Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Universidade de Aveiro
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
concepção pedagógica e metodologia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
CURRICULO +.
HTPC com Monitores de Informática
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
A Educação a Distância é possível?
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Planejamento de Um Curso On-Line
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Contato: ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
vídeo
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma articulada e integradora.

Mídias na Educação Características principais: Integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens Estímulo à autoria em diferentes mídias Estrutura modular , em créditos Possibilidade de certificação em diferentes níveis (Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização)

Mídias na Educação A quem se destina: Professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos; (Graduandos) Obs: Serão oferecidas, em 2005, 10.000 vagas para as 5 regiões do país (Projeto Piloto)

Mídias na Educação Organização: Articulação MEC, Universidades e Secretarias de Educação, por meio de convênio Distribuição de Competências: MEC - Concepção, acompanhamento, provisão de recursos para o Programa Universidades e Secretarias de Educação – Proposta para elaboração, operacionalização, momentos presenciais e seleção de participantes Universidades – Elaboração, implementação, seleção e capacitação de tutores, tutoria, avaliação e certificação

Mídias na Educação Operacionalização: O curso será disponibilizado no ambiente e-proinfo A interação entre os participantes será estimulada através de chats, webquest, listas de discussão e fóruns O Projeto Galeria das Mídias possibilitará a publicação, na Web, da produção dos participantes

Mídias na Educação Estrutura do Programa: Modular, organizado em ciclos de complexidade crescente CICLO BÁSICO EXTENSÃO 120h CICLO INTERMEDIÁRIO APERFEIÇOAMENTO 180h CICLO AVANÇADO ESPECIALIZAÇÃO 360h

PROJETO GALERIA DE MÍDIAS 15h Mídias na Educação Estrutura do Ciclo Básico (Versão Piloto na Web): MÓDULO CONCEITUAL 30h MATERIAL IMPRESSO 15h TV 15h INFORMATICA 15h RÁDIO 15h GESTÃO DE MÍDIAS 15h PROJETO GALERIA DE MÍDIAS 15h

Mídias na Educação Estrutura Modular para TV, Rádio, Internet e Material Impresso – Ciclo Básico Caracterização, especificidades Mídia como objeto de estudo Mídia como recurso para o ensino e a aprendizagem Utilização da mídia no processo de ensino e aprendizagem Mídia como suporte para a produção de professores e estudantes Autoria na mídia e articulação com as demais mídias

Mídias na Educação Estrutura Modular para TV, Rádio, Internet e Material Impresso – Ciclo Intermediário TV: Produção, Roteirização, Cenografia, Iluminação, Sonorização,TV Digital, TV e Vídeo na Web... Rádio: Produção, Roteirização, Rádio Digital, Rádio na Web... Informática: Internet , Ferramentas Interativas, Multimídia, Produção Multimídia, Hipertexto... Material Impresso: Linguagem, Produção, Editoração...

Mídias na Educação Critérios para participação das Universidades: Ter experiência no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação em EAD; Ter estrutura mínima para EAD (recursos humanos e tecnológicos); Ter sido capacitado no ambiente E-Proinfo; Capacitar os tutores.

Mídias na Educação Itens a serem orçados na proposta para os Módulos: Produção dos Módulos para a Web Estruturação da Tutoria (Bolsas para Mestrandos, Doutorandos e Professores aposentados) Elaboração de material de apoio (CD com atividades off-line)

Mídias na Educação Cronograma para implementação do Módulo Integração de mídias na educação: concepções e tendências Elaboração e envio do Plano de Trabalho (PTA) ao MEC: 15 de julho de 2005 Aprovação do PTA: 30 de julho de 2005 Capacitação de tutores: 5 de setembro de 2005 Implementação: 12 de setembro de 2005 Conclusão: 28 de outubro de 2005

Cronograma para os demais módulos Mídias na Educação Cronograma para os demais módulos Envio do Plano de Trabalho (PTA) ao MEC pelas UES: 20 de julho de 2005 Aprovação do PTA: 5 de julho de 2005 Implementação a partir de: 3 de outubro de 2005