O Sentimento dum Ocidental (Ave Maria)

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Transcrição da apresentação:

O Sentimento dum Ocidental (Ave Maria) Cesário Verde O Sentimento dum Ocidental (Ave Maria)

Biobibliografia de Cesário Verde José Joaquim Cesário Verde (Lisboa, 25 de Fevereiro de 1855 — Lumiar, 19 de Julho de 1886) foi um poeta português, sendo considerado um dos precursores da poesia que seria feita em Portugal no século XX. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Biobibliografia de Cesário Verde (cont.) Filho do lavrador e comerciante José Anastácio Verde e de Maria da Piedade dos Santos Verde, Cesário matriculou-se no Curso Superior de Letras em 1873, mas apenas o frequentou alguns meses. Ali conheceu Silva Pinto, que ficou seu amigo para o resto da vida. Dividia- se entre a produção de poesias (publicadas em jornais) e as atividades de comerciantes herdadas do pai. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Biobibliografia de Cesário Verde (cont.) Em 1877 começou a ter sintomas de tuberculose, doença que já lhe tirara o irmão e a irmã. Estas mortes inspiraram contudo um de seus principais poemas, Nós (1884). Tenta curar-se da tuberculose, mas sem sucesso, vem a falecer no dia 19 de Julho de 1886. No ano seguinte Silva Pinto organiza O Livro de Cesário Verde, compilação da sua poesia publicada em 1901. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Biobibliografia de Cesário Verde (cont.) No seu estilo delicado, Cesário empregou técnicas impressionistas, com extrema sensibilidade ao retratar a Cidade e o Campo, que são os seus cenários prediletos. Evitou o lirismo tradicional, expressando-se de uma forma mais natural. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes Tema e assunto do poema Ao longo do poema “O Sentimento Dum Ocidental”, o poeta vagueia pela cidade de Lisboa passando pelo cais junto ao Tejo e pelas ruas fronteiriças. À medida que vai passeando, anoitece. O poeta descreve o espaço, a gente que passa ou que trabalha, ambientes, e enuncia as suas sensações, as impressões que vai recolhendo. Ao longo do poema o sujeito revela, estar mais voltado para a sua própria interioridade por onde vai passando também. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Análise formal do poema O poema “O Sentimento Dum Ocidental (Ave Marias)”. É constituído por 12 estrofes, no qual todas elas são interpoladas, à exceção da segunda, que é misturada. Na análise da métrica o esquema fica: a,b,b,a / c,d,e,c / f,g,g,f / h,i,i,h / j,l,l,j / m,n,n,m / o,p,p,o / q,r,r,q / s,t,t,s/ u,v,v,u/ x,z,z,x André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Estrutura interna do poema “O Sentimento Dum Ocidental”, destaca as manifestações da consciência nele presentes. Trata-se de uma história que, à primeira vista, quase não é história: é a história do poeta que não cabe em casa, nem cabe em si, e sai de casa e de si, deparando, fora, com um cenário humano preocupante e desolador, causa principal que o aflige e de que ele vai tomando consciência passo a passo. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Estrutura interna do poema (cont.) Esse cenário humano geral, com que o poeta depara, potencia o aparecimento de muitos outros cenários. E isso porque a história que ele conta não é sequencial, mas encerra em si, muitas outras histórias carregadas de vivências pessoais do poeta, embora literalmente transformadas. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Caracterização de elementos significativos do poema Em “O Sentimento Dum Ocidental”, há tempo, espaço e personagens, como há narrador e ação. O tempo, o espaço e as personagens, estão claramente presentes. O narrador é o próprio sujeito poético, como acontece em muitos outros textos de Cesário Verde, que se desdobra nos relatos que insinua e na interioridade que explora. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Caracterização de elementos significativos do poema (cont.) Personagens: - “os que se vão” (est.3); - “os querubins do lar” (est. 8); - “os mestres carpinteiros” (est.4); - “os lojistas” (est.8); - “os calafates” (est.5); - “as abreiras” (est.9); - “dois dentistas” (est.8); - “as varinas” (est.9); - “um trôpego arlequim” (est.8); - “os filhos” (est.10). André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

Caracterização de elementos significativos do poema (cont.) Elementos espaciais e temporais: “nas nossas ruas” (est.1); “nas varandas” (est.8); “o Tejo” (est.1); “às portas” (est.8); “ao fundo” (est.3); “os arsenais” (est.9); “em terra” (est.8); “as oficinas” (est.9); “pelos cais” (est.5); “o rio” (est.10). André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes Linguagem e estilo - A estrutura narrativa dos seus poemas, em que encontramos ações protagonizadas por agentes/atores. - A estrutura deambulatória que configura uma poesia itinerante: a exploração do espaço é feita através de sucessivas deambulações, numa perspetiva de câmara de filmar, em que se vão fixando vários planos. - O olhar seletivo: a descrição/evocação do espaço é filtrada por um juízo de valor transfigurador, profundamente sinestésico. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes Linguagem e estilo - O poeta é como um espelho em que vem refletir a diversidade do mundo citadino. - O contraste luz/sombra: jogo lúdico de luz em que as imagens poéticas se configuram em cintilações, descobrindo, presentificação e recriando a realidade. Tanto pode ser a luz do dia como a luz artificial, como a luz metafórica que emana da visão da mulher. A incidência da luz é uma forma de valorizar os objetos, entendendo-se a luz como princípio de vida. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes Linguagem e estilo - Adjetivação particularmente abundante e expressiva, com dupla e tripla adjetivação, ao serviço de um impressionismo pictural. - Os substantivos presentificadores da realidade convocada, frequentemente em enumeração, que sugere uma acumulação, um compósito de elementos, característicos da construção pictural. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes

André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes Síntese conclusiva Cesário Verde, viveu num curto espaço de tempo (1855 – 1886), tendo neste período escrito muitos poemas, alguns deles, de fácil compreensão e bem estruturados. De acordo com este poema, utiliza muito a rima interpolada, tentando não repetir a estrutura métrica. Com este trabalho, pretendemos dar a conhecer uma parte da vida de Cesário, demonstrando o seu percurso na escrita. André Faustino, Márcia Beatriz, Nuno Alves, Tiago Fortuna, Vítor Nunes