Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
III Encontro de Boas Práticas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
alfabetização INTRODUÇÃO
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Caderno Interfaces Curriculares
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Decisões.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Orientação Técnico-Pedagógica
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
DESENHO DO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Planejamento da Rotina Semanal
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)
1ª Formação de Professores Coordenadores
TV ESCOLA.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Planejamento de Ensino
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Organização e desenvolvimento do HTPC
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
Abrir o Apetite Poético
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

Por quê? Resultados SARESP 2005

Por quê? PERCENTUAL DE ALUNOS QUE ESTÃO SITUADOS NOS NÍVEIS INFERIORES – CICLO I – LEITURA E ESCRITA

Investir na formação continuada de educadores e gestores; Oferecer materiais de uso para o professor e alunos; Enviar acervo de livros para as 1ª séries/ PIC 3ª e 4ª; Melhorar as condições físicas e institucionais das unidades escolares.

Implantação 2007 Formação trio gestor, preparação do material etc.(na capital). 2008 COGSP/Capital: - 523 escolas/4.362 classes de 1ª série (18.963 - 1ª a 4ª) e 152.669 alunos de 1ª série (631.080 – 1ª a 4ª) COGSP/GSP – convênios de apoio com Municípios CEI – formação do trio gestor, etc. 2009 COGSP – coordenação e acompanhamento CEI – implantação em 517 escolas/2.672 classes de 1ª série (11.354 – 1ª a 4ª) e 78.962 alunos de 1ª série (343.969 – 1ª a 4ª) 2010 Coordenação e acompanhamento da COGSP/CEI

É uma resposta prática frente aos dados avaliativos divulgados nacionalmente. A proposição destes materiais para o uso em sala de aula não significa qualquer imposição aos professores, pelo contrário, visa o compartilhamento das responsabilidades na difícil tarefa de reverter os dados avaliativos.

Os materiais didáticos elaborados para o Programa Ler e Escrever ancoram-se em uma concepção familiar para a rede estadual de ensino propugnada pelo Programa Letra e Vida e tem como objetivo principal subsidiar o trabalho do professor em sala de aula. A produção deste material visa responder a uma antiga solicitação dos professores, complementando seu trabalho por meio de sugestões de boas atividades didáticas que deverão compor a rotina da sala de aula.

Divide-se em duas partes abordando temas como: Expectativas de aprendizagem para série; Sondagem; Organização de rotina Orientações didáticas

Guia de Planejamento e orientações didáticas para o professor; Caderno de planejamento e avaliação do professor Livro de Textos dos alunos Coletânea de atividades para o aluno Guia de orientação de estudos para HTPC “on line” disponível no site

Divide-se em duas partes abordando temas como: Expectativas de aprendizagem para série; Sondagem; Organização de rotina Orientações didáticas

Complementa o guia permitindo ao professor registrar: 1) Informações sobre o aluno

2) Registro de Sondagem

3) Registro da Rotina, planejamento e avaliação

Atividades elaboradas a partir de: Alfabeto e nomes próprios; Acontecimentos marcantes; Cantigas populares Textos de memória; Receitas; Escritas e leitura de listas; Poemas; Cruzadinhas; Adivinhas; Textos científicos; Textos instrucionais.

Variedades textuais disponíveis nesta coletânea Parlendas; Adivinhas; Canções; Contos; Trava-língua; Cantigas de roda; Poemas; Quadrinhas; Fábulas; Lendas e mitos; Textos instrucionais e de divulgação científica; Jogos e brincadeiras e biografias.

Guia de Planejamento e orientações didáticas para o professor; Guia de orientação de estudos para HTPC “on line” disponível no site

PIC de 3ª e 4ª séries Guia de orientação de estudos para HTPC “on line” disponível no site

Acervo de livros de literatura e para-didáticos para 1ª série e PIC de 3ª e 4ª série Assinaturas de revistas (Recreio, Genius, Galileu, Picolé) - Kits de gibis (Mônica, Cebolinha) para 1ª série Letras móveis e Globo 1ª série Calculadoras (PIC 4ª série)

Garantir que os materiais enviados cheguem às salas de aula; Contribuir com o bom uso dos materiais pelos professores garantindo as condições necessárias para que TODOS os alunos possam avançar em suas aprendizagens.