Centro de Documentação SENAC NACIONAL ENCONTRO SICS 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maio / 2006.
Advertisements

Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
EQUIPES DE JOVENS DE NOSSA SENHORA

Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Diretor de Operações e Marketing Junho/2005
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Interlegis O Portal Modelo nos municípios brasileiros
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Sulamita M.S.Morini - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)

Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
ALUGUEL DE CARROS. ALUGUEL DE CARROS ALUGUEL DE CARROS Turismo de negócio Turismo de lazer.
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
SEICHO-NO-IE DO BRASIL SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Total de Postos POSTOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PORTOS,
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Sua solução em mídia exterior
Curso de Especialização LOCAIS EM QUE ESTÁ OCORRENDO O CURSO em 2009.
LÍDERES | 525 CIDADES | 90 PAÍSES
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
RANKING ESTADOS I ESTADOSCONVÊNIOSEMPENHADO% EXECUÇÃO MS ,00 100,0 AC , ,2250,44 RJ , ,6045,72 SE , ,0042,20.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Pontos de Troca de Tráfego
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Dados estatísticos do Banco de Denúncias do Sindigás.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Apresentação Mudanças nas Alíquotas de ICMS e Criação do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza - FECOEP
A Century 21 Be Happy nasce do sonho de trazer para Niterói e Leste Fluminense um modelo comprovado de sucesso em todo o mundo e um novo formato de transação.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Centro de Documentação SENAC NACIONAL ENCONTRO SICS 2007

Como acontece a organização do conhecimento, visando a Recuperação da Informação / Disseminação da Informação Com a oferta crescente da informação, há que se preocupar em como gerar e gerir essa informação Pois ter informação em excesso pode ser tão perigoso quanto ter muito pouca, dificultando o gerenciamento desta SRI / SDI

A informação é tão importante na Revolução Tecnológica, quanto a linha de trem na Revolução Industrial Segundo Castells A tecnologia não é somente ciência e máquina, é também tecnologia social e organizacional ( 1996, p. 5) É importante reconhecer a extraordinária mudança social representada pelas novas tecnologias da informação (1996, p. 10) INFORMAÇÃO

A Tecnologia da Informação está centrada não somente nas máquinas ou softwares de uma organização, mas no capital humano de uma organização, no conhecimento A informação está mais ligada à experiência coletiva da organização e sua sabedoria, transformando o conhecimento tácito existente nas pessoas, em conhecimento explícito a todos na organização INFORMAÇÃO / CONHECIMENTO

O capital humano, extremamente útil às bibliotecas pelo seu conhecimento, desenvolvido e interiorizado, é impossível de ser registrado com todas as suas características e conteúdos Sistematizar o conhecimento implica em criar uma padronização para registrar os documentos, os arquivos, baseado na realidade que se tem e na que se quer desenvolver Daí a importância do compartilhamento de conhecimento CONHECIMENTO / CAPITAL HUMANO

O conhecimento deve ser repassado entre todos os setores, de forma organizada e coerente, com o intuito de criar e beneficiar um aprendizado individual e organizacional. A gestão do conhecimento trabalha para que esta transferência ocorra com o propósito de manter o aumento da capacidade das pessoas em atuar em seu ambiente. É o processo de recuperar, tratar e disseminar a informação necessária a um maior proveito das atividades do trabalho, trazendo benefícios diretos para a biblioteca. SEGUNDO NONAKA E TAKEUCHI (1999)

Gerencia o processo de elaboração e distribuição de Padrões Bibliográficos assim como a formatação da Base de Dados Bibliográficos, em MICROISIS para as Bibliotecas Regionais do Senac Integrando e disseminando as bases de dados, através do SICS, buscamos agregar valor aos centros e aos técnicos Tem como preocupação fundamental a integridade, a uniformidade e a disponibilidade das informações (referências bibliográficas) da sua base de dados CEDOC / DN - DESDE 1986

Integridade da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento Uniformidade das referências bibliográficas de acordo com as normas adotadas E disponibilidade garantindo aos usuários que tenham acesso à informação sempre que necessário INTEGRIDADE / UNIFORMIDADE / DISPONIBILIDADE

Disponibilizar as bases de dados em MICROISIS na Internet é um meio eficaz de se oferecer os acervos das bibliotecas para consulta virtual, além de divulgar os produtos e serviços da instituição Daí então o objetivo de dotar as Bibliotecas de uma linguagem própria à disseminação das informações dos 124 acervos reunidos na base de dados integrada Mercúrio A interatividade do software MICROISIS e o acesso na WEB, permite manter padrões entre realidades tão distantes de uma equipe tão diversificada, de um acervo tão rico MICROISIS NA INTERNET

A aplicação do MICROISIS no Sistema Senac tem valor primeiramente pela integridade dos dados, mas principalmente pela gratuidade de distribuição do software Este pode ser repassado pelo CEDOC / DN às 121 Unidades Informacionais do Senac Tem como principal objetivo a eficácia no serviço de informações bibliográficas, através da eficiência na indexação, integração do sistema, facilidade de acesso e, interação com o usuário permitindo ainda que o bibliotecário acompanhe todo o desenvolvimento do sistema. MICROISIS NO SENAC

SICS UNIDADES INFORMACIONAIS Total: 121 UI (com SP) BASE MERCÚRIO Total: 59 UI (com MG) Total de registros: Julho/2006

SICS - Desenvolvimento 2000Encontro SICS / DN Inserção na Home Page do Senac de um site para o Sics, onde são disponibilizados informações sobre o sistema 2001 Base de Dados Mercúrio 2001Concepção do protótipo da Base de Dados Mercúrio com a integração da base do DN e dos seguintes DRs: BA, CE, PE, PB, RJ, RN, AP e SP (14 UD). A base hospedada no servidor do DR/SP

Bases inseridas na Mercúrio: AM, MA, ES, RS, RN, GO, AL, SC, BA, SP (10 UD). Base agora no DN Bases inseridas na Mercúrio: SC (+5 UD), DF, MG, SP (+12 UD) Criação da lista de discussão (Listadoc) Reformulação visual do site do Sics, seguindo o padrão da interface do site do DN Encontro SICS DR/BA Bases inseridas na Mercúrio: AC, SE, MG, RJ, SC, SP SICS - Desenvolvimento

2005Implementação do recurso na Base Mercurio de exibir a referência do documento de acordo com a NBR Implementação do recurso na Base Mercurio de solicitação de reserva de empréstimo de publicações novas Bases : PR, PI, SC, RN Encontro SICS / DN SICS - Desenvolvimento

SICS - UNIDADES INFORMACIONAIS z. DEPARTAMENTO NACIONAL (M) z. DR/AC (M) z. DR/AL (M) z. DR/AM/SEDOC (M) z. DR/AM/CIN (M) z. DR/AM/PARINTINS (M) z. DR/AP (M) z. DR/BA/CCI (M) z. DR/BA/AQUIDABÃ (M) z. DR/CE/FORTALEZA (M) z. DR/CE/JUAZEIRO (M) z. DR/CE/IGUATU (M) z. DR/CE/CRATO (M) z. DR/CE/SOBRAL (M) z. DR/DF (M) z. DR/DF/SENAC DF (M) z. DR/DF/TAGUATINGA z. DR/DF/JESSÉ FREIRE z. DR/ES/SEDOC (M) z. DR//ES/VILA VELHA (M)

z. DR/GO/CORA CORALINA z. DR/GO/ELIAS BUFAIÇAL z. DR/MA (M) z. DR/MG/SED z. DR/MG/BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA z. DR/MG/NÚCLEO AVANÇADO DE EDUCAÇÃO z. DR/MS (M) z. DR/MT (M) z. DR/PA z. DR/PB (M) z. DR/PE/ESPAÇO CULTURAL GUERRA DE HOLANDA (M) z. DR/PE/CARUARU (M) z. DR/PE/PAULISTA (M) z. DR//PE/PETROLINA (M) z. DR/PE/VITÓRIA (M) z. DR/PE/GARANHUNS (M) z. DR/PI (M) z. DR/PR (M) z. DR/RJ/CP (M) z. DR/RJ/CTD (M) SICS - UNIDADES INFORMACIONAIS

z. DR/RJ/FACULDADE DE TECNOLOGIA SENACRIO(M) z. DR/RN/ESPAÇO CULTURAL SILVIO PEDROSA (M) z. DR/RN/CIN (M) z. DR/RN/MOSSORÓ (M) z. DR/RO/PORTO VELHO (M) z. DR/RO/JI-PARANÁ (M) z. DR/RO/CACOAL (M) z. DR/RO/VILHENA (M) z. DR/RR (M) z. DR/RS z. DR/SC/FACULDADE FLORIANÓPOLIS (M) z. DR/SC/BISTRO (M) z. DR/SC/SENAC ESTÉTICA (M) z. DR/SC/TI (M) z. DR/SC/CAÇADOR (M) z. DR/SC/DEP (M) z. DR/SC/BRUSQUE (M) z. DR/SC/LAJES (M) z. DR/SC/RIO DO SUL (M) z. DR/SC/JOAÇABA (M) z. DR/SC/JOINVILLE (M) z. DR/SC/TUBARÃO (M) z. DR/SC/CHAPECÓ (M).

SICS - UNIDADES INFORMACIONAIS z. DR/SC/ITAJAÍ (M) z. DR/SC/CONCÓRDIA (M) z. DR/SC/BLUMENAU (M) z. DR/SC/XANXERÊ (M) z. DR/SC/JARAGUÁ DO SUL (M) z. DR/SC/CRICIÚMA (M) z. DR/SC/DESENV.SOCIAL (M) z. DR/SC/S.MIGUEL DO OESTE (M) z. DR/SE (M) z. DR/SP/C. STO. AMARO z. DR/SP/ÁGUAS S. PEDRO z. DR/SP/CAMPOS DO JORDÃO z. DR/SP/F. MATARAZZO z. DR/SP/LAPA TITO z. DR/SP/JABAQUARA z. DR/SP/LAPA SCIPIÃO z. DR/SP/LAPA FAUSTOLO z. DR/SP/TIRADENTES z. DR/SP/PENHA z. DR/SP/STA. CECÍLIA z. DR/SP/CONSOLAÇÃO

SICS - UNIDADES INFORMACIONAIS z. DR/SP/9 DE JULHO z. DR/SP/24 DE MAIO z. DR/SP/GUARULHOS z. DR/SP/ITAQUERA z. DR/SP/OSASCO z. DR/SP/SANTANA z DR/SP/SANTANA z. DR/SP/STO. AMARO z. DR/SP/STO. ANDRÉ z. DR/SP/VILA PRUDENTE z. DR/SP/TATUAPÉ z. DR/SP/ARAÇATUBA z. DR/SP/BARRETOS z. DR/SP/BAURU z. DR/SP/BEBEDOURO z. DR/SP/BOTUCATU z. DR/SP/CAMPINAS z. DR/SP/CATANDUVA z. DR/SP/FRANCA

z. DR/SP/GUARATINGUETÁ z. DR/SP/ITAPETININGA z. DR/SP/JAÚ z. DR/SP/JABOTICABAL z. DR/SP/JUNDIAÍ z. DR/SP/LIMEIRA z. DR/SP/MARÍLIA z. DR/SP/PIRACICABA z. DR/SP/PRESIDENTE PRUDENTE z. DR/SP/RIBEIRÃO PRETO z. DR/SP/RIO CLARO z. DR/SP/SANTOS z. DR/SP/SÃO CARLOS z. DR/SP/S. JOÃO BOA VISTA z. DR/SP/S. JOSÉ DOS CAMPOS z. DR/SP/S. JOSÉ RIO PRETO z. DR/SP/SOROCABA z. DR/SP/TAUBATÉ z. DR/TO (M) SICS - UNIDADES INFORMACIONAIS

CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária : teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói : EdUFF, CAMPOS, Maria Luiza de Almeida; GOMES, Hagar Espanha. Princípios de organização e representação do conhecimento na construção de hiperdocumentos = Principles of knowledge organization and representation in hyperdocument construction. DataGrama Zero [online], Rio de Janeiro, v. 6, n. 6, dez [capturado em 05 abr. 2006]. Inclui bibliografia. Disponível: Por. BIBLIOGRAFIA

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. 2. ed. Tradução de: Roneide Venancio Majer. Sao Paulo : Paz e Terra, p. Tab. (A Era da Informacao. Economia, Sociedade e Cultura, v. 1). Título original: The rise of the network society. Por. CATTELAN, Paulo. MARC e CDS/ISIS : uma alternativa viável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 20, 2002, Fortaleza. Fortaleza : Associação de Bibliotecários do Ceará, CD-ROM BIBLIOGRAFIA

GUZZO, Claudia. Sistema Pergunte : uma base pública de conhecimentos em CDS/Isis na Internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 20, 2002, Fortaleza. Fortaleza : Associação de Bibliotecários do Ceará, CD-ROM. LASTRES, Helena M. M.;ALBAGLI, Sarita (Org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro : Campus, BIBLIOGRAFIA

NAVES, Madalena Martins Lopes (Org.); KURAMOTO, Hélio (Org.). Organização da informação : princípios e tendências. Brasília : B. de Lemos, p. Inclui bibliografia e índice. Por. NONAKA, Ikujiro, ; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro : Campus, BIBLIOGRAFIA