Olimpíada Brasileira de Física OBF 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
Dentro de um século, os habitantes das zonas costeiras terão de enfrentar inundações regulares associadas a tempestades. Estes habitantes terão de reconstruir.
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Sistemas Terrestres.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
O que você deve saber sobre DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS E DOS LÍQUIDOS
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
CLIMATOLOGIA.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Mecânica Estudo dos Movimentos.
PROF: Elias Junior ONDAS.
O que é energia? Não podemos vê-la diretamente...
Calor e TEMPERATURA.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor André.
Física B – Aula 29 Energia Energia:
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
GRAVITAÇÃO TRABALHO ENERGIA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
MATÉRIA E ENERGIA.
Passos utilizados numa regra de três simples:
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
RECUPERAÇÃO Professor Thiago
Prof. carlos eduardo saes moreno
Prof. Carlos Eduardo AULA 02
Prof. Vasco Vasconcelos
Professor: Diones Charles
Olimpíada Brasileira de Física OBF 2011
Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante séculos,houve muitas teorias sobre o Sol,os planetas e como.
Trabalho elaborado por:
Elementos do Clima.
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
O Sistema Solar 8-abr-17.
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
Leis de Newton Princípio da inércia (primeira lei de Newton)
Perguntas e respostas.
Prof. Vasco Vasconcelos
EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra.
Propagação(transmissão) do calor
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
Ondas Sonoras e Ondas Electromagnéticas
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
1.1. Energia cinética e energia potencial
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
Prof. Vasco Vasconcelos
LEIS DE KEPLER.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Física - Ondas Iniciar.
Professora Paula Melo Silva
SUMÁRIO: Formas básicas de energia: energia cinética e energia potencial. Energia interna como a soma das energias cinética interna e potencial interna.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
1. Nas usinas nucleares a energia liberada no processo de fissão nuclear é utilizada para ferver a água e produzir vapor. O vapor sob alta pressão incide.
Geografia Revisão.
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
Ondulatória.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Transcrição da apresentação:

Olimpíada Brasileira de Física OBF 2011 Física para 1º Ano do Ensino Médio 9ª Séries do Ensino Fundamental. Professor: Joel Cordeiro Júnior.

OBF 2011 Breve Histórico. A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual nono ano) do ensino fundamental. Em 2011 a OBF está sendo realizada pela Décima Terceira vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela Quinta vez para os estudantes da Oitava Série (atual nono ano) do Ensino Fundamental.

OBF 2011 Objetivos Gerais da Olímpiada OBF 2011 é um programa da SBF – Sociedade Brasileira de Física. Despertar e estimular o interesse pela Física; Proporcionar desafios aos estudantes; Aproximar a universidade do ensino médio; Identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para OIF 2011.

OBF 2011 Fases da Olímpiada A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases: A primeira fase ocorre no mês de Maio (21 de Maio); é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental. A segunda fase ocorre no mês de Agosto (13 de Agosto); é realizada na UTFPR - Campus Medianeira. A terceira fase ocorre no mês de Outubro (8 de Outubro); é realizada na sede da coordenação estadual.

OBF 2011 Para a Primeira Fase Cada aluno receberá um caderno de questões e uma folha de resposta, sendo ele composto de 30 questões, das quais deverá escolher apenas 20 questões para serem resolvidas, conforme as informações que deverão estar no CADERNO DE QUESTÕES.

OBF 2011

OBF 2011 Cronograma dos conteúdos: Matemática Básica; Noções de Gravitação; Conceitos de Cinemática; Conceitos de Energia.

OBF 2011 Cinemática A cinemática é a parte da Física que estuda a relação dos movimentos dos corpos. ela á dividia em três movimentos: Movimento Retilíneo Uniforme. Movimento Retilíneo Uniformemente Variável Movimento Circular uniforme.

OBF 2011 a = cte V = cte Movimento Retilíneo Uniforme(MRU) Podemos concluir que: V = cte Movimento Retilíneo Uniformemente Variável (MRUV) a = cte Fórmulas utilizadas: 𝑣 𝑚 = ∆𝑆 ∆𝑡 v= 𝑣 0 +𝑎𝑡 𝑣 2 = 𝑣 0 2 +2𝑎∆𝑆 𝑠= 𝑠 0 + 𝑣 0 𝑡+ 1 2 𝑎 𝑡 2 s= 𝑠 0 +𝑣𝑡 𝑎 𝑚 = ∆𝑉 ∆𝑡

OBF 2011 Tipos de Energia: Energia Térmica; Energia Elétrica; Energia Química; Energia Mecânica; Energia Eólica; Energia Cinética; Energia Potencial; Energia Elástica. 𝐐𝐮𝐚𝐧𝐭𝐚 𝐄𝐧𝐞𝐫𝐠𝐢𝐚 𝐡𝐞𝐦????????

OBF 2011 Calor e Temperatura. Calor é o estado de agitação das partículas. Temperatura é o grau de medida do calor.

OBF 2011 Força Gravitacional. É a relação entre forças de atração entre os corpos.

OBF 2011 Fases da Lua.

OBF 2011 Métodos de Resolução e Dicas Importantes: OBF 2010 OBF 2009

OBF 2011 Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e sua possível continuação durante século XXI. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este está em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água e com a radiação solar que atinge a Terra. A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de (0.6 ± 0.2) °C durante o século XX. Os maiores aumentos foram observados em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. De 1945 a 1976, houve uma diminuição da temperatura global que fez com que temporariamente a comunidade científica suspeitasse que estava ocorrendo um resfriamento global. O grande responsável pelo aquecimento é a queima de combustível fóssil. Cada tonelada de carvão consumida em usinas de geração de energia elétrica produz cerca de 2.000 kWh. (texto adaptado do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/) Responda as questões de 14 a 17 baseando-se no texto anterior e considerando que a temperatura da água nos oceanos pode variar entre 10 ºC a 35 ºC, intervalo onde as propriedades físicas da água tem um comportamento linear.

OBF 2011 14) (OBF 2009) Qual das alternativas abaixo não corresponde a processos que ocorrem quando uma certa quantidade de água tem um aumento na temperatura: a) aumento da velocidade média das moléculas no líquido. b) a densidade da água aumenta. c) a quantidade de calor absorvida pela água é proporcional ao incremento de temperatura. d) a massa da água permanece inalterada. e) o volume da água aumenta. LETRA B

OBF 2011 15) (OBF 2009) Sem considerarmos o derretimento da camada de gelo nos polos, o que podemos dizer sobre o efeito do aquecimento global sobre o nível dos oceanos: a) o nível permanecerá inalterado. b) o nível diminuirá. c) o nível aumentará. d) um aumento seguido de uma diminuição. e) não é possível afirmar o que poderá ocorrer, pois não há dados suficientes. LETRA C

OBF 2011 16) (OBF 2009) Qual é a energia consumida por uma lâmpada de 100 W ligada durante uma hora: a) 2.000 kWh P = 100 W b) 100 J t = 1h c) 3.600 J d) 1.000 J e) 3,6 . 10 8 J ENERGIA = 100 x 3,6. 10 6 ENERGIA = 3,6. 10 8 J LETRA E

OBF 2011

OBF 2011 05) (OBF 2009) A estrada que liga duas cidades tem marcos quilométricos cuja contagem se inicia na cidade de Santo Anjo e que terminam, 70 km adiante, na cidade de São Basílio. Antônio (A) sai de bicicleta da cidade de Santo Anjo com destino a São Basílio e Benedito (B), um outro ciclista, parte de São Basílio, pela mesma estrada, em sentido oposto. O diagrama foi construído para representar a “quilometragem” de cada um deles para as “horas” de viagem. Com estes elementos são feitas algumas observações: I – Os dois não iniciaram seus movimentos ao mesmo instante. II- Benedito não chegou em Santo Anjo. III- A maior velocidade desenvolvida em algum trecho do percurso foi próxima a 17 km/h, conseguida por Benedito. IV- Antônio estava parado quando Benedito passou por ele. Apenas estão corretas as observações

OBF 2010 𝐋𝐄𝐓𝐑𝐀 𝐄 Com estes elementos são feitas algumas observações: I – Os dois não iniciaram seus movimentos ao mesmo instante. II- Benedito não chegou em Santo Anjo. III- A maior velocidade desenvolvida em algum trecho do percurso foi próxima a 17 km/h, conseguida por Benedito. IV- Antônio estava parado quando Benedito passou por ele. Apenas estão corretas as observações: a) I e IV. b) II e IV. c) I e III. d) II e III. e) I, II e IV. 𝐋𝐄𝐓𝐑𝐀 𝐄

OBF 2011 07) (OBF 2009) A energia recebida do Sol e que aqui se transforma em calor, chega até a Terra através: a) das ondas de ultra-som emitidas continuamente pelo Sol. b) das ondas eletromagnéticas. c) da propagação de partículas expulsas pelo Sol. d) da condução do calor através do espaço sideral. e) apenas das ondas luminosas. LETRA B

OBF 2011 13) (OBF 2009)Durante o ano, existem dois dias em que o período diurno e o período noturno têm igual duração. Esses dois dias ocorrem porque neles: a) o plano que contém o equador terrestre fica paralelo ao plano de translação da Terra. b) o plano de órbita da Terra coincide com um plano perpendicular ao eixo terrestre. c) o plano que contém o equador terrestre fica perpendicular ao plano de translação terrestre. d) a linha imaginária que liga o Sol à Terra apresenta um comprimento mínimo. e) o eixo de rotação da Terra fica perpendicular à linha imaginária que une o Sol à Terra. LETRA E

QUESTÕES OBF 2010

OBF 2011 LETRA B

OBF 2011 LETRA E

OBF 2011 LETRA E

BOA SORTE !!!!!!!!!!!!!!! “Nós estamos neste planeta e neste universo por pouco tempo,Os sonhos de uma vida inteira estão esperando, e esperamos que por pouco tempo agora”. Michael Barnett, um físico do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley