PROJETO POESIA NA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Literatura Prof. Henrique
Classicismo - A poesia lírica de Camões
Monte Castelo – Legião Urbana
MONTE CASTELO LEGIÃO URBANA.
É só o amor. É só o amor Que conhece o que é verdade
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A PAZ A paz invadiu o meu coração De repente, me encheu de paz Como se o vento de um tufão Arrancasse meus pés do chão Onde eu já não me enterro mais.
MOSAICO CULTURAL Curso de Pedagogia - Campus Millor Fernandes - RJ
INTELIGÊNCIA & VIDA AFETIVA.
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
AMOR E FOGO De: Luís de Camões Rolagem automática dos slides.
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça
A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE NUTRICIONAL NO PACIENTE CRÍTICO
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Introdução ao estudo da Literatura
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Classicismo Processo de urbanização expandindo;
Sugestão de Atividade:
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Poemas Profa. Marilene Garcia.
BECRE - Biblioteca/Centro de Recursos Educativos – Esc. Sec. S. João Estoril ENCONTRO ÀS CINCO 19 / 02 / 09.
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Amor é fogo que arde sem se ver
Eu sou Poeta.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Eu sou um poeta.
Tema: Sou um poeta.
Sou uma Poetisa.
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
AULA 4 Editores de Textos.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Eu sou um poeta.
PROJETO.
13 Liderança nos Grupos - Atividades
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Eu sou um poeta.
Eu sou poeta.
Eu sou um poeta.
Amor é fogo que arde sem se ver.
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO POEMAS: NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Soneto de separação Por Vinicius de Moraes.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Esquemas-síntese do poema «Amor é um fogo que arde sem se ver»
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Os sentimentos de cada um
João Marcos. EXEMPLOS (CERTOS OU ERRADOS): Todos os alunos do curso, entenderam a questão. Os brasileiros que quiserem trabalhar.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Prof. Florêncio Caldas. Principais nomes do modernismo brasileiro Manuel Bandeira literatura (poesia)
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
LITERATURA. VERSO – PROSA PROSA FORÇA DO HÁBITO Um dia o meu cavalo voltará sozinho e, assumindo sem querer a minha própria imagem e semelhança, virá.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
By Búzios Slides Separação Automático.
Soneto de fidelidade. Soneto de fidelidade De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto.
Transcrição da apresentação:

PROJETO POESIA NA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL VILMA DE FARIA SILVA PROFESSORAS: LUCIANA E MARIA AUXILIADORA

APRESENTAÇÃO O presente projeto foi elaborado por nós, professoras de Língua Portuguesa e está sendo desenvolvido na Escola Municipal Vilma de Faria Silva. Este projeto surgiu a partir da necessidade de desenvolver o gosto dos alunos pela leitura de poesias, já que percebemos a falta crescente dessa prática no cotidiano escolar e familiar. Além disso, o livro didático adotado pela escola vem abordar esse tema. A poesia tornou-se objeto de apreciação em todos os níveis por nossos alunos, haja vista que a arte da poesia é vista por alguns como uma difícil arte, muito subjetiva. Nosso objetivo é levar às pessoas, poesias com temas diversos, criados pelos alunos do ensino fundamental, nas quais encontraremos impressões sensoriais, limiares, sugestões de leitura do mundo e de uma geração; principalmente o retrato fiel da emoção de cada aluno-leitor-apreciador.

OBJETIVOS • Gerais Familiarizar o aluno com a linguagem poética, despertar nos mesmos a competência linguística sobre o gênero poema, bem como, recuperar o prazer da leitura poética, a degustação de palavras combinadas, a viagem na fantasia das imagens, dos grandes sonhos e de grandes invenções. • Específicos - Despertar o prazer pela leitura de poemas. - Despertar o interesse pela literatura, pela poesia. - Recitar poesia explorando os recursos existentes. - Reconhecer os poemas em suas diversas formas. - Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público Infanto-juvenil. - Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos. - Resgatar sentimentos e valores.

Série 9º ano Tempo estimado 10 aulas de 60 minutos Materiais necessários - Fotos e biografias de alguns autores, cujos poemas serão estudados em classe. - Computadores com acesso à internet, livros de poesia. - Cartolinas, lápis de cor e giz de cera. Desenvolvimento das atividades Organização da sala Para a discussão dos temas, a turma foi dividida em grupos de cinco componentes. Em outros momentos, será feito uma roda, para que todos participem.

METODOLOGIA 1º Momento - Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um. - CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS De forma dialogada foi perguntado aos alunos o que eles sabem sobre poema: a) Vocês gostam de Poemas? Por quê? b) Vocês lêem Poemas com frequência? c) Já pesquisaram Poemas na internet? d) Vocês sabem como são chamadas as partes de um Poema? e) E cada linha de um Poema? Como vocês chamam? f) Os Poemas podem estar interligados com as músicas? g) Os Poemas trabalham com a sonoridade? h) Você sabe declamar algum Poema? 2º momento - Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características (rima, versos e estrofes), para isso foi utilizado o livro didático adotado pela escola, o qual trazia o conteúdo abordado nas páginas 44 a 47. - Após esse estudo os alunos pegaram fragmentos de poemas e os ilustraram. 3º momento - Distribuição de alguns poemas aos alunos para apreciação e declamação, os quais são: Soneto de separação (Vinicius de Moraes) Soneto da fidelidade (Vinicius de Moraes) Amor é fogo que arde sem se ver (Luís de Camões) • Cada aluno recebeu cópias dos poemas; • Foi solicitado aos alunos a realização de uma leitura silenciosa dos poemas • Depois a leitura em voz alta dos poemas.

4º momento Produção de uma poesia aleatória, sem nenhum critério ou orientação. 5º momento - Ida ao laboratório de informática para pesquisar poemas e autores. - Seleção de alguns poemas que mais gostaram. 6º momento - Distribuição de livros de poesias Solicitação aos alunos a realizar a leitura silenciosa dos poemas - Escolha de uma poesia do livro que mais gostou 7º momento A partir de tudo o que foi estudado sobre o assunto, cada aluno produzirá seu próprio poema. 8º momento Em grupos, os alunos juntarão as poesias produzidas e as que mais gostaram dos outros autores e confeccionarão um livrinho.

9º momento: culminância do projeto Recital de Poesias – os alunos apresentarão para outras turmas da escola. AVALIAÇÃO A avaliação do Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise das poesias produzidas pelos alunos, será avaliado o que compreenderam do que foi estudado e se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, organização de um livrinho ilustrado com as poesias produzidas e dos autores pesquisados e apresentação do SARAU.

LINKS PARA PESQUISA BR&q=pemas+de+Paulo+Jos%C3%A9&btnG=Pesquisar&meta= http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=poemas+de+camoes&btnG=Pesquisar&meta= http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=poemas+de+vinicius+de+moraes&btnG=Pesquisar&meta= http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=ana+maria+machado+escritora&btnG=Pesquisar&meta

SONETO DE SEPARAÇÃO Vinicius de Moraes De repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mãos espalmadas fez-se o espanto De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a última chama E da paixão fez-se o pressentimento E do momento imóvel fez-se o drama De repente não mais que de repente Fez-se de triste o que se fez amante E de sozinho o que se fez contente Fez-se do amigo próximo, distante Fez-se da vida uma aventura errante De repente, não mais que de repente

SONETO DA FIDELIDADE Vinicius de Moraes De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.

AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER; (Luís de Camões) "Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É um não contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É um estar-se preso por vontade; É servir a quem vence o vencedor; É um ter por quem nos mata lealdade. Mas como causar pode o seu favor Nos mortais corações conformidade, Sendo a si tão contrário o mesmo amor?"

“ O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ele trata o assunto.”