Importância da Certificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Advertisements

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Governança Ambiental Contexto Geral: Ideologia Liberal
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
Sistemas de Gestão Integrada
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Medição & Verificação Porque o M&V é importante e como isto pode ser incorporado no mercado Brasileiro.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Ecologística: a logística da ecologia
20 Perguntas
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
A Holcim LTD é um dos principais fornecedores mundiais de cimento, bem como agregados( brita,areiae cascalho),concreto e serviços de construção com atividades.
Bom dia! Impactos da norma nos projetos de arquitetura e urbanização
Instrutor: Objetivos:.
Financiamentos Sustentáveis na Amazônia
Impactos Ambientais – Edificações - USA
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Impactos da norma nos demais projetos da edificação habitacional e nos serviços de gerenciamento e fiscalização de obras Fernando Jardim Mentone Vice-Presidente.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Introdução à Qualidade
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Qualidade na Manutenção
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Instrutor: Objetivos:.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Instrutor: Objetivos:.
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
Sistema de Gestão Ambiental
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Henrique Andrade 4º Edificações Manhã.  É uma nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente, ou pelo menos, causar menos impacto.
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Gestão da Produção e Logística
Conteúdo programático
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO que bicho é esse? ..
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
MÓDULO 2 QUALIDADE.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

Importância da Certificação de Construções Ambientalmente Sustentáveis I Seminário Internacional “Promovendo Construções e Reformas Sustentáveis na Cidade de São Paulo” SUSTENTAX FGV, 02.07.07 Engenharia de Sustentabilidade

EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL Empreendimentos Sustentáveis são aqueles que, harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade de sua influência, proporcionam o melhor retorno para seus investidores e proprietários e menores custos e melhor saúde, conforto e produtividade para seus ocupantes. Sustentabilidade Econômica Sustentabilidade Ambiental Sustentabilidade Social

SUSTENTABILIDADE SOCIAL Respeito aos Direitos do Trabalho Respeito aos Direitos Humanos Combate à Corrupção Segurança Preventiva Inclusão Social Local

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Racionalização do Uso Água Qualidade Ambiental Interna Eficiência Energética Sustentabilidade dos Materiais Sustentabilidade do Espaço

Como garantir sustentabilidade ambiental competitiva aos empreendimentos ? Metodologia de Projeto Construtores Conscientes Controle do Processo

COM METODOLOGIA DE PROJETO Concepção Integrada e Participativa objetivando: Seleção do terreno (nem sempre é possível); Minimização competitiva das necessidades energéticas; arquitetura, ar condicionado e iluminação Racionalização do uso da água; Seleção de materiais sustentáveis; Garantia de qualidade ambiental interna desde a construção; Práticas sustentáveis de construção, operação e manutenção durante o ciclo de vida. Outros No critério LEED, vale a norma mais rigorosa (local ou LEED)

COM CONSTRUTORES CONSCIENTES Incorporar em seus procedimentos práticas sustentáveis de construção Proteção à biodiversidade Controle de erosão e sedimentação Separação de lixo e reciclagem Uso de materiais sustentáveis Qualidade ambiental interna e na logística Outros Impactam por 30 a 50% dos requisitos do LEED Necessidade das equipes de obra e de controle de qualidade serem treinadas para maior produtividade e redução de custos

COM CONTROLE DO PROCESSO PLANEJAMENTO DA IMPLANTAÇÃO GERENCIAMENTO DA IMPLANTAÇÃO COMISSIONAMENTO PREPARAÇÃO PARA A OPERAÇÃO ACOMPANHAMENTO DAS AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO MONITORAÇÃO DO DESEMPENHO E TREINAMENTO PERIÓDICOS

PRINCIPAIS APRENDIZADOS Mudança no “jeito que nos acostumamos a fazer as coisas com energia barata e água abundante” Projetos harmonizados com a natureza (sol, vento e gravidade) Construtores contribuindo para uma cidade mais saudável e mais limpa Materiais Especificadores e compradores têm dificuldade em definir e comprar materiais apropriados, com segurança de que não comprometerão a certificação Materiais ecologicamente corretos mas que apresentaram baixo desempenho na aplicação e durabilidade Aumento dos custos de construção e manutenção pelo retrabalho de substituição de produtos e materiais inadequados

AS MAIORES LIÇÕES É possível se fazer empreendimentos verdes certificados com preços inferiores aos convencionais. O processo de certificação requer Ética na aplicação dos princípios Equilíbrio entre retorno financeiro e impactos socioambientais Metodologia de processo e disciplina na execução O querer “parecer verde” custa caro e não é sustentável!

IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO Passa a existir uma direção geral O processo de certificação exige, no mínimo: acompanhamento e fiscalização cumprimento de desempenho, conforme projeto detalhada medição e verificação independentes Garantia de que o empreendimento é, realmente, sustentável conforme o critério a ser utilizado A diferença em dizer que “sigo os parâmetros” e “tenho uma certificação” é enorme! Dizer que segue os princípios sustentáveis e não ter uma certificação é o mesmo que: “querer parecer verde” e “ser verde” realizar uma auto-auditoria ao invés de uma a auditoria externa dizer “sigo todos os padrões ISO, mas não tenho o certificado!”

BENEFÍCIOS COMUNS AOS EMPREENDIMENTOS CERTIFICADOS LEED Mito: um empreendimento sustentável tem custo maior Menores custos operacionais: Energia ~ 15 a 30% Água ~ 30 a 50% Lixo ~ 50 a 97 % Menores seguros de Operação e Manutenção Melhor qualidade ambiental interna; Melhor conforto e saúde dos ocupantes; Maior qualidade de vida; Maior nível de satisfação; Maior produtividade; Menores seguros de vida.

Comentários finais Empreendimentos Sustentáveis podem custar mais barato do que os projetados convencionalmente projetados no conceito de energia e água de baixo custo e abundantes. Empreendimentos não sustentáveis serão considerados, no máximo em cinco anos, empreendimentos de segunda categoria e perderão valor; É preciso que a cidade de São Paulo crie uma regulamentação para novas construções e grandes reformas de modo a se diminuir a pegada ecológica do setor do “construbusiness”, que é muito elevada, inclusive com impactos importantes no desmatamento amazônico, principal problema de GEE do Brasil. O Governo Federal deveria criar, especialmente para as construções públicas, como ocorre em outros países, critérios de sustentabilidade socioambientais obrigatórios, tendo em conta as diversidades e mudanças climáticas esperadas e de materiais regionais.

1a Certificação LEED da América do Sul A certificação do primeiro “Green Bulding” do Brasil e da América do Sul demonstrou ser totalmente factível e sem complexidades. Metodologia adequada e disciplina na execução foram fatores chaves no sucesso da certificação. SustentaX

Grupo SustentaX SUSTENTAX www.SustentaX.com.br www.NewmarEnergia.com.br www.Neutrum.com.br SUSTENTAX Engenharia de Sustentabilidade