5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia - 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Meio ambiente e desenvolvimento
Reações causadas.
O espaço geográfico e as atividades humanas
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
Sistemas de Gestão Integrada
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Treinamento Técnico- Dimensão Ambiental Novos Instrumentos de Planejamento.
Comportamento de superfícies revestidas com filmes de carbono.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
QUÍMICA VERDE.
INTRODUÇÃO E ALGUNS CONCEITOS PROFESSOR ESP. CHRISTIAN VALÉRIO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Biomassa.
Recursos Geológicos exploração sustentada
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Energia Renovável e Não Renovável
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
RECURSOS ENERGÉTICOS Carvão Eólica; Petróleo Solar; Gás natural
Energias renováveis e não-renováveis
Fontes de energia e impactos ambientais
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
PROBLEMAS DE MENSURAÇÃO NAS CONTAS NACIONAIS LES0200 – Contabilidade Social Sílvia Helena G. de Miranda – LES/ESALQ Setembro/2014.
Dia do Design Sustentável
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
CAPÍTULO 7 ECONOMIA DA POLUIÇÃO
Alexandra Stumpf Lorenzo Barbosa
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Inversão Térmica VERÃO INVERNO (INVERSÃO TÉRMICA)
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia das Biomassas.
Ambiente Natural do Marketing
Professor Tiones E. Franzen Aspectos da questão ambiental Chapecó, 2014.
A poluição atmosférica
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°01 9ºAno.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
USINAS TERMELÉTRICAS: POLUENTES E CRESCENTES. REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO E INCONVENIENTES DO PROCESSO DE CONVERSÃO DE ENERGIA TÉRMICA PRESENTE NOS GASES.
Geração e distribuição de energia elétrica
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 03/04/08. Sumário da Aula de Hoje Economia da Poluição  Externalidades: positivas e negativas  Ineficiência Econômica.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia

2 A existência de soluções técnicas para os problemas da degradação ambiental não significa que elas serão realmente adotadas: existem muitos obstáculos para as mudanças: o custo é o principal obstáculo na: instalação de filtros nas chaminés das usinas termelétricas; instalação de catalizadores nos escapamentos de automóveis; remoção e recuperação de lixos e resíduos materiais. muitas vezes é preciso a intervenção governamental para que estes obstáculos sejam superados

3 os controles da poluição tem tido seus efeitos mais pronunciados nas termelétricas à carvão do que nas à gás; nas indústrias de produtos químicos; na mineração do carvão; nos veículos motorizados; no processamento primário, tais como do refino do petróleo, dos metais e do preparo do papel. nas indústrias automobilísticas, as emissões foram reduzidas em 15%, ou mais, em função dos controles de emissão dos veículos motorizados.

4 com relação à geração de energia elétrica: estudos analisam a geração de energia elétrica dentro da ótica convencional, sem incluir os custos ambientais; o que faz com que formas de geração mais limpas, como, eólica, solar, cogeração a partir de biomassa (bagaço de cana, resíduos de madeira, produtos agrícolas, etc.) se tornem menos competitivas com relação à outras formas de geração mais convencionais, como a hidrelétrica, termelétrica à gás natural ou à carvão; a não consideração destes custos, equivale a considerá-los como sendo nulos, o que é falso e leva ao uso predatório do meio ambiente..

5 a identificação dos custos ambientais, ainda, é uma tarefa difícil, já que não se tem como mensurar muitos de seus componentes, tido até hoje como intangíveis; o que acontece na realidade é mais uma identificação e mensuração dos custos referentes às externalidades, ocasionadas pelos impactos decorrentes da má utilização do meio ambiente, ou a apuração dos custos envolvidos na preservação do meio ambiente; são considerados os custos ambientes sob os aspectos do bem comum, julgando-se o meio ambiente sem proprietário e o uso dos seus recursos naturais no processo de produção de energia não é adicionado ao seu custo total, o custo ambiental gerado.

6 exemplo: uma construtora de uma hidrelétrica que usa a água armazenada em uma represa, oriunda de um rio e não agrega ao custo final da obra essa água utilizada, por considerá-la um bem público. Sob o aspecto do custo social: trata-se dos custos decorrentes das externalidades que não são levadas em conta; é a sociedade quem paga pelo custo monetário em si: é prejudicada em decorrência da má qualidade da água do processo produtivo de energia (causando doenças), devendo arcar, também, com este custo. custo este que não será incorporado por quem o produziu.

7 Esses custos poderão ser incorporados ao custo total, à medida que vão ocorrendo, para as empresas que realmente adotam uma gestão ambiental eficiente. Classificação dos Custos Ambientais: Custos de Prevenção destinados à redução da quantidade de poluentes expelidos no processo produtivo. Exemplo: investimentos em tecnologias limpas. Custos de Controle destinam-se a manter as agressões ambientais dentro dos limites estabelecidos anteriormente. Exemplo: verificação periódica dos níveis de poluição.

8 Custos de Correção destinam-se às recuperações decorrentes dos danos causados ao meio ambiente. Exemplo: reflorestamento de áreas devastadas. Custos de Falhas referem-se aos custos de falhas ocorridas no processo de redução, controle e correção da agressão ao meio ambiente. Exemplo: multas, sanções. Custos das Externalidades decorrem dos impactos gerados pelas empresas, que poderão no futuro, vir a se tornar importantes. Exemplo: danos causados à saúde pela poluição atmosférica.

9 Incorporação dos Custos Ambientais Os custos ambientais, podem ser incorporados por meio dos seguintes mecanismos econômicos: Mecanismos de Taxação atende ao princípio poluidor / pagador, aquele que polui, ressarce a sociedade o prejuízo causado. Mecanismos de Crédito o governo fixa a emissão de créditos, e as empresas que menos poluírem ganharão créditos, que poderão ser vendidos para as empresas mais poluidoras.

10 Mecanismos de Benefícios criam-se benefícios para as empresas que mais investirem no controle ambiental. a não incorporação dos custos ambientais ao custo da energia, poderá ocasionar ao meio ambiente sérias consequências, já que as empresas geradoras continuarão sua trajetória, não levando em conta a utilização dos bens públicos no futuro, quando passar a existir um controle mais rígido, ela se deparará com custos, ainda, desconsiderados em seu produto (energia), podendo vir a torná-lo pouco competitivo em relação a outros tipos de energias menos impactantes

11 Fonte: Busato, Janete M., Florianópolis 1996

12 TAREFA - O que são custos ocultos na geração de energia?

13