Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
Diagnóstico da Situação Expansão sem resolução de problemas estruturais (equidade, eficiência, eficácia) Coorte juvenil restrita Distância face aos padrões europeus
Desígnio e Eixos de Intervenção Prioritária APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA QUALIDADE E UNIVERSALIDADE GOVERNABILIDADEGOVERNABILIDADE LITERACIAS TIC AUTONOMIA GESTÃO PARCERIAS AVALIAÇÃO EMPREGABILIDADEEMPREGABILIDADE FORMAÇÃOFORMAÇÃO COESÃO MODERNIZAÇÃO FLEXIBILIDADE COMPETÊNCIAS CHAVE PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA QUALIDADE E UNIVERSALIDADE
Competências - chave: Linhas de acção Programas específicos de multiliteracia para jovens e adultos pouco qualificados Produção de suportes de e-learning Formação de formadores Intervenção precoce Centros multilingue Contratos programa com as autarquias e outros parceiros
Coesão, formação e empregabilidade (1) Políticas preventivas para a infância Promoção da imagem da formação profissional a)Reforço da orientação escolar b)Tornar legível o sistema de formação profissional Reforço das parcerias e dos estágios em empresas nacionais e estrangeiras Consultadoria e apoio às escolas
Coesão, formação e empregabilidade (2) Referenciais de competências-chave (básico e secundário) Dupla certificação Reconhecimento e Validação de Competências-Chave Módulos capitalizáveis Sistemas de b-learning Itinerários múltiplos em função da procura
Governabilidade da Educação Desenvolvimento organizacional Governabilidade Territorialização
Governabilidade da Educação 1 - Desenvolvimento Organizacional Autonomia das escolas Auto-avaliação Formação de gestores Regulação dos serviços centrais e regionais 2 - Desenvolvimento e Coordenação das Políticas Locais de Educação Contratualização de novas competências Projectos sócio-educativos Envolvimento parental e comunitário Trabalho em parceria