Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis
Objetivos e metodologia: Orientar bibliotecários e auxiliares de bibliotecas na utilização e recuperação da informação nas diversas fontes de informação disponíveis em bibliotecas escolares. Metodologia: recursos e fontes de informação, internet e aulas expositivas e dialogadas com exercícios práticos (estratégias de busca, análise dos resultados, documentação dos resultados).
Biblioteca na escola Importância das políticas de acesso e uso Tipos de fontes de Informação Utilização de fontes e recursos de Informação Recuperação da informação Recursos acessíveis e disponíveis: práticas no uso de diferentes fontes de informação
Políticas de acesso e uso Manifesto da UNESCO Brasil Santa Catarina Florianópolis Bibliotecas para facilitar o acesso e auxiliar no uso das fontes de informação
Fontes de informação Tipologia documental: livros, revistas, jornais, Internet Características Acesso e uso Recuperação da informação Recursos acessíveis e disponíveis: práticas no uso de diferentes fontes de informação
Começar a seleção Como localizar: bibliotecas tradicionais, digitais, virtuais Bases de dados na escola: quem usa? por que busca? o que procura? como formular a busca? saber ler, analisar e interpretar os resultados da busca...
Procedimentos nos estudos Tipo de pesquisa Escolha do tema Levantamento de fontes de informação Armazenamento (disquetes, pen-drive, favoritos, impressos) Seleção do material para leitura Elaboração dos resumos Análise dos documentos Estrutura do relatório do estudo
Critérios de avaliação Título Autoridade (link) Instituição Data da criação ou revisão Público-alvo (no contexto) Propósito da informação: informa, exemplifica ou julga
Recursos disponíveis BVBCI BN INEP IBICT Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações SCIELO Catálogo Virtual de Karlsruher - KVK - Karlsruhe Virtueler Katalog URL:
Instituições como Fontes de Informação
Instituições como Fontes de Informação
Web 2.0 na escola... Blogs Wikis Wikipédia RSS YouTube... e você ?
Bibliotecas na escola e... Fontes de informação: relevante, atualizada, disponível e acessível. Recursos informacionais: conhecer, manusear e ensinar o acesso e uso. Competência informacional: analfabetos, analfabetos funcionais e letramento. Leituras: oral, silenciosa e hipermídia. Escritas: compartilhar saberes.
Zapear é preciso! Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina