Pastoral Vocacional: o que é

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

LEVANDO A PALAVRA DE DEUS
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
“PASSO A PASSO” O caminho dos jovens Josefino-Marelliano no terceiro milênio II Congresso de Pastoral Juvenil Josefino-Marelliana Asti, 8-15 de Agosto.
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Preparando para a Páscoa do Senhor!
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
A bendita entre as mulheres
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Missão Continental.
Teologia Vocacional e Princípios da Pastoral Vocacional – CNBB
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Encaminhamento para o AGIR
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Voluntariado PUCRS Esperanças e Temores 10 de Abril de 2010
Apresentação ESTREIA 2014.
II CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A MÍSTICA DO ANIMADOR E DA ANIMADORA VOCACIONAL
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
Por que lemos a Bíblia, hoje?
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Igreja: comunidade de comunidades
PJ – Ns. Sra. Do ROsário de Fátima
Metatron Insights A Insatisfação constante... ‏Amados Seres!
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
3ª Parte Agir.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Pastoral da Educação e da Cultura
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Diocese de São João da Boa Vista
Desafios do itinerário vocacional
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria..
OLHARES SOBRE O II CONCÍLIO DO VATICANO CONCLUSÕES.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
Conversão de São Paulo, Apóstolo
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
Fraternidade e Juventude
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Fraternidade: Igreja e sociedade
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES!. JMJ: UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
O QUE DOM BOSCO NOS ENSINA?
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
A CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ NO MUNDO “Marello, ensina a ser jovem, Marello me dá a sua benção!”
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Transcrição da apresentação:

Pastoral Vocacional: o que é

Antes do Concilio Vaticano II, a Pastoral Vocacional era caracterizada pelas Obras das Vocações Sacerdotais, que tinha como objetivo rezar pelas vocações. Com o Concilio Vaticano II, houve uma mudança e uma abertura ao serviço pastoral. Passa-se, então, a ter uma visão mais teológica da vocação, dando maior ênfase à vocação batismal, comum a todos os cristãos, assim como à vocação a Santidade.

Uma nova Pastoral Vocacional, agora orientada para o sentido da descoberta, em primeiro lugar, da vocação cristã, para qual todos são chamados a participar ativamente na edificação da Igreja. Essa abertura da um novo rosto a Pastoral Vocacional no Brasil, surge novas iniciativas dentro da Igreja e nas comunidades de base, de novos ministérios e de iniciativas pastorais que vão ao encontro dos problemas da sociedade em transformação.

Com o novo jeito da Pastoral Vocacional, tudo contribui para um esforço maior em todos os âmbitos, teológicos, pedagógicos e antropológicos. Trazendo valores que marcaram profundamente a Pastoral Vocacional. O fio condutor do processo de renovação da Igreja e conseqüentemente da Pastoral Vocacional, foi a constituição dogmática Lumen Gentium, trazendo um novo rumo para a Pastoral Vocacional

Outros documentos foram importantes e significativos para o caminhar da Pastoral Vocacional. O decreto Optatam Totius, deixou bem claro que a PV é um dever de toda a comunidade eclesial. O documento Ad Gentes, sobre a atividade missionária da Igreja. O decreto Presbytererum Ordinis, sobre o ministerio e a vida do presbitero. O decreto Apostolicam Acttuositatem, sobre o Apostolado dos leigos. E por fim o documento perfectae Caritatis, fala da atualização e renovação da vida religiosa. Todos deu um novo ar a Pastoral Vocacional na Igreja e em particular no Basil.

Esse novo ar, trouxeram também tantas outras reflexões para o crescimento da Pastoral Vocacional. Aconteceram os Encontros, os Congressos, Seminários. Todos com um grande desejo de promover uma nova mentalidade vocacional na Igreja e nas Comunidades. E por fim chegamos na grande pergunta que nos faz repensar como nós agentes de Pastoral Vocacional, atuamos na mesma na grande cidade?

Como a Pastoral Vocacional é presente na Cidade

Acolher o caminho que te dar a direção.

Uma nova Pastoral Vocacional Orientada para o sentido da descoberta, em primeiro lugar, da vocação crista, para qual todos e todas são chamados a participar ativamente na edificação da Igreja. Dentro de comunidades cristãs vivas e dinâmicas, situa-se um esforço educacional para discernir e encaminhar as vocações específicas ao ministério e á vida Religiosa.

Mas hoje a Pastoral Vocacional terá que ir em busca de uma nova compreensão da pessoa humana. Terá que mudar o seu jeito de relacionar-se com a juventude. Em um momento de mutações profundas, de fragmentação da pessoa, de exaltação do individualismo, os novos meios que fazem com que as pessoas “jovens” se fechem em seu próprio mundo. A Pastoral Vocacional precisa passar de uma PV apologética, que pretende resolver todos os problemas, para uma Pastoral Vocacional em dialogo,

Capaz de escutar e encontrar uma nova simbologia que fale a esses jovens totalmente voltados para si mesmos. Não se pode continuar fechados num esquema ultrapassado, mas deve abrir ao novo, ao atual que a sociedade oferece e que os jovens desejam inserir-se. Tomar consciência de que estamos em uma mudança de época, significa, essencialmente que temos um novo tipo de jovens.

O jovem de hoje vivem com uma sensação de desamparo O jovem de hoje vivem com uma sensação de desamparo. Rejeitaram os referenciais passados, um vez que pareciam arrancar-lhes o que há de mais sublime: a liberdade. Viram-se, porém, derepente mergulhados em uma vida sem sentido. A ausência de valores, de ideais, deixou os perdidos . Surge então as experiencias-limite (drogas, violências...). O resultado foram o desespero, a morte, a perda de vontade de viver. Nesses jovens agora o sentido é consumir.

Não há lugar para o pensamento, para a reflexão e a ação, especialmente a ação-doação, a gratuidade. É preciso ajudar esse jovem a se buscar naquilo que ele sonha, naquilo que ele acredita, e no que dar sentido a sua vida. A sua vocação de ser filho, filha amada de Deus.

Diante disso , a Pastoral Vocacional é chamada, antes de tudo, conscientizar-se da realidade. Não que a Pastoral Vocacional deva ser pessimista, mas ela não deva ficar sonhando com um certo tipo de jovem que já não existe mais. Trata-se daquele realismo corajoso capaz de perceber as grandes transformações acontecidas. Em seguida, deve perceber a distancia que lhe separa dessa realidade e, por isso, procurar encurta - lá. E isso se fará por meio de uma busca corajosa,

Sofrida, demorada, trabalhosa de um novo método capaz de colocá-la novamente em dialogo com essa juventude desamparada.

O papel da Pastoral Vocacional

A pastoral vocacional tem um papel importante que é aquele de cuidar de todas as vocações. Ela é chamada a dialogar, a se fazer presente e mais ainda a mostrar o seu testemunho, junto das vocações. Na Igreja ela assume um papel importante que é aquele de saber cultivar e acompanhar. É convidada a oferecer exemplos concretos de vivencia dos valores de oração.

A grande interrogação que o jovem traz hoje dentro de si, é o desejo de um vida mais humana. Por isso a Pastoral Vocacional deve ser promotora de uma nova antropologia. Ela deve ver a pessoa humana como um ser situado, responsável diante de Deus e diante dos outros.

A Pastoral Vocacional deverá ajudar o jovem diante de Deus, ter uma atitude de escuta e de dialogo, ajudando assim o mesmo se abrir para a relação com os irmãos e irmãs, dessa relação nascerá uma co-responsabilidade. O encontro com Deus nunca poderá ser a desculpa para esquecer da sua história. Mas o fará sempre a estar conectado com sua comunidade, consigo mesma , com o Mundo e com Deus.

A decisão agora é sua Despertar no jovem a consciência de uma cultura vocacional. Fazer com que o jovem seja protagonista de sua própria vocação. Ser sujeito de sua historia na Igreja e na Sociedade. Ser sinal de vida, alegria, luz e esperança no Mundo. Ajudar o jovem, ter um conhecimento mais profundo da vocação e cresça na experiência de intimidade com Deus.