Memórias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Componentes de Um Computador
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Administração Sistemas Informáticos I
HARDWARE.
Arquitetura e organização de computadores
Memorias ROM RAM.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. Wanderley Cardoso Celeste
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Memória RAM.
Professor Victor Sotero
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Escola Secundária Alberto Sampaio 2012/2013
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Introdução à Programação
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Memórias Digitais Memórias:
Memórias Digitais Departamento de Engenharia Elétrica – UFRJ
Arquitectura dos processadores
AULA 1.
Escola Prática de Formação e Tecnologia
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
Agenda - Aula 03 Introdução (Computador Digital) Memória
Técnico em Informática
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Memórias Memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso,
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
Memória RAM Prof. Emanoel de Oliveira.
Placa de rede, Memória RAM, Hub
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11.
Conceitos Básicos de Informática
Escola Secundaria Sebastião da gama Memorias André Santos 12ºL Nº2 Prof: Carlos Pereira SDAC.
Organização e Arquitetura de Computadores
Componentes básicos de um computador
Tipos De Memória.
Memorias.
Componentes de Hardware
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
TECNOLOGIA DE IMFORMAÇAO E DA COMONICAÇAO 1ª apresentação Igor Manuel Amorim Santos1.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 1ªApresentação Emanuel Maganinho1.
Bruno Iran Ferreira Maciel
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Escola Secundária Sebastião da Gama
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
DSC/CCT/UFCG No Interior do Computador Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.:
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
Memória.
Projeto Operador de Computador
Bem vindos!!!. Roteiro Hardware Processamento Periféricos Memória Componentes Placa mãe.
Trabalho realizado por: Nuno bandola nº7
Tecnologias da Informação e Comunicação
Memórias Memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso,
MEMÓRIAS.
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Bruno Iran Ferreira Maciel
MEMÓRIA. SERVE PARA ARMAZENAR DADOS PODEM SER: ROM – PERMANENTE (ROM – READ ONLY MEMORY) EX. CD ROM e BIOS RAM – TEMPORÁRIA (RAM – RANDON ACCESS MEMORY)
Disciplina: Circuitos Digitais
Memórias Secundárias Dispositivos de Armazenamento.
Transcrição da apresentação:

Memórias

MEDIDAS DE MEMÓRIA Da mesma forma que o cérebro humano, o computador também possui uma memória, onde, quando está ligado, são armazenadas as informações. A menor unidade utilizável para representação de informações num computador é o BIT . Como este único bit é insuficiente para representar um carácter eles são reunidos em conjuntos de oito. Estes conjuntos de 8 bits recebem a denominação de BYTE . Sobre as informações armazenadas num computador, utiliza-se o termo byte , correspondendo a um caracter. Tendo em conta que a unidade byte é muito pequena para indicar valores mais extensos, utilizam-se múltiplos do byte. 1 byte é equivalente a 8 bits 1 Kbyte é equivalente a 1.024 bytes 1 Mbyte é equivalente a 1.024 kbytes 1 Gbyte é equivalente a 1.024 Mbytes  

Memória RAM Permite leitura e escrita Memória de acesso aleatório É volátil e programável O conteúdo desaparece com a falta de energia. Nesta memória encontram-se dados armazenados que estão “neste momento” a ser processados.

Número de contactos Podemos classificar as memórias RAM, quanto à sua forma física, nos seguintes tipos: Módulo DIMM de 168 contactos (Double In-Line Memory Module) Módulo SODIMM de 72, 144 e 200 contactos (Small Out-Line DIMM) Módulo DIMM de 184 contactos Módulo DIP (Dual In-Line Package) Módulo SIMM de 30 contactos (Single In-Line Memory Module) Módulo SIMM de 72 contactos (Single In-Line Memory Module)

Existem vários tipos de RAM, em função da sua tecnologia: DRAM (Dynamic RAM) FPM RAM (Fast Page Mode ) EDO RAM (Extended Data Out) BEDO RAM (Burst Extended Data Out) SDRAM (Synchronous Dynamic RAM) - associada a módulos SIMM ou DIMM VRAM (Vídeo RAM) associadas a módulos SIMM;

CACHE A memória cache é um bloco de memória de acesso rápido e independente da memória do sistema, onde o processador guarda temporariamente dados e instruções, a fim de melhorar a resposta do sistema. A memória cache fica entre o microprocessador e a memória RAM do computador. O microprocessador lê blocos de instruções e dados da memória do sistema e coloca-os temporariamente na memória cache. É a partir desta memória de cache que essas instruções são descodificadas e executadas. Como o tempo de acesso à memória de cache é muito mais curto do que o tempo de acesso à memória do sistema, a velocidade de leitura das instruções é maior e consequentemente a velocidade de todo o sistema aumenta.

A memória CACHE é encontrada em dois tipos (níveis): Memória cache L1 – encontra-se dentro do processador ou cache interna. A sua capacidade pode ir até aos 128 Kbytes, divididos em duas partes (uma para dados e outra para instruções). Memória cache L2 – encontra-se na motherboard ou dentro do processador (mais recentemente). Quando é externa, a sua capacidade depende do chipset presente na motherboard. Quando é interna, a capacidade varia de 128 Kbytes a 2 Mbytes.  

Memória ROM Memória só de leitura; Não volátil; Destina-se a armazenar uma parte do programa responsável pela gestão do sistema, que permite iniciar o computador, bem como o reconhecimento de determinados dispositivos que fazem parte do mesmo; O conteúdo não desaparece com a falta de energia. O parâmetro mais usual para classificar as memórias é o tamanho da mesma em bytes, ou múltiplos dessa unidade (normalmente megabytes para as memórias RAM e kilobytes para as memórias ROM).

Tipos de memórias ROM Existem ainda três tipos de memórias ROM segundo a forma de gravação: PROM (Programmable Read Only Memory) – A informação só pode gravada uma única vez através de um equipamento especial. A programação é feita fundindo fusíveis internos à memória. EPROM (Erasable Programmable ROM) Pode-se gravar e apagar um determinado número de vezes. A programação é feita pela indução de cargas eléctricas aos circuitos internos. A eliminação do programa faz-se expondo a memória a raios ultravioleta. EEPROM (Electricaly EPROM) Podem ser programadas electronicamente sem as retirar do seu local na motherboard.  

Discos Rígidos

O dispositivo principal de armazenamento nos computadores é o disco rígido designado pela sigla HDD – Hard Disk Drive ou Winchester (a primeira marca deste tipo de discos). Este tipo de disco é composto por vários discos de aço (daí o nome Disco Rígido) sobrepostos. O problema principal é que, ao contrário das unidades de disquetes, as cabeças de escrita/leitura não tocam nos discos. Quando isso acontece, - avaria - designada por aterragem das cabeças, podem-se riscar um ou mais discos, fazendo com que as cabeças não consigam aceder às zonas danificadas. Para limitar esta possibilidade, os discos rígidos têm todos uma função de Auto-Park que move as cabeças para fora da zona útil dos discos rígidos quando o computador é desligado.

Controladores de discos Todas as operações levadas a cabo pelo disco são geridas por uma controladora própria à qual o disco vai ficar ligado. Essas controladoras são diferentes para cada tipo de disco. Tipos de controladores: ST506 ESDI IDE IDE ULTRA DMA SCSI S-ATA

Instalar e substituir um disco rígido Desligue o computador, e desligue todos os acessórios a ela ligada. Continue por tirar o computador totalmente a partir da sua fonte de alimentação, aguarde 15 segundos, e "solo" sozinho para evitar choques eléctricos. Remova os parafusos segurando a tampa do computador no lugar. Retire a tampa computadores e colocá-lo delicadamente ao lado. Localize o velho disco rígido do computador na unidade baía, e remover quaisquer cabos ou fios ligados a ele. Os principais cabos será um cabo de dados e um cabo de alimentação. Embora removê-las, certifique - se de documento onde se juntar a fim de reanexá-los. Localizar os parafusos utilizados para ancorar o disco rígido à armação do computador caso.

Se um outro disco rígido está presente, definir seu jumpers, determinando que a unidade é "mestre" e "escravo" para uma unidade mais velhos. A fixação pode permanecer como "único" ou "comandante", quando uma unidade está instalada. Reconecte o cabo de dados e poder cabo, que foram anexados ao originalhard unidade. Substitua a tampa computadores. Conecte todos os cabos de volta para o computador. Power no computador. Se ele estiver instalado correctamente, o computador devem auto - reconhecer o novo disco rígido. Você agora está pronto para particionar e formatar a nova unidade de disco rígido.