APOIO INTERNET - www.projectos.TE.pt/links Materiais APOIO INTERNET - www.projectos.TE.pt/links.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distribuição dos elétrons
Advertisements

Constituição atómica da matéria.
A formação de Iões Na Na Ião sódio: Na+ Ião monopositivo
Em grego significa indivisível.
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais.
SOLUÇÕES.
Representação de átomos e de moléculas
Mol, Massa Molar e Volume Molar
Sumário: Correcção do TPC.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
UNIDADE 1 - DAS ESTRELAS AO ÁTOMO
Composição da matéria Prof. Jair alberto
Tabela Periódica dos Elementos
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
SUBSTÂNCIAS.
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Aula 7 Lays Omena – Química.
Os átomos Os elementos que formam o nosso corpo, como o cálcio dos ossos, o ferro do sangue e todos os outros elementos, foram gerados no interior das.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Química Tecnológica Materiais
CONSTITUIÇÃO DO MUNDO MATERIAL
Reacções em Solução Aquosa Unidade Departamental de Engenharias
Química Aplicada ao Ambiente
0. Módulo Inicial a) Materiais b) Soluções c) Elementos químicos.
AULAS 1 E 2 – TEORIA ATÔMICO MOLECULAR
3ª Lei de Newton ou Lei da Ação-Reação
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Introdução.
Substâncias iónicas.
As moléculas são grupos de átomos. São eletricamente neutras.
SOLUÇÕES.
Soluções.
Seminário de Química Reações em solução e estequiometria de soluções Elisa C Guida.
Quantidade de Matéria e Conceitos Correlatos em Química
Felipe físico-química
Classificação dos Materiais
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
Filipa Vicente. Os electrões dos átomos estão distribuídos, à volta do núcleo, em níveis de energia. Cada nível só pode ter um número bem determinado.
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Tudo o que existe é feito de ÁTOMOS, são os “tijolos” da natureza
Revisão sobre estrutura atómica
3.3. Propriedades periódicas dos elementos representativos
1 Massa e tamanho dos átomos Subdomínio.
1 Massa e tamanho dos átomos Subdomínio.
Seminário de Química Geral - Capítulo 1
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Unidade 3 Classificação dos materiais
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
solução Uma solução é uma mistura homogénea.
Misturas são materiais constituídos por mais do que uma substância. As misturas podem ser decompostas fisicamente nas suas substâncias constituintes. Misturas:
1.1. A MASSA E TAMANHO DOS ÁTOMOS
SUMÁRIO: Introdução ao estudo da quantidade em química: quantidade de matéria e massa molar. Fração molar e fração mássica. Resolução de exercícios.
7.3 Isótopos. 7.3 Isótopos Na tabela seguinte indica-se a carga elétrica e a massa das partículas que constituem o átomo: Partícula Carga elétrica.
7.4 Massa atómica relativa
1.1. Natureza corpuscular da matéria (pág. 10) M1.
Elementos Químicos e sua organização Professora Paula Melo Silva
Estrutura atômica da matéria.
0.1. Materiais 0.2. Soluções 0.3. Elementos Químicos.
A matéria é constituída por pequeníssimos corpúsculos que estão em constante movimento o que define cada um dos estados físicos.
Em Química, chama-se solução a uma mistura homogénea constituída por um solvente e por um ou mais solutos nele dissolvidos. O soluto é a substância que.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.
Transcrição da apresentação:

APOIO INTERNET - www.projectos.TE.pt/links Materiais APOIO INTERNET - www.projectos.TE.pt/links

Materiais «Nós somos química e o resto do Universo também» Os conhecimentos de Química são essenciais para a compreensão dos fenómenos naturais, desde a microscópica divisão celular à astronómica explosão de uma estrela.

1 - Materiais Origem dos materiais Composição dos materiais Misturas e substâncias Unidades estruturais Estados físicos Átomos Iões

2 - SOLUÇÕES Solvente e solutos Composição quantitativa

3 - ELEMENTOS QUÍMICOS Elementos químicos Isótopos Massa atómica relativa Tabela Periódica Fórmulas químicas Massas moleculares relativas

1 - materiais Materiais naturais – Existem na Natureza e não são transformados pelo Homem (ex: madeira, rochas, água de nascente, e carvão). Materiais manufacturados – São fabricados pelo Homem. Podem ser de origem natural (ex: papel, algodão, lã e seda) e de origem sintética (ex: plástico, borracha, nylon e poliéster).

Unidades estruturais As substâncias são formadas por partículas (unidades estruturais)

Unidades estruturais Ferro - Átomos de ferro Diamante - Átomos de carbono

Unidades estruturais Água – Moléculas de água Cloreto de sódio – Iões positivos de sódio e negativos de Cloro

Unidades estruturais

átomos Todas as substâncias são formadas a partir de átomos: Átomos > Substâncias (ex: carbono, grafite e metais) Átomos > Moléculas e iões > Substâncias Os átomos são constituídos por partículas mais pequenas (subatómicas): protões, neutrões e electrões.

Átomos Os protões e os neutrões encontram-se no núcleo (centro do átomo) e chamam-se nucleões. Os electrões movem-se à volta do núcleo, formando a nuvem electrónica. Protões – Partículas com carga eléctrica positiva. Neutrões – Partículas sem carga eléctrica (são neutros). Electrões – Partículas com carga eléctrica negativa.

átomos

Átomos Carga eléctrica do núcleo (carga nuclear) = soma da carga eléctrica dos protões. O átomo não tem carga eléctrica (é neutro), porque o número de protões é igual ao número de electrões (a soma da carga eléctrica dos protões e dos electrões é zero).

Átomos Massa do átomo = massa dos protões + massa dos neutrões Os electrões são muito mais leves do que os protões e os neutrões (a massa dos electrões pode ser desprezada, somando-se apenas a massa dos protões e dos neutrões).

átomos Tamanho do átomo (raio atómico) = tamanho da nuvem electrónica O tamanho do núcleo pode ser desprezado porque é cerca de 10000 vezes menor do que a nuvem electrónica.

Iões Quando um átomo (ou conjunto de átomos) ganha electrões, forma um ião negativo (anião) com carga eléctrica negativa. Exemplos: Anião cloreto (cloro) - Cl- ­ Anião óxido (oxigénio) - O2-­ Anião nitrato - NO3-­ Anião sulfato - SO42-

IÕes

Iões Quando um átomo (ou conjunto de átomos) perde electrões, forma um ião positivo (catião) com carga eléctrica positiva. Exemplos: Catião hidrogénio - H+ Catião sódio - Na+ Catião magnésio - Mg2+ Catião amónio - NH4+

iões

Iões poliatómicos

iões Massa de um ião = massa do átomo ou conjunto de átomos. A massa dos electrões é muito pequena em relação à dos protões e dos neutrões.

2 - SOLUÇÕES Solução – Mistura homogénea sólida, líquida ou gasosa. Numa solução existe um solvente e um ou mais solutos. O solvente dissolve outra substância. O soluto dissolve-se no solvente, quando se mistura e deixa de ser visível.

2 - SOLUÇÕES Solvente (fase dispersante) – Substância que está no mesmo estado físico que a solução, que se encontra em maior quantidade, ou que é mais volátil (evapora mais facilmente). Soluto (fase dispersa) – Substância que se encontra em menor quantidade ou que é menos volátil.

2 - SOLUÇÕES

2 - SOLUÇÕES Composição quantitativa – Quantidade (massa ou volume) do soluto e do solvente que existe na solução. Concentração mássica (Cm) - Massa de soluto (ex: gramas) que existe em cada unidade de volume da solução (ex: em um litro).

2 - SOLUÇÕES A concentração mede-se em kg/m3 (kg m-3), de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). Também pode ser medida em: kg/L (kg L-1) ou kg/dm3 (kg dm-3) g/L (g L-1) ou g/dm3 (g dm-3) g/mL (g mL-1) ou g/cm3 (g cm-3) 1 L = 1 dm3 1 mL = 1 cm3

3 - Elementos químicos Os elementos químicos são os átomos. Conhecem-se 118 átomos: 90 naturais e 28 artificiais. Todas as substâncias são formadas a partir de átomos.

3 - Elementos químicos Cada elemento (átomo) representa-se por um símbolo químico, que pode ter à sua esquerda o número atómico (número de protões do átomo). Ex: 1H e 6C

3 - Elementos químicos Os átomos de um elemento têm o mesmo número de protões (mesmo número atómico) e o mesmo número de electrões. Mas o número de neutrões pode ser diferente .

3 - Elementos químicos Estes átomos chamam-se isótopos e representam-se por um símbolo químico, que tem à sua esquerda o número atómico e o número de massa (número de protões + neutrões).

3 - Elementos químicos Isótopos - Átomos do mesmo elemento que têm diferente número de neutrões (diferente número de massa). Nuclido - Cada tipo de átomo, com o seu número de massa e o seu número atómico.

3 - Elementos químicos Quase todos os elementos químicos são constituídos por uma mistura de isótopos. Ex: 11H , 21H e 31H Os isótopos existem em diferentes quantidades (percentagem ou abundância relativa dos isótopos) Ex: A abundância relativa dos isótopos de cloro-35 é de 75% e dos isótopos de cloro-37 é de 25%. Isto significa que numa amostra de cloro, 75% dos seus átomos são do isótopo 35 e 25% dos seus átomos são do isótopo 37.

3 - Elementos químicos Massa isotópica relativa (Ar) - Número de vezes que a massa de um isótopo é maior do que 1/12 da massa do isótopo carbono-12. Ex: Ar (11H) = 1,00 e Ar (21H) = 2,00

3 - Elementos químicos Massa atómica relativa (Ar) - Número de vezes que a massa de um átomo é maior do que 1/12 da massa do isótopo carbono-12. Unidade de massa atómica relativa - 1/12 da massa do isótopo carbono-12, cujo valor é 1u = 1,66 × 10­-27 kg.

3 - Elementos químicos Massa atómica relativa - Média ponderada das massas isotópicas relativas dos isótopos desse elemento. A média ponderada é calculada com as abundâncias relativas dos isótopos.

3 - Elementos químicos