CONTOS DE LIMA BARRETO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características da Obra
Advertisements

OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela Confissões de Schmidt.
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
A Pele do Lobo Artur Azevedo
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Categorias da Narrativa
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Memórias de um Sargento de Milícias
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Pré-Modernismo Profª. Mara Magaña.
Introdução a história de um garoto que sofria da corrupção e
SENHORA José de Alencar
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Literatura - Prof. Hélia
CONTO analisando a estrutura
Pré-Modernismo.
A Nova Califórnia Conto de Lima Barreto.
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
Elementos da Narrativa
DOM CASMURRO Machado de Assis.
Conto “A Nova Califórnia”, de Lima Barreto
Características Gerais:
Arte e representação.
EDER.
O Estado Qual é a sua função.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
O Fantasma de Canterville Oscar Wilde
PRÉ-MODERNISMO.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
GÊNERO NARRATIVO Conto.
Cinco Minutos.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Romantismo brasileiro
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
Prosa Modernista.
Categorias da Narrativa Sistematização
REALISMO.
Pré-modernismo no Brasil
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
Memórias de um sargento de milícias
Memorias de um Sargento de Milícias
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
JORGE AMADO.
Capitães da Areia Jorge Amado.
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela Confissões de Schmidt.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Literatura Brasileira
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
PRÉ-MODERNISMO.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Martins Pena.
Vidas Secas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
Teófilo Leite Beviláqua
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

CONTOS DE LIMA BARRETO

O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS Narrado em 1ª pessoa Personagens: Castelo, Castro, Manuel Feliciano (Barão de Jacuecanga), o genro e a filha do Barão Tempo: psicológico Espaço: presente (um bar); passado (urbano e rural)

O conto critica os falsos sábios do país (1ª República) O mundo é dos espertos e não dos mais eficazes Título irônico Este conto é um verdadeiro desabafo do autor, escritor talentoso, que não alcançava o devido merecimento e, ironicamente, convivia com incompetentes militares do Ministério da Guerra, onde também ocupava um cargo público, mas menor socialmente.

LÍVIA Narrado em 3ª pessoa Personagens: Lívia, cunhado, mãe, Godofredo e Siqueira (pretendentes na imaginação de Lívia) Tempo: uma manhã

Lívia é uma palavra latina que significa sonhadora O conto critica os costumes cariocas do final do século XIX Denúncia do machismo Ao contrário do Romantismo, aqui, a mulher também busca a sua ascensão social através do casamento.

UMA VAGABUNDA Narrado em 3ª pessoa Personagens: Alzira, Martins, Frederico (narrador), Chaves Tempo: psicológico Espaço: Campo de Sant'Ana e Rio de Janeiro

O conto é escrito seguindo a estrutura de uma narrativa encaixada (ou emoldurada) Conto lírico em que se revela o bom caráter escondido atrás da figura de uma prostituta (anti-heroína do conto) Alzira demonstrou solidariedade e compaixão Em seu final, o conto apela ao leitor para uma reflexão quanto à sociedade mais marginalizada.

UM ESPECIALISTA Narrado em 3ª pessoa Personagens: Comendador, Coronel Carvalho e Alice (mulata do Recife) Tempo: cronológico

O conto denuncia a prostituição existente na capital da República, e a exploração especial aos mais desafortunados (órfãos, negros e mestiços) Sugestão de um drama familiar No final da narrativa entramos em um suspense que não se conclui – anticlímax (recurso moderno da literatura)

O FILHO DE GABRIELA Narrado em 3ª pessoa Personagens: Laura, Gabriela, Horácio, Calaça, Salvador e outros Tempo: psicológico

Conto autobiográfico O texto apresenta o drama psicológico do menino Horácio Casamento como instrumento para a escalada social Mulher colocada na categoria de objeto

A NOVA CALIFÓRNIA Conto dividido em 03 partes Narrado em 3ª pessoa Tempo: cronológico Espaço: Tubiacanga

Personagens (algumas): Raimundo Flamel, Bastos (farmacêutico – boticário), Capitão Pelino (redator da gazeta de Tubiacanga), Coletor Cavalhais (tenente e maçom), Coronel Bentes, Belmiro (ex-estudante e bêbado), Dr. Jerônimo (médico e vereador), Fabrício (negro, pedreiro) e outros

Califórnia é um estado norte-americano que se desenvolveu em torno da mineração do século XVIII (existiam as corridas de carroças em busca do ouro) O conto satiriza a cobiça humana (que vai além dos limites morais e éticos para alcançar a riqueza e estabilidade financeira)

Através do Capitão Pelino, o autor critica os gramáticos puristas e a literatura parnasiana em voga da época Ironicamente, a personagem mais “sóbria” do conto é o famoso bêbado da cidade, Belmiro (um alter-ego do autor)