WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
A segregação socioespacial e a exclusão social
Crescimento urbano no Brasil
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento.
Pós Gestão em Turismo Sustentável
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
Tóquio O futuro aqui, hoje !.
São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
Os lugares que formam o mundo
Conferência das Cidades Mato Grosso
atual da Estação Cidade Universitária não é a mais adequada. Deste
Transposição Praça do Relógio
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
Coordenadoria do Orçamento Participativo
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Construção de Brasília Apresentação feita pelos alunos do 5º ano B
educação NA ERA DIGITAL
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Urbanização brasileira Aula ª série
As características da rede urbana
Ativ.urban.
Histórico e Hierarquias urbanas
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
Desigualdades sociais no Brasil
Direito á cidade e as lutas urbanas
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Gentrificação A palavra gentrificação (do inglês gentrification) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões.
Direito à cidade e lutas urbanas
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
A afirmação dissimulada: O papel do Estado no desenvolvimento brasileiro Aborda de foma a enteder que as cidades e o capitalismo contemporâneo não são.
Contexto Histórico - O Estado Novo ( )
Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Categorias específicas do Direito Urbanístico
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
GEOGRAFIA – 5º Ano Região Sudeste.
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
Brasília A Capital do Brasil.
Urbanização mundial e brasileira
JUSCELINO KUBITSCHEK ( ) o presidente “Bossa Nova”
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Urbanização em São Paulo
BRASIL ATUAL PARTE 2. Revisão O que é o capitalismo para Weber? Como esse capitalismo se formou? Por que países protestantes da linha calvinista as condições.
Urbanização Brasileira
Urbanização.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
O Complexo Centro-Sul.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Industrialização Brasileira
Transcrição da apresentação:

WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS

CIDADES COLETIVAS E CRIATIVAS O processo de urbanização brasileiro Giovanna Preti Salomoni

A estruturação das cidades dá-se através do histórico sócio-cultural; Fatores influenciaram para que a disposição das cidades fosse pautadas na segregação; Cidades planejadas.

BRASÍLIA Cidades Satélites Plano Piloto Planejamento

Histórico Inaugurada em abril de 1960, a cidade foi planejada no governo de Juscelino Kubitschek e surgiu a partir da necessidade de interiorizar a capital do País.

Segregação O maior problema de Brasília é a idéia de um espaço de qualidade para poucos, ignorando a maioria. Foi uma cidade planejada porém, esse planejamento não favoreceu as classes mais baixas. Periferia pobre x Centro qualificado,

Contraposições Segurança reforçada em algumas áreas, defasada em outras Centralização - Imóveis da classe média/média alta geralmente murados, isso não ocorre em Brasília.

Transporte O transporte é uma relação entre duas políticas: Descentralização das classes baixas Privilegiou o sistema viário sobre pneus x sistema sobre trilhos Uso e ocupação do solo Circulação

SÃO PAULO Segundo Raquel Rolnik, - urbanista que ajudou a criar o Ministério das Cidades - São Paulo, pelo senso comum e ao contrário de Brasília, não foi planejada. Porém a especialista afirma que a cidade surge através de uma lógica feita de planos, de decisões e políticas públicas, e não da ausência delas.

O desenvolvimento, também centralizado, deu-se através da concentração da infra estrutura. A população precisa ocupar localidades próximas a onde existe o acesso aos meios de transporte. Tal necessidade fez com que a parte mais abastada da população ocupasse as proximidades de pontos de ônibus e metrô e, consequentemente, o resto da população migrou para a periferia.

Esse modelo de urbanização, viabilizou os loteamentos, que foram um grande ganho para a burguesia. A periferia começa a se auto-construir, e o custo de moradia nunca entrou no salário do trabalhador. Surgem os chamados “puxadinhos”

A cidade recorrentemente remete ao caos A cidade recorrentemente remete ao caos. Ela se desenvolveu e tornou-se um polo industrial. Hoje, as indústrias estão migrando para outras localidades e a cidade passa a ser uma cidade criativa.

Ou seja, apesar de termos hoje no País um modelo de cidade pautado na ocupação centralizada, isso vem de um processo histórico no qual o ser humano foi adaptando-se. Não necessariamente os polos mais desenvolvidos economicamente de determinada cidade, são os que possuem maior potencial e desenvolvimento em relação à cultura e criatividade.

Cada território tem que definir suas características sócio-culturais e histórico-geográficas e  toda cidade precisa cumprir sua função social. A população precisa experimentar o processo participativo e, utilizando seu recurso inesgotável e intangível, a criatividade, desenvolver a área em que está inserida.

Referências: ROLNIK, Raquel, Pensar a cidade como um lugar para todos [setembro, 2007] Disponível em Revista Getulio, entrevista concedida à Carlos Costa. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/7958> Acesso em: 28 jun. 2012

OBRIGADA! Giovanna Preti Salomoni