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Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência

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Apresentação em tema: "Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Rohny da Cunha Antunes Segurança, Meio Ambiente e Saúde Fone: (21) Outubro/06

2 Agenda Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS)
InfoPAE (motivação, o que é, objetivo) Capacitação InfoPAE na Petrobras Filme

3 Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Educar, capacitar e comprometer os trabalhadores com as questões de SMS, envolvendo fornecedores, comunidades órgãos competentes, entidades representativas dos trabalhadores e demais partes interessadas; Estimular o registro e tratamento das questões de SMS e considerar, nos sistemas de consequência e reconhecimento, o desempenho em SMS; Atuar na promoção da saúde, na proteção do ser humano e do meio ambiente mediante identificação, controle e monitoramento de riscos, adequando a segurança de processos às melhores práticas mundiais e mantendo-se preparada para emergências. Assegurar a sustentabilidade de projetos, empreendimentos e produtos ao longo do seu ciclo de vida, considerando os impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social; Considerar a eco-eficiência das operações e produtos, minimizando os impactos adversos inerentes às atividades da indústria.

4 Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Parte integrante do Plano Estratégico Petrobras 2015, através das suas 15 Diretrizes Corporativas de SMS. 01) Liderança e Responsabilidade; 02) Conformidade Legal; 03) Avaliação e Gestão de Riscos; 04) Novos Empreendimentos; 05) Operação e Manutenção; 06) Gestão de Mudanças; 07) Aquisição de Bens e Serviços; 08) Capacitação, Educação e Conscientização; 09) Gestão de Informações; 10) Comunicação; 11) Contingência; 12) Relacionamento com a Comunidade; 13) Análise de Acidentes e Incidentes; 14) Gestão de Produtos; 15) Processo de Melhoria Contínua.

5 Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
InfoPAE como Ferramenta corporativa de atendimento à Diretriz 11 Diretriz 11 - Contingência As situações de emergência devem estar previstas e ser enfrentadas com rapidez e eficácia visando a máxima redução de seus efeitos.

6 Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Requisitos da Diretriz de Contingência Garantia de que os planos de contingência de cada unidade estejam avaliados, revisados e atualizados, bem como integrados aos planos de contingência regionais e corporativo da Empresa; Desenvolvimento de programas de esclarecimento e treinamento junto às comunidades potencialmente expostas a riscos, visando sua incorporação aos planos de contingência; Adequação dos planos de contingência às variações de risco eventualmente identificadas; Consideração, nos planos de contingência, dos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes de possíveis acidentes; Implementação de mecanismos que assegurem a atualização, divulgação e pronto acesso aos planos de contingência por parte da força de trabalho, órgãos governamentais e não-governamentais, comunidades e demais partes interessadas; Realização periódica de treinamentos e exercícios simulados, com a participação de todos os envolvidos e posterior avaliação dos resultados.

7 InfoPAE - motivação Um plano de Emergência compreende:
Cenários acidentais (conjunto de situações e características específicas que definem um incidente, ex: tipo, local, produto, etc.) Ações estruturadas (a serem seguidas durante a emergência) Equipes responsáveis pela execução das ações Recursos materiais disponíveis Entidades externas e fornecedores Especialistas Documentos (fluxogramas, mapas, plantas, fotos, manuais, etc)

8 InfoPAE - motivação Planos de Emergência atualmente em uso
Descritos em forma de documentos muito grandes Difíceis de manipular durante a emergência Difíceis de atualizar Difíceis de acompanhar a aderência das ações executadas com as ações previstas no plano Como melhorar? Através da informatização dos planos de emergência, que consiste em: Organizar as informações em uma base de dados Estruturar o plano em uma árvore de decisão Disponibilizar um guia das ações a serem executadas durante uma emergência Permitir o registro do andamento da emergência

9 InfoPAE – o que é Sistema informatizado que tem por objetivo melhorar a eficiência num combate a uma emergência, diminuindo seu tempo de resposta, bem como ajudar na redução dos impactos sobre o meio ambiente, patrimônio e imagem do Sistema Petrobras Permite associar informações e ações contidas nos planos de emergência a uma base de dados georreferenciada, que pode conter dados como: imagens de satélites, fotografias aéreas, mapas de sensibilidade, etc

10 InfoPAE – o que é Inserido em um contexto amplo, no sentido de se estabelecer um alto padrão de qualidade para o gerenciamento e o combate à emergências nas Unidades Operativas da Petrobras, observando a adequação às normas existentes (ex: N-2644 (versão b) e resoluções tal com a Conama 293) Incorpora o conhecimento técnico e experiências da Petrobras

11 InfoPAE – o que é É um sistema para desenvolvimento de planos de emergência informatizados O Sistema possui quatro módulos principais: Edição, manutenção e consulta do banco de dados Criação, edição e manutenção do plano (dados e procedimentos) Execução do Plano (emergência e simulados) Registro de informações e preparação de relatórios Possibilidade de contemplar diversos tipos de cenários acidentais Nestes planos, baseado no conhecimento técnico e experiência da Petrobras, são organizadas e disponibilizadas numerosas informações, procedimentos operacionais e estratégias de combate para cada cenário acidental Durante uma emergência, o sistema seleciona as informações necessárias para o cenário acidental corrente

12 InfoPAE – o que é

13 InfoPAE – objetivo Ajudar a aumentar a eficiência da capacidade de resposta à emergências Fora da emergência Facilitar a atualização dos dados Facilitar a sistematização e padronização das atividades de elaboração e revisão dos planos de emergência Identificar lacunas entre os cenários acidentais e os procedimentos de resposta Facilitar o treinamento das equipes envolvidas no plano de emergência Auxiliar o planejamento de simulados Durante a emergência Guiar a utilização do plano Disponibilizar as informações necessárias para cada cenário acidental (minimizando o tempo de resposta do combate) Registrar as ações executadas Disponibilizar relatórios (pode ser utilizado como canal formal de comunicação da emergência. Ex. Comunicação de Crise)

14 1255 pessoas treinadas na Companhia
Capacitação PESSOAS TREINADAS 1255 pessoas treinadas na Companhia

15 InfoPAE na Petrobras Abastecimento Área Internacional BR Distribuidora
Cenpes Comunicação Institucional Engenharia E&P (Exploração e Produção) Gás e Energia TI Transpetro Serviços Compartilhados

16 O B R I G A D O Rohny da Cunha Antunes
Segurança, Meio Ambiente e Saúde Fone: (21) Outubro/06


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