Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de concreto armado
Advertisements

MBA em Matemática Financeira Aplicada
ABSORVEDOR DINÂMICO OU NEUTRALIZADOR DINÂMICO DE VIBRAÇÕES.
Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Nivelamento de terreno
Hidráulica Geral (ESA024A)
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
ESTRUTURAS.
local local IV Templum Pacis IV Templum Pacis Criada em Criada em 100 dC 100 dC Criada por/para Criada por/para Imperador Trajano Imperador Trajano Tipo.
Metais Não Estruturais
Aula 05.
Administração Estratégica
Sistema de Informação e Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
Profilaxia de patologias estruturais
SOLUÇÃO DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES
Universidade Federal de Campina Grande
FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Colunas Montantes.
Espaço urbano e suas paisagens
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
Oscilações Prof. Romulo Aula1-07/05 Aula2-14/05 Revisão: 24 e 27/09
ESTÁTICA DAS ESTRUTURAS B
Geotecnia ii Fundações
FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA
MHS E VIBRAÇÕES IVAN SANTOS Movimento Vibratório e Ondulatório MOVIMENTO VIBRATÓRIO OU OSCILATÓRIO: Movimento repetitivo genérico, correspondente a qualquer.
INSTALAÇÕES COLECTIVAS E ENTRADAS
AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
AULA 4: Sondagem Tipo SPT.
Construção civil Fundações diretas
Resistência ao Cisalhamento dos Solos
Disciplina: Sistemas CONSTRUTIVOS
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Escola Secundária Morgado de Mateus
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Consórcio Pró Infância Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA MATERIAIS II
CHAVETAS APONTAMENTOS DE AULA.
Concreto Madeira Metálicas
Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural:
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
Serviços preliminares
Desenvolvimento de um aparelho para reabilitação da força da língua
Mecânica Aplicada Apontamentos de aula 3.
MHS E VIBRAÇÕES ROBSON LOURENÇO CAVALCANTE.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: UMA QUESTÃO DE ESTILO
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
Mecânica das Estruturas Noções de Estruturas
EXPERIMENTO Bruno Zangirolami, prontuário
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
COLETORES GRAVITACIONAIS E CICLONES Prof. Marcelo José Raiol Souza
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Fundamentos Psico-social Professor: Leila Academicos:
Prof. José Antonio De Milito
DEFINIÇÕES: Elementos Estruturais e Estruturas
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Compensador hidropneumático semiativo para sistemas de perfuração offshore Mestrando: William H Cuellar Sanchez Orientador: Eugenio Fortaleza.
Ensino Fundamental, 7º ano
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Docente:Msc(Can)João Ferreira. Patologias estruturais Patologia é o estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e.
SISTEMAS ESTRUTURAIS CARGAS EM ESTRUTURAS PROFESSOR MARINALDO JUNIOR.
Transcrição da apresentação:

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL   Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano; Dayrell Antonio de Castro; Hiury Fernandes; João Paulo Leite Batista; Jefferson Ferreira Reis; Paulo Junior Garcia.

A Contribuição da Mecânica Geral para Evolução das Fundações Seminário A Contribuição da Mecânica Geral para Evolução das Fundações

Evolução das fundações em três etapas Antiga Grécia Fundações atuais Fundações Tecnológicas O Objetivo do nosso trabalho é expor a evolução das fundações em três etapas: * Antiga Grécia * Fundações atuais * Fundações Tecnologicas

Antiga Grécia Os gregos edificaram os seus primeiros templos no século VII a.C.. O projeto era simples: uma construção de forma padronizada retangular sobre uma base ou envasamento de geralmente três degraus, com colunas no pórtico. Os gregos edificaram os seus primeiros templos no século VII a.C.. O projeto era simples: uma construção de forma padronizada retangular sobre uma base ou envasamento de geralmente três degraus, com colunas no pórtico. Na arquitetura, as formas variavam pouco de região para região. Pórtico : Patio amplo, com o teto sustentado por colunas ou pilares...onde seria a entrada do templo.

Fundações Atuais Fundação Direta  Fundação Indireta Fundações rasas ou directas são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregues em casos de cargas leves. A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas. *FUN.Direta:O baldrame é o tipo mais comum de fundação dentre as fundações rasas. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. Outro tipo de fundação rasa é a sapata, que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada. *FUN. Indireta: Os tipos mais comum de fundação profunda são as estacas escavadas e as estacas cravadas.As estacas cravadas, conforme o material de que são constituídas, podem ser: de madeira, metálicas, concreto armado ou pré moldadas. Fundações profundas são mais utilizadas em casos de edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades.

O Avanço da Mecânica nas Fundações Destaca-se a qualidade das construções que são desenvolvidas para podemos entender o que a evolução tecnológica, colocada a serviço da população, trazendo inúmeros benefícios. Esta evolução dos edifícios utiliza não apenas princípios de engenharia civil, mas também de  mecânica, criando uma nova especialidade, a civil-mecânica. Para evitar a devastação causada pelos sismos, os países mais avançados tecnologicamente têm vindo a desenvolver técnicas de construção anti-sísmica, isto é, novas regras e métodos de construção dos edifícios que os tornam mais resistentes aos abalos sísmicos Países como o Japão e os Estados Unidos da América têm desenvolvido fortemente esforços no melhoramento da resistência dos edifícios às vibrações da crosta provocadas pela brusca libertação de energia, que ocorre quando há um sismo de elevada magnitude.

Oscilações As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. E na Civil-mecânica se adaptou o pendulo como contrapeso para compensar as oscilações do edifício. Esse pendulo e utilizado com mais freqüência e mais eficácia nas construções mais baixas, por essas construções serem menores e, conseqüentemente mais leves, então o pendulo (contrapeso) não precisara ser de um peso muito grande. Já nas construções mais altas é comum o uso de amortecedores sob a construção, pois o prédio por ser alto, tem um peso maior e para segurar esse prédio alto, é necessário um peso muito grande, como o utilizado no prédio de Taiwan. FOTO Taiwan Primeira parte Animacao

Técnicas Para Construir Prédios Mais Resistentes Pelo poder de destruição de um terremoto, as pessoas imaginam que a tecnologia por trás de um prédio que suporte aos tremores seja extremamente avançada – no entanto, a tecnologia empregada é simples, embora seja muito eficiente. proximo slide animação

Empreendedorismo - A NSK - desenvolveu uma tecnologia para um dispositivo anti-terremotos que permite que um prédio continue em pé após um abalo sísmico. Os prédios desabam porque os terremotos os fazem perder seu ponto de equilíbrio. Este equipamento, que é instalado em pontos estratégicos no interior do edifício, “compensa” o desequilíbrio causado pelo terremoto. GERB – Desenvolve o sistemas de suporte elástico protege edifícios, pontes e estruturas contra subsidência, bem como as vibrações eo ruído produzido pela estrutura cargo metrôs, bondes, ferrovias e tráfego rodoviário.  Próximo slide vídeo SBT...

NSK

GERB Edifícios de todas as formas e tamanhos podem ser isoladas através do uso de molas com grandes desvios admissíveis e especialmente concebidos Também desenvolvemos atenuadores para controlar o vento e/o terremoto vibrações induzidas em estruturas de extensão de altura e largura.

Outra opção é usar o andar superior de um edifício alto como massa de amortecimento. Um amortecedor de direcção são usados ​​para aumentar o amortecimento estrutural de torres e arranha-céus, e são instalados nas paredes das estruturas.

Conclusão Concluímos que paralelamente a evolução humana há uma crescente necessidade de se adaptar a diversos tipos de ambientes e situações naturais adversas. Concluímos ainda que a Mecânica tem direta interferência em tais adaptações com ênfase no que diz respeito a necessidades de primeiro grau como a moradia, propiciando assim avanços tecnológicos em diversos segmentos dessa área. Conclusão OBS.

Fim