Gestão de Negócios & Carreiras SAP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Projeto Qualified Curriculum
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Premissas do Estudo de Caso
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Sistemas de Apoio às Operações
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGISTICA EMPRESARIAL
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Sistemas de Informação
Implementação de Sistemas
Logística e Gerenciamento da
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
FERNANDO SANTOS FILHO GESTÃO EMPRESARIAL
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Apresenta.
Apresentação Institucional 2008/04
ERP CIGAM Sistema integrado de gestão empresarial
OPÇÕES DE ERP OPEN SOURCE
ERP - Enterprise Resource Planning
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
PLANO DE NEGÓCIO.
Cap 2 – Processo de Software
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Menu O Mercado Agines Network Visão geral Módulos Benefícios Suporte
Gildo de Almeida Leonel
SUA EMPRESA CADA VEZ MELHOR Calçados – Solados – Metais
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Reduzindo custos através de Tecnologia e Processos - Evolução Outubro / 2007.
Profª: Adriana Vettorazzo
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
ERP.
Iniciando na logística empresarial
Equipe Prof. Henrique Freitas
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Negócios & Carreiras SAP SAP Foundation

Felipe Thomas Townsend Gestor de Negócios SAP® Graduado em Direito (ITE Bauru) Como Consultor na MDL Consulting, propõe parcerias para treinamentos técnicos na carreira SAP, executando a prospecção de novos negócios. Como Advogado, atua em diversas áreas, prestando consultoria empresarial e atuando em processos, tendo como especialidade o Direito Civil. Como Coordenador de Cursos, atuou junto a escola técnica na cidade de Campinas coordenando e a equipe de professore e orientando o alunos buscando sempre o melhor de ambos. Como professor, atuou em instituições de ensino técnico nas cidades de Bauru e Campinas no estado de São Paulo, recebendo o prêmio de melhor professor da rede em 2011.

Gestão de Negócios & Carreiras SAP

Empresário: “Como reduzir custos na minha empresa” ?

? Empresário: “Tenho que aumentar minha base de clientes” “Devo melhorar o serviço aos clientes” ? “A concorrência é cada vez maior”

Empresário: “Como planejar investimentos para os próximos 2 ou 3 anos?” “O mercado é dinâmico. Devo reagir com mais velocidade” “É preciso manter os custos controlados” “Necessito de ferramentas para me manter focado no negócio”

Fatores Críticos de Gestão Redundância de responsáveis ou atividade sem responsável; Conjunto de etapas ou atividades muito maiores do que as necessárias; Atividades não são bem estabelecidas; Atividades sem prazos pré-estabelecidos.

Mapear e Padronizar Processos Solução: Mapear e Padronizar Processos O Mapeamento de Processos visa a padronização e otimização dos processos de negócio da Instituição de modo que haja ganhos expressivos de qualidade e financeiro.

Mapear Processos Através dos mapas é possível: Calcular os custos totais do processo, das suas atividades ou tarefas; O tempo de execução; Os responsáveis; O pessoal alocado; O tempo de dedicação de cada recurso; Estabelecimento de melhorias ou otimizações.

Fluxo de Processos Um fluxo de processo normalmente esta ligado a uma tarefa ou procedimento operacional. Ex.: Processo de contratação de pessoal. A área de negócio comunica o RH, via documento X a solicitação de profissional com x perfil; O RH avalia a solicitação feita e passa o feedback; O RH convoca candidatos no mercado utilizando a ferramenta e métodos; Candidatos selecionados, aplica-se treinamento para avaliação; Contrata-se.

Planejamento Estratégico Como planejar cenários de investimentos para os próximos dois ou três anos? Como diminuir custos e aumentar a lucratividade? 

Empresário: “Qual ferramenta e qual profissional preciso para executar estas tarefas” ?

Ferramenta: “ERP” Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais)

Quem é a SAP? SAP®: Sistemas, Aplicações e Produtos em PD; Software House fundada em 1972 na Alemanha por 3 ex-engenheiros da IBM; É a maior empresa de software ERP do mundo; Conta com mais de 60.000 instalações em 120 países; Mais de 172.000 clientes no mundo; E mais de 12.000.000 de usuários no mundo; Resulta em um receita anual bruta de 25 bilhões de reais.

Centros de Atendimento SAP®

ERP Ferramenta tecnológica de Gestão Empresarial; Utilizada por empresas do mundo todo; Busca a melhoria de processos e resultados.

ERP: Conceitos Gerais

ERP: Conceitos Gerais

Integração de Dados: Quanto vendeu naquele dia? Por produto? Por fábrica? Por cliente? Quanto dinheiro saiu do caixa? Quanto cada produto deu de margem de lucro? Quais os clientes mais lucrativos? Quanto papel tem em estoque? Quanto produziu a máquina “X”?

+ RESULTADOS ($) Integração Confiabilidade Agilidade Segurança VENDAS MANUTENÇÃO PESSOAS CONTABILIDADE ESTOQUE LOGISTICA RH COMPRAS PRODUÇÃO CAPACIDADE C A PAGAR PCP TELEMKTG QUALIDADE TESOURARIA C RECEBER ENGENHARIA Integração Confiabilidade Agilidade Segurança Abrangência Tecnologia + RESULTADOS ($)

Integração de Dados: Ambiente totalmente integrado Mais de 150.000 Transações (Operações) Mais de 20.000 Tabelas (Armazenar Dados) Mais de 3 milhões de Telas (Flexibilidade)

O sistema SAP® R/3 é composto por 3 camadas: Arquitetura SAP® O sistema SAP® R/3 é composto por 3 camadas: Frontend (Presentation): Exibição das Telas ao Usuário Application: Processo das Informações (ABAP) Database: Banco de Dados

Ecossistema de Negócios

Esta é a fonte das melhores práticas

Business Intelligence (BI) Apoio na tomada de decisões rápidas: Fornece históricos online Tendências e visualizações de relatórios  Processamento analítico on-line Análises preditivas Gerenciamento de desempenho de negócios

Business Intelligence (BI):

Business Intelligence (BI):

Case Informações Integradas: Remanejamento de Produtos nas Lojas Remanejamento de centros de distribuição e depósitos Tomada de decisões automática (com apoio do Business Intelligence) Uso da Solução SAP Hana (BIG DATA) Fonte: Walmart

Profissionais: Gerentes de Negócios/Projeto (ASAP®) Consultores de Negócios (SD, MM, FI, CO, PP...) Consultores de Desenvolvimento (ABAP®) Consultores de Infraestrutura (BASIS) KeyUsers de Processos (SD, MM, PP...) Usuários Finais (SD, MM, PP...)

A SAP® na Economia Global 2,5 50% Produção Petróleo 60% Transações no Mundo Bilhões/dia Contas de Serviços de Utilidade Pública Forças de defesa 75% Produção Mundial de Cerveja 65% Produção Anual de Chocolate Mundial 107 países

A SAP® na Economia Global

2 8.000 3.500 + +1.300 A SAP® no Brasil milhões clientes usuários finais + milhões funcionários +1.300 8.000 Força de trabalho indireta Consultores

27 67% PIB Brasileiro Setores A SAP® no Brasil Soluções Estratégicas para 27 Setores faturado sistemas SAP 67% PIB Brasileiro

Estratégia de Produto SAP Solução SAP nas nuvens Soluções de Business Intelligence Acessar e armazenar informações na memória: 10.000 vezes mais veloz do que em discos Ex. Solução de Otimização e Planej. Avançado (APO) Em todos os dispositivos móveis Qualquer hora, Qualquer lugar Ex. Aplicações de CRM e Business Intelligence

Simples, mas poderoso Sistema empresarial integrado: enfoque gerencial Adaptável às necessidades dinâmicas dos negócios Especialmente desenvolvido para empresas médias e em crescimento Serviços Gerência Operações Vendas Finanças Compras Integração Completa

O Portfolio SAP: Soluções Específicas por Segmento Ecosystem Services and Support SAP BusinessObjects SAP Business Suite – SAP Solutions for SME SAP NetWeaver SAP BusinessObjects Intelligence Platform Business Performance Optimization Modular End to End Business Processes INSIGHT para excelência em processos EFICIÊNCIA para redução de custos SAP helps our customers with a comprehensive portfolio which helps all sizes of companies close the gap between strategy and execution. The portfolio includes the SAP Business Suite, the SAP portfolio for small businesses and midsize companies, SAP BusinessObjects, and SAP NetWeaver as well as market-leading services and support and a vibrant, customer-focused ecosystem. The SAP portfolio helps our customers to: increase insight which leads to improved decisions for better performance, boost efficiency by easily innovating business processes and optimizing operations, and embed flexibility to drive collaboration with business partners to create new business value for end customers. With this portfolio, SAP helps our customers become more agile so that they can respond quickly and effectively to changes in the business environment and to capture the benefits of business networks. FLEXIBILIDADE para criar novos valores de negócios e capturar novas oportunidades 37

Soluções por Segmento de Negócio Portfolio para as indústrias... Aeroespacial & Defesa Agropecuária Bancos Química Produtos de Consumo Defesa e Segurança Engenharia e Construção Serviços Financeiros Saúde Educação e Pesquisa Tecnologia Serviços de Hotelaria Máquinas e Componentes Seguros Serviços Logísticos Mídia e Comunicação Indústria de Processos Mineração Óleo e Gás Farmacêutica Serviços Postais Serviços Profissionais Setor Público Ferrovias Varejo e Atacado Telecomunicações Utilidades Soluções por Segmento de Negócio Desenvolvimento sob medida para os padrões, processos e desafios de cada setor. Baseado nas melhores práticas empresariais desenvolvidas com as empresas líderes do setor. Portfolio soluções para 27 setores específicos da economia. Construído em uma tecnologia consistente e aplicações estruturadas. 1,7 bilhões de euros investidos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) SAP can offer best in class solutions for all industries Specific examples of industry expertise you should supply from your own industries Main points are the breadth and depth of the solutions we offer: e.g regulated manufacturing in pharma industry Point and show solution maps (http://www.sap.com/solutionmaps) or c-business scenarios to show knowledge SAP Maps provide and easy way to visualize and understand the mySAP.com e-business platform. They are graphical blueprints that detail solutions from an industry-specific, cross-industry, infrastructure and services, collaborative, or role-specific perspective. Currently, they include the following: Collaborative Business Maps Cross-Industry Solution Maps Industry Solution Maps Infrastructure and Services Solution Maps Role Maps

O que diferencia o SAP Best Practices ?

Case Após implantação do ERP SAP: Melhora entre 30% e 40% no giro de estoque Custos com funcionários administrativos caíram no mínimo 30% Economia anual é estimada em mais 6 milhões de dólares Fonte: Revista Exame

Case Integração entre Extração/Transporte/Refino da BR: 5 anos de implantação total 24 mil usuários SAP 2700 profissionais envolvidos na implantação Redução dos trâmites burocráticos / compras US$ 450 milhões anuais em economia nos processos Fonte: Revista Exame

Case Maior desempenho operacional: Maior suporte às máquinas de self-service, coletando informações de vendas Melhorias na gestão das tabelas de preços a clientes Apoio na gestão de promoções e merchandising Maior prospecção de clientes com suporte a aplicações móveis Fonte: Coca-Cola Company

Case Modernização de aplicações: Desativação de sistemas legados, concentrando informações no SAP Menor custo e maior eficiência de produção e manutenção Reaproveitamento de aplicações existentes Fonte: DTS Consulting

Extenso conteúdo no pacote SAP Best Practices Cada building block inclui… Processo pré-configurado Guia detalhado de ativação e configuração Documentação de Processos de Negócio Documentação de Configuração Sem custo adicional para clientes e parceiros…

SAP Business All-in-One Solução Pronta, Testada e Documentada Planejamento Localização (anexo SAP ERP) Livros Fiscais SP Livros Contábeis: Diário, Razão, Duplicatas a receber SPEDs SINTEGRA IN86, IN68 IN359 etc Planejamento de Vendas Orçamento/Centro de Custos Planejamento de Logística LTP Suprimentos Cotações Requisições Ordens e Contratos de Compra Recebimento Físico/Fiscal Compra de Serviços Finanças e Controladoria Custo de Produção Análise de Rentabilidade Contabilidade Contas a Pagar Contas a Receber Fluxo de Caixa Reconciliação Bancária Estoques Movimentação de mercadorias Gestão de Depósito Administração Série/Lotes Serviços Produção Ordens de Serviço Contratos de Serviço Suporte e atendimento a clientes Garantias e reclamações Gestão de Projetos Vendas Prod.para Estoque Prod.Repetitiva Prod.Discreta Prod.Processos Rework Subcontratação What is represented on chart is the business functionality required of a “reference company” Basis of streamlined business scenarios, based on best practices Solution also includes the full functionality of ERP + CRM for ME companies Cotações Ordens de Venda Gestão Crédito Remessa Faturamento Devoluções * SAP All-in-One roadmap

Abordagens de Implementação SAP®

Abordagens de Implementação SAP®

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP®

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP®  ABAP: Advanced Business Application Programming

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® Fases do Projeto / Meses do Ano Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Iniciação do Projeto   Prototipação e Ajuste Desenho e Construção Testes Integrados de Sistema Preparação para Transição Estabilização

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® Preparação do Projeto Mapeamento dos Processos de Negócio Configuração Testes Definir Projeto Definir Solução Baseada nos Processos SAP Configurar Processos Testar Processos de Negócio Criar Landscape de Sistema Sincronizar Parâmetros de Configuração SAP Solution Manager Administração do Projeto Acompanhamento e Monitoramento de Pendências Roteiros

Abordagens de Implementação SAP®

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® 1 - Project Preparation Project Preparation é o inicio do projeto, nele são definidos os Key-Users (Usuários Chave), bem como planejado toda a definição estratégica do sistema. Neste processo as definições a seguir são: - Definição do escopo de implementação. - Definição da estratégia de implementação - Definição da organização e padrão de documentos. - Definição do cronograma da implementação - Treinamento da equipe de projeto quanto ao método de implantação

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® 2 - “Business Blueprint” – Modelo dos Processos de Negócio O principal objetivo desta fase é gerar um documento denominado “Business BluePrint”, contendo os cenários, processos e os requisitos de negócio da empresa. Neste processo as definições a seguir são seguidas: Definição da estrutura organizacional da empresa; Desenho dos processos; Revisão dos processos de negócio; Documentação do escopo/desenho dos processos; Treinamento da equipe de projeto nos processos abordados.

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® 3 - “Realization” – Realização O propósito desta fase é a execução do “Business Blueprint“. Neste processo as definições a seguir são seguidas: Parametrização do sistema e da estrutura organizacional; Desenvolvimento e Customização dos processos baseados no “Business Blueprint“. Criação dos perfis de autorização; Testes integrados.

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® 4 - “Final Preparation” – Preparação Final O objetivo desta fase é analisar e preparar o projeto para o “Go Live”. Nesta fase as tarefas principais são: Plano de entrada em produção; Teste da carga de dados/Volume de dados; Treinamento dos usuários finais;

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® 5 - “Go Live” – Entrada em Produção O propósito desta fase é a entrada em produção do sistema.

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® Commodity Entregue em 1 semana Ter o sistema pronto Ferramentas testadas de Migração Iniciada no pre-projeto Pode ser remotamente suportado por especialistas Ter os dados prontos Ter as pessoas prontas Foco dos Consultores

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® SAP (Sistema de Interface não-intuitiva) Requer conhecimento operacional e de negócios

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® Object Navigator (Navegador de Objetos) Dicionário ABAP Class Builder / Function Builder / Editor ABAP Screen Painter / Menu Painter Class Tester / Function Tester Package Builder Class Browser, Information System, Data Browser Modification Browser, Adicionais de Negócio

Abordagens de Implementação SAP® - ASAP® Outras plataformas de desenvolvimento SAP®: SAP NetWeaver Development Studio Ambiente JAVA Baseado na plataforma Eclipse Suporte a WebServices, JAVA EE 5, WTP 1.5 Composition Environment Arquitetura baseada em modelos para construção de aplicações SAP® Microsoft Duet Integrando SAP® com o MS Office

Carreira SAP e Certificações

Carreira SAP® “...93% das grandes empresas pretendem remunerar melhor o profissional, desde que seja qualificado ou se qualifique...” JVE Março/2012

Carreira SAP® Antigamente, o comando do processo da sua carreira era da empresa! Atualmente, o comando do processo é seu!

Criando Oportunidades 67% das BOAS oportunidades estão no mercado escondidas! Fonte: Gartner

Criando Oportunidades Onde fazer seu CV, agora chamado de Perfil? www.linkedin.com

Carreira SAP®  Novas vagas anunciadas Setembro/2012 – Shell (Raizen / Cosan)

Profissionais: Gerentes de Negócios/Projeto (ASAP®) Consultores de Negócios (SD, MM, FI, CO, PP...) Consultores de Desenvolvimento (ABAP®) Consultores de Infraestrutura (BASIS) KeyUsers de Processos (SD, MM, PP...) Usuários Finais (SD, MM, PP...)

Criando Oportunidades Vamos entender o processo seletivo: Conceito de “funil de seleção”. Exemplo um processo seletivo de trainees: Objetivo: contratação de 100 novos profissionais. O alvo em número de candidatos na boca do funil é, em geral, 10 vezes maior que o alvo de contratações a serem realizadas: 1000 candidatos.

Carreira SAP®

Engenheiros – Conhecimentos SAP

Engenheiros – Conhecimentos SAP

Profissionais de TI – Conhecimentos SAP

Profissionais de ADM – Conhecimentos SAP

Carreira SAP®

Carreira SAP® Fonte: www.catho.com.br

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades

‘”LinkedIn mudou a forma como as pessoas procuram emprego” Currículo Matéria que foi publicada, no Estadão, no dia 23 de agosto de 2.010, no caderno de Economia & Negócios: ‘”LinkedIn mudou a forma como as pessoas procuram emprego” Diz Arvind Rajan - Vice-presidente de operações internacionais do LinkedIn.

Fonte: clickcarreira.com.br

Criando Oportunidades Dicas para Linkedin: Participar de Grupos e Associações de empresas de seu interesse... http://mdlconsulting.com.br/

ASUG – Associação de usuários SAP® do Brasil ASUG Brasil (Associação dos Usuários SAP® do Brasil) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne clientes da SAP® e parceiros credenciados (fornecedores e consultores), a fim de inteirá-los sobre a utilização de software desenvolvido pela SAP.

Currículo

Currículo Montando seu Curriculum Vitae: Apresentação: limpo, sem excessos (o itálico é permitido para expressões em outras línguas); termos em inglês, na versão em português do curriculum, não são adequados. Não colocar : Dinamismo; Proatividade; Entusiasmo.

Currículo Colocar: Responsabilidades e principais realizações. Formação acadêmica e cursos relevantes realizados. Erros de grafia são inadmissíveis!!!

Criando Oportunidades Fonte de busca das empresas: vagas.com.br, curriculum.com.br, apinfo... O site da própria empresa; Ações de marketing (anúncios em revistas especializadas); Atuação em redes sociais (Linkedin, Myspace, etc); E divulgação das oportunidades internamente.

Certificações SAP

Certificações SAP Programa SAP Educacional Gerentes de Negócios/Projeto (ASAP®) Consultores de Negócios (SD, MM, FI, CO, PP...) Consultores de Desenvolvimento (ABAP®) Consultores de Infraestrutura (BASIS)

Certificações SAP Pré-Requisitos Conhecimentos em Processos de Negócios Experiência em processos ou conhecimento adquirido em treinamentos específicos Ensino Técnico ou Superior Concluído (ou em Andamento) Preferencialmente nas áreas de afinidade Academia para Formação de Consultores Realizada por módulos de especialidades Proatividade

Certificações SAP Pré-Requisitos: SAP Foundation Parceria MDL Consulting e Clientes SAP Expandir a formação de profissionais SAP Otimização de custos em virtude de parcerias com empresas Formação profissional de qualidade com profissionais qualificados

SAP Foundation Público Alvo O treinamento de Fundamentos SAP® destina-se aos profissionais das áreas de negócio como engenharias, contabilidade, compras, vendas, administração, profissionais das áreas da TI e estudantes dessas áreas que desejam atualizar-se na aplicação básica da ferramenta SAP® ECC 6.0 e seus processos. Destina a formação inicial de KeyUsers e Usuários Finais do SAP®

SAP Foundation Objetivo O objetivo do curso é transmitir ao aluno uma visão geral (inserção) sobre os módulos: PP (Planejamento da Produção) MM (Suprimentos) SD (Vendas e Logística) Processos de negócio e as principais transações SAP® utilizadas. Serão apresentados os conceitos de cada um dos módulos e os processos de negócios aplicados à utilização nos principais segmentos de mercado.

SAP Foundation Pré-Requisitos Cursando Ensino Técnico ou Superior nas áreas envolvidas. Conhecimento Básico em Informática. Notebook/Netbook (instalação do E-Learn) Não é necessário pré-requisito no sistema SAP®.

SAP Foundation Introdução Apresentação da empresa SAP Os módulos e seus processos de negócio O overview dos módulos As principais telas Relatórios  Integração com os módulos Acesso ao login SAP Navegação pelo SAP Navegação pelo Menu Criação de Favoritos Personalizar tela principal  Navegação por uma transação Localizando ID de parâmetros Valores possíveis de campos (default) Dados Mestres do Sistema SAP Entender o conceito da ferramenta Solution Manager

SAP Foundation Módulo de PP (Production Planning)  Overview do módulo de PP  Estrutura organizacional  Dados mestres  Produção Discreta  Produção Repetitiva  O ciclo do processo de produção  Planejamento da produção  Cadastro de material (MM01)  Bill Of Material – BOM (CS01)  Criação do roteiro (CA01)  Criação da ordem de produção (CO01)  Visualizando o cadastro de material (MM02)  Apontamento do produto (CO15) Exibindo a necessidade do material Criando uma ordem de vendas Executando MRP Exibindo uma ordem planejada Avaliando a lista de necessidade de material Criando uma ordem de produção

SAP Foundation Módulo de MM (Material Management) A administração de suprimentos – MM As fases do ciclo da administração de suprimentos Níveis organizacionais Mestre de materiais e fornecedores O módulo de MM e a integração com os demais módulos Relatórios Cadastro de material (MM01) Criação de fornecedor (XK01) Criação de ordem de compra (ME21N) Visualização da ordem de compras (ME23N) Conhecendo MIGO/MIRO (Recebimento físico/ Recebimento fiscal) Pedidos de compras de material para estoque Recebimento de mercadorias com pedido de compras Entrada de mercadorias com referência a uma ordem de compras Verificação de fatura em logística

SAP Foundation Módulo de SD (Sales and Distribution) Descrição do módulo de vendas e distribuição (SD) Estrutura Organizacional Fases do processo de vendas e distribuição Dados mestres de vendas e distribuição Relatórios de vendas e distribuição Criação de Ordem de Vendas (VA01) Entrada de informações necessárias para criação da ordem Criando lista de ordem de vendas  Análise inicial da organização de vendas Mudando os termos de pagamento da ordem Exibindo material através da ordem de vendas Cadastro de material (MM01) Cadastro de cliente (XD01) Exibindo dados mestres do emissor Termos de pagamento da ordem Criando um documento de entrega (VL01N) Exibindo o fluxo de documentos (Fornecimento) Separando o Material no armazém Exibindo o fluxo de documentos (Após Saída de Mercadoria) Criando documento de faturamento (VF01)

SAP Foundation Assessoria profissional através de análises de perfis publicados no Listagem para encaminhamento de currículos para mais de 100 empresas de consultorias que contratam profissionais SAP® no Brasil.

SAP Foundation Local do Treinamento: Principais cidades brasileiras; Geralmente ministrados em parceria com Universidades e Empresas, utilizando de sua estrutura física; Acesso direto ao MDL SAP E-Learn®, exclusivo para formação profissional na ferramenta.

Horário sugerido das turmas: SAP Foundation Horário sugerido das turmas: Domingo: 09h00 às 18h00 Carga-Horária Estimada: 08 / 09 horas.

Certificado ‘SAP Foundation’: Emitido pela MDL Consulting, consultoria parceira Sonda IT SMB (Full SAP Provider) e Tridmen

Investimento (em parceria com empresas): SAP Foundation Investimento (em parceria com empresas): Valor original: R$ 1.188,00 Subsídio Patrocínios: 50% Condição Final: R$ 594,00

SAP Foundation Inscrições em www.mdlconsulting.com.br/Shop

SAP Foundation Aumente seu valor de mercado! Capacitação100% prática em SAP® O maior software ERP do mundo!

Obrigado! Felipe Thomas Townsend Consultor de Negócios SAP + felipe.townsend@mdlsapconsulting.com (+55 11) 95552-9206 (+1 786) 472-9599