Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

Instrumentos de Medição
Aula de Física Agosto de 2013
CIRCUITOS ELÉTRICOS.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
ELETRODINÂMICA.
Analise de Circuitos em Corrente Continua – Editora Erica
Corrente elétrica.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
GERADORES ELÉTRICOS.
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Prof. Filipa Vicente
Electricidade vs Perigo?
Geradores Elétricos DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
Potencial elétrico em um condutor em equilíbrio eletrostático
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE ELÉTRICA.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Fundamentos de Circuitos Elétricos
ELETRICIDADE 8 CIRCUITO EM REDE Prof. Cesário.
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
AULA 2 – Conceitos básicos de eletrônica
GERADORES P I L H A Geradores
Eletricidade e Mecânica
Eletricidade e Mecânica
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
Associações de resistores
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
ESTUDA AS CARGAS ELÉTRICAS EM MOVIMENTO
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
Associação de Resistores
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Geradores ELÉTRICOS.
Eletricidade Aula 6.
Col. Est. Amyntas de Barros PROFESSOR: ADEMIR AMARAL
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p). Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p)
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Física Experimental III – aula 5
RESISTORES EM PARALELO
1. No circuito anterior, os geradores são ideais
Unidade 2 Circuitos elétricos e eletrónicos
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
Geradores ELÉTRICOS.
GERADORES ELÉTRICOS Geração de Energia Prof. Wildson W de Aragão
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
Associação de Resistores
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
5.4 Corrente elétrica. 5.4 Corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A corrente elétrica é tanto mais.
Resistores Professor John Disciplina Física C.
Corrente Elétrica e Resistores
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
II. Resistência elétrica
PSI3012 – Introdução à Eletricidade e Eletrônica Profa. Roseli de Deus Lopes 2o. sem Aula 3.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos Bacharelado em Engenharia de Produção Aula 04 Eletrodinâmica – Circuitos Elétricos Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti OURINHOS-SP 2013

Revisando alguns conceitos Corrente Elétrica (i): quantidade de portadores de carga elétrica que passam por uma área de secção reta de um condutor por segundo. Pode ser medida na função “Amperímetro” do multímetro. Deve ser medido em série com o circuito!!! CUIDADO: se for colocado em paralelo danificará o equipamento. Tensão Elétrica (V): Representa a diferença (ou desnível) de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito ou nos polos de um gerador elétrico. Pode ser medido na função “Voltímetro” do multímetro. A medida é feita em paralelo com o circuito.

Revisando alguns conceitos Reistência Elétrica (R): representa a oposição que o condutor oferece à passagem de corrente elétrica. Pode ser medida na função “Ohmímetro” do multímetro. Deve ser medido em paralelo com o resistor e este DEVE ESTAR DESCONECTADO DO CIRCUTO!!!

Primeira Lei de Ohm A corrente que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional à ddp aplicada ao dispositivo. Um dispositivo obedece à Lei de Ohm se a resistência do dispositivo não depende da ddp aplicada. Uma ddp aplicada aos terminais de um dispositivo estabelecendo uma corrente Gráfico da corrente i em função da ddp aplicada V quando o dispositivo é um resistor de 1000 Gráfico da corrente i em função da ddp aplicada V quando o dispositivo é um diodo semicondutor

Primeira Lei de Ohm A microeletrônica moderna, e portanto boa parte da tecnologia atual, depende quase que totalmente de dispositivos que não obedecem a Lei de Ohm. Dispositivo (Resistor) Gerador Ler texto: “Uma visão microscópica da Lei de Ohm” Halliday, Vol.3, p.152

Exemplos 1. Nas figuras abaixo, um resistor ôhmico esta ligado a uma bateria. Cada uma delas apresenta uma tensão diferente. a) Calcule o valor da resistência elétrica sabendo que a intensidade da corrente que atravessa o resistor e de 0,50A no primeiro circuito. Indique o sentido convencional da corrente. b) Sendo o mesmo resistor do item (a) calcule a intensidade de corrente que “circula” no segundo circuito elétrico e indique o seu sentido convencional.

Exemplos 2. Um estudante, num laboratório de Física, usando aparelhos adequados de medição, fez diversas medidas de tensão elétrica num resistor e também das respectivas intensidades de corrente elétrica. Com isso, conseguiu uma tabela de dados que lhe permitiu esboçar o gráfico abaixo. Determine a resistência elétrica do circuito. 3. Medindo-se a corrente eletrica (I) e a diferenca de potencial (V) em um resistor, registraram-se os valores abaixo tabela dos: a) Faca um esboço do gráfico da diferença de potencial V em função da corrente i. b) Calcule o valor da resistência R do resistor.

Termelétricas e Termonucleares Gerador Elétrico É um dispositivo que converte energia não elétrica em energia elétrica. Química Pilhas, Baterias Hidráulica Hidrelétricas Térmicas Termelétricas e Termonucleares Marés Solar Ventos Eólica

Gerador Elétrico Símbolos dos geradores elétricos: Gerador ideal CC (Corrente Contínua) Gerador CA (Corrente Alternada) Gerador real CC (Corrente Contínua)

Associação de Resistores

Exemplos 1. Determine a resistência equivalente entre os terminais A e B:

Exemplos 2. Determine a resistência equivalente entre os terminais A e B: 3. No trecho de circuito abaixo, calcule os valores de i e R:

Circuitos Elétricos

Circuitos Elétricos

Circuitos Elétricos Os circuitos elétricos podem ser muito simples como o de uma lanterna, até muito complexos, como é o caso de uma “placa mãe” de um microcomputador. Vamos começar com os mais simples, os circuitos compostos por pilhas e resistores. Pode ser representado por símbolos O circuito real abaixo:

Exemplos 1. O circuito abaixo e formado por quatro resistores e um gerador ideal que fornece uma tensão V = 10 volts. O valor da resistência do resistor R e desconhecido. Na figura, estão indicados os valores das resistências dos outros resistores. Determine o valor de R, sabendo que a corrente em R1 é igual a 255,102mA.

Exemplos 2. No circuito abaixo esquematizado, determine o valor da d.d.p. indicada pelo voltímetro V quando a chave está aberta e quando está fechada.

Ponte de Wheatstone É uma montagem de circuito especial que serve para determinar uma resistência desconhecida Rx. O resistor variável R4 é variado até que a tensão no voltímetro (V) seja nula. Quando isso ocorre, vale a seguinte relação: