Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
1. Identificação do Produto Global Nós
Estudo de Os Jovens e a Política Castelo de Vide 1 a 7 de Setembro.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Lideranças nas organizações educativas
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
SDC Sistema de Desenvolvimento de Competências
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Educação e Tecnologias
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Equipa Técnica de Apoio à Coordenação do PNAI Seminário Inclusão Social como Factor de Sustentabilidade Faro, Auditório da CCDR, 15 de Dezembro 2006.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 4ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 16 DE OUTUBRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa contributo para uma visão estratégica Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Medidas Ativas de Emprego
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
A Reforma da Formação Profissional
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar

Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Conselho Local de Acção Social Apresentação dos resultados de 2009 do CLDS – “Jovens em vantagem” 28 de Junho de 2010.
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012 PREPARAÇÃO DO PROXIMO PERIODO DE PROGRAMAÇÃO Dina Ferreira Vogal CD, IFDR 7 dezembro 2012.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO

Diagnóstico da Situação Expansão sem resolução de problemas estruturais (equidade, eficiência, eficácia) Coorte juvenil restrita Distância face aos padrões europeus

Desígnio e Eixos de Intervenção Prioritária APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA QUALIDADE E UNIVERSALIDADE GOVERNABILIDADEGOVERNABILIDADE LITERACIAS TIC AUTONOMIA GESTÃO PARCERIAS AVALIAÇÃO EMPREGABILIDADEEMPREGABILIDADE FORMAÇÃOFORMAÇÃO COESÃO MODERNIZAÇÃO FLEXIBILIDADE COMPETÊNCIAS CHAVE PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA QUALIDADE E UNIVERSALIDADE

Competências - chave: Linhas de acção Programas específicos de multiliteracia para jovens e adultos pouco qualificados Produção de suportes de e-learning Formação de formadores Intervenção precoce Centros multilingue Contratos programa com as autarquias e outros parceiros

Coesão, formação e empregabilidade (1) Políticas preventivas para a infância Promoção da imagem da formação profissional a)Reforço da orientação escolar b)Tornar legível o sistema de formação profissional Reforço das parcerias e dos estágios em empresas nacionais e estrangeiras Consultadoria e apoio às escolas

Coesão, formação e empregabilidade (2) Referenciais de competências-chave (básico e secundário) Dupla certificação Reconhecimento e Validação de Competências-Chave Módulos capitalizáveis Sistemas de b-learning Itinerários múltiplos em função da procura

Governabilidade da Educação Desenvolvimento organizacional Governabilidade Territorialização

Governabilidade da Educação 1 - Desenvolvimento Organizacional Autonomia das escolas Auto-avaliação Formação de gestores Regulação dos serviços centrais e regionais 2 - Desenvolvimento e Coordenação das Políticas Locais de Educação Contratualização de novas competências Projectos sócio-educativos Envolvimento parental e comunitário Trabalho em parceria