PROJETO DE PROCESSAMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL DO ESTADO DE SERGIPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção Integrada de Bovinocultura Leiteira Coordenadora de Projetos
Advertisements

ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Energias Químicas no Cotidiano
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
CONSELHO DE PETRÓLEO, ENERGIA E QUÍMICA INSTALAÇÃO 21 de julho 2003 MEMBROS Arthur Carlos Gerhardt Santos – Coordenador; Alberto Machado Neto – Sub-Coordenador;
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Biodiesel como agente do desenvolvimento regional sustentável
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
ARTILHARIA NOME EQUIPE GOLS SÃO CAMILO
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Caracterização do Problema:
EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DA MINAS GERAIS CENTRO TECNOLOGICO NORTE DE MINAS FAZENDA EXPERIMENTAL ACAUÃ Chefe do CTNM: Marco Antonio Viana Leite.
Combustível limpo e inovador
I Seminário Brasileiro de Terras-Raras
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Departamento de Engenharia Química UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE Departamento de Química GOVERNO.
João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT
Estado do Mato Grosso do Sul Universidade Católica “Dom Bosco” P rojeto Biodiesel Prof. Dr. Engº Agrº Antonio Renan Berchol da Silva Junho/2005.
RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS
Tecnologia dos Alimentos
Universidade Federal Da Bahia
Matriz energética do Brasil Lenha/Carvão Vegetal: 11,9%
PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO BIODIESEL PROJETOS TECNOLÓGICOS DE COOPERAÇÃO.
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Líder: Prof(a). Dr(a). Wanda Aparecida Machado Hoffmann - CECH – Departamento de Ciência da Informação Núcleo de Informação.
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
Universidade Federal de Mato Grosso
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Rede Baiana de Biocombustíveis
PROGRAMA NACIONAL DE BIODIESEL Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
Tecnologia e Produção de Sementes
LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
Drª. Simoni M. Plentz Meneghetti
Trilhas de Capacitação COGEF Agosto/2012. Agradecimentos Especiais  BID: Fátima Cartaxo, Maria Cristina Mac’Dowell, Maria Eugênia.  SEFAZ/RS: Carlos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E ESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA GRUPO DE PESQUISA SOBRE TRANSFORMAÇÕES NO.
Programa Biodiesel no Rio Grande do Norte
Projeto IAG 2020 Propostas de Melhorias Administrativas
OBJETIVO Consolidar a base científica e tecnológica para produção e processamento de Biodiesel no Estado de Sergipe. Consolidar a base científica e tecnológica.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Identificação dos gargalos nos procedimentos de coordenação e de gestão que ameaçam a consolidação.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E PROSPECÇÃO DE PLANTAS NATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO ESTADO DO AMAPÁ Valéria Saldanha Bezerra pesquisadora Embrapa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA- UNIR
PERSPECTIVAS ATUAIS PARA O CULTIVO, BENEFICIAMENTO, INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS COM A MAMONA NO ESTADO DA BAHIA SALVADOR, 24 DE MARÇO.
Agricultura Regenerativa
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
31 DE MARÇO RESIDENCIAL UNIÃO Líderes Endereços Reinaldo Rosana
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
Ciclos Consultoria Ambiental
Aula 2 :: Pensamento Crítico
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Inclusão Social.
“O PEQUENO PRÍNCIPE” 3º ANO C PROFESSORAS: KARLA CRISTINA COSTA FABIANA FARIA DE OLIVEIRA.
Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os.
COMPARAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA DESCRIÇÃO DA CINÉTICA DE SECAGEM DO FARELO DE MAMONA DE SECAGEM DO FARELO DE MAMONA M. S. SILVA 1,3, S. A. RAMALHO.
Decanato de Caçapava Comissão Paroquial da Pastoral Familiar Relatório Nufesp de Caçapava.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PROCESSAMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL DO ESTADO DE SERGIPE FINEP/MCT/FAP-SE UFS ITPS EMBRAPA-SE IDCT-XINGÓ CONSOLIDAR A BASE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA PROCESSAMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL

PROPONENTE/EXECUTOR CO-EXECUTORES FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SERGIPE CO-EXECUTORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA INSTITUTO DE PESQUISA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SERGIPE – ITPS INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO XINGÓ

METAS 1) Adequar a infraestrutura disponível para análise, caracterização e monitoramento do biodiesel; 2) Desenvolver rotas tecnológicas de produção de biodiesel: craqueamento e biocatálise; 3)Estudar as condições de estabilidade/armazenamento: tempo , aditivos, temperatura, composição, materiais para armazenamento; 4) Desenvolver rotas de síntese para aproveitamento de glicerina como matéria-prima na obtenção de intermediários químicos;

METAS 5) Adequar tecnologias de extração para a produção em pequena e média escala; 6) Seleção e caracterização de genótipos de mamona (Ricinus communis) e produção de sementes melhoradas; 7) Zoneamento Agrícola para as culturas de mamona, algodão e amendoim; 8) Implementar tecnologias adequadas a um sistema de produção sustentável, incluindo o reaproveitamento de resíduos agrícolas; 9) Avaliação de cultivares de mamona, algodão e amendoim nos Tabuleiros Costeiros e Agreste do Estado de Sergipe;

RESULTADOS ESPERADOS Implantar a cultura da mamoneira no estado de Sergipe; Criação de novas alternativas de produção e renda; Implantar a partir de 2004 uma área de 20.000 hectares na região do semi-árido; Gerar 10.000 empregos diretos na região; Capacitação profissional; Formação de um banco de dados sobre adaptação, rendimento e comportamento de cultivares de mamoneira, algodoeiro e amendoim;

RESULTADOS ESPERADOS Formar competências locais no estudo de processos e produção de biodiesel; Estabelecer metodologias de análise e caracterização de biodiesel; Gerar tecnologias de extração e separação de óleos adequadas a pequena e média escala; Desenvolver catalisadores de baixo custo eficientes para o processo de craqueamento; Gerar processos eficientes para obtenção de biodiesel por biocatálise;

Gerar processos de aproveitamento dos co-produtos; Gerar informações sobre as subespécies ou variedades de mamona conhecidas e os efeitos do melhoramento genético da mamona no teor de óleo nas sementes;

EQUIPE Ledjane Silva Barreto (UFS) Péricles Barreto Alves (UFS) Paulo César de L. Nogueira (UFS) Valéria Regina de S. Moraes (UFS) Samísia M. F. Machado (UFS) Neftali Lenin V. Carreño (UFS) Nivan Bezerra da Costa Jr (UFS) Ana Paula G. Gervásio (UFS) Sandro Navickiene (UFS) Carlos Alexandre B. Garcia (UFS) Haroldo Silveira Dórea (UFS) Iara de Fátima Gimenez (UFS) Zélia Soares Macedo (UFS) Marcelo Andrade Macedo (UFS) Mario Ernesto G. Valério (UFS) Frederico G. de Carvalho (UFS) Gabriel F. da Silva (UFS) Roberto R. de Souza (UFS) Arie Fitzgerald Blank (UFS) Pedro Roberto A Viégas (UFS) Luís F. de S.M. Campeche (UFS) Antenor de O. Aguiar Netto (UFS) Inaja Francisco de Sousa (UFS) Renata Silva Mann (UFS) Hélio Wilson L. de Carvalho(EMBRAPA) Miguel Michereff Filho (EMBRAPA) Wilson Menezes Aragão (EMBRAPA) Júlio R. A. de Amorim (EMBRAPA) Cristina Schetino Bastos (EMBRAPA) Gregorio Guirado Faccioli (EMBRAPA) Ana Alexandrina G.da Silva (EMBRAPA)