Testes em meio laboral A dupla responsabilidade perante o trabalhador e o empregador e a responsabilidade pela transmissão da infecção Joana Tavares de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visita da Unidade móvel do CAD
Advertisements

Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Intervenção Social nos
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Diálogo entre dois mundos perceptivos
Para refletir... e mudar!!!.
III CONGRESSO DA CPLP SOBRE HIV/SIDA E INFEC Ç ÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL A CONCRETIZAÇÃO NORMATIVA DOS DIREITOS HUMANOS Lisboa, Março de 2010.
Sabes como actuar perante um cão guia?
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Infância e aids experiência brasileira
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
Transmissão do VIH Ciência, Direito e Discriminação Implicações na Discriminação Laboral e Social 4 de Fevereiro de 2009.
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Na vida temos que ter atitude.
Transmissão Mãe – Filho
AS OUTRAS INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
APREDENDO A ORAR.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
... A ATITUDE É TUDO ....
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
"Quem vê a mim, vê o Pai" (cf.João 14,9).
Lei de bases da actividade física e desportiva
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
Sabes como actuar perante um CÃO para SURDOS?
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
As Meninas Superpoderosas
Autor do texto : Charlie Chaplin
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DO HOSPITAL SÃO JOSÉ – AVHSJ
Vamos Falar sobre… SIDA.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
SABES O QUE SIGNIFICA FAMÍLIA EM INGLÊS?
Um homem valente não é um homem sem medo; é aquele que não se deixa paralisar por sua insegurança, e segue em frente. (Paulo Coelho)
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
... nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês (Koinonia). Filipenses 4.15 (NVI)
The International Labour Organization1 O Programa da OMT em Vih/Sida e o Mundo Laboral (OIT/SIDA) Anna Torriente Senior Legal Adviser, ILO/AIDS 4 February.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
Instituições mais conhecidas
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Medidas Ativas de Emprego
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
A construção da Cidadania Europeia
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
“Eu quero ser professor de Educação Física”
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Uma Resposta Inteligente.
O que é felicidade?.
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
Porta Azul Centro Sócio-Sanitário Marinha Grande.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Transcrição da apresentação:

Testes em meio laboral A dupla responsabilidade perante o trabalhador e o empregador e a responsabilidade pela transmissão da infecção Joana Tavares de Almeida III CONGRESSO DA CPLP SOBRE VIH/SIDA E INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL

Teste VIH em meio laboral É utilizado como parte da avaliação médica, em análises de rotina, ou no recrutamento de um novo trabalhador Os resultados positivos levam (indirectamente) à não contratação ou não renovação dos contratos de trabalho

Teste HIV no local de trabalho Quando eu trabalhava numa cozinha, como cozinheira e foi na altura em que se descobriu aquele cozinheiro do hotel, infectado, nós fomos obrigados a fazer o teste, as análises, e quem estava a seguir os exames era o médico do trabalho e então, uma vez que eu sou infectada, tive uma conversa com o médico, antes de fazer as análises, e disse-lhe que era infectada, então ele disse que era obrigado a dar o resultado dos trabalhadores infectados à empresa. Eu como na altura tinha uma irmã e uma tia na empresa, e já que ninguém da minha família sabe do meu problema, o que eu tive que fazer, o conselho que ele me deu foi então faz de conta que você não veio cá, não faça as análises e invente uma desculpa qualquer.Como nessa altura tinha que ser promovida e não me promoveram, eu não fiz as análises, arranjei este argumento como desculpa e deixei de trabalhar, porque tinha medo que as pessoas soubessem, uma vez que os directores, tinham que saber o resultado dos trabalhadores infectados, já que o médico falou comigo sobre isto e eu preferi deixar de trabalhar.

O que fazer em caso de discriminação? -Fazer uma reclamação por escrito para o Provedor da Justiça (assegura que as entidades públicas administrativas intervenham) -Apresentar uma queixa no Instituto Nacional para a Reabilitação IP, que visa garantir a igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência, numa perspectiva de promoção dos seus direitos fundamentais - Fazer queixa no livro de reclamações -Casos como o do cozinheiro desmotivam as pessoas a apresentar queixas

Um nova resposta contra a discriminação: Objectivo: Diminuir a discriminação e o estigma e capacitar os profissionais e/ou PVIVIH para actuarem em situações de discriminação Actividades: -Criação da linha , disponível das 9h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h00 -Aconselhamento e acompanhamento jurídico (meios de prova) -Formação sobre VIH em contexto laboral

Boas Práticas O meio laboral deve actuar em três frentes: Contra a discriminação Pela prevenção No acesso ao tratamento

Boas Práticas Contra a discriminação: Desenvolver nas empresas programas de informação e educação (chefias, RH, Medicos do Trabalho e trabalhadores) no local de trabalhado como forma de travar a infecção, promovendo maior tolerância para com os trabalhadores que vivem com VIH Proibir a realização de testes para a detecção do VIH, como requisito para aceder ou manter um posto de trabalho

Boas Práticas Pela Prevenção: Criar um ambiente de confiança que leve as pessoas a quererem saber se são portadoras do vírus, sendo que este clima só se consegue, garantindo a privacidade e o anonimato das pessoas e a confidencialidade médica e protecção de dados pessoais. Os testes deverão ser voluntários, confidenciais e acompanhados de aconselhamento e informação

Acesso ao tratamento: Boas Práticas Fomentar a solidariedade, providenciar assistência e dar apoio nas questões relacionadas com o tratamento, vai permitir que a pessoa infectada se mantenha produtiva durante mais tempo; Conseguir que as pessoas infectadas, mantenham os seus postos de trabalho, vai contribuir para manter a qualidade de vida das pessoas infectadas e suas famílias.

Plataforma laboral contra a Sida: Exemplo de Boas práticas em Portugal Constituída por: -Associações empresariais e industriais, confederações, UGT, USI, OIT, CNLCS, ONGs Objectivo: - Priorizar as questões da infecção VIH como uma questão laboral. -Elaborar e implementar políticas de empresa e guidelines sobre VIH/SIDA para o local de trabalho.

Código de Conduta VIH/SIDA Exemplo de Boas práticas em Portugal Todas as empresas que assinam o código de conduta, tornam-se interlocutores privilegiados na resposta à infecção pelo VIH no local de trabalho, nas três vertentes anteriormente referidas: -Não discriminação -Prevenção -Acesso ao tratamento

Joana Tavares de Almeida Associação SER + Rua João António Gaspar, nº Cascais Telf