não confessados. Coloque-os diante de Deus, pedindo que limpe seu interior. Fale também de outros pecados externos. Abandone-os, o quanto antes. Se precisar, peça ajuda de um cristão maduro na fé. E não esqueça: um dia, na vinda do Senhor, seremos livres da presença do pecado (Rm 5:9).

17 LIÇÃO 9 “Salvos pelo sangue”


Carregar ppt "Lição 8 “Anatomia do pecado”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google