Qualidade da Gestão no Ensino Superior: Projecto DAETE Alfredo Soeiro Universidade do Porto 1º Fórum de Gestão do Ensino Superior Lisboa, 14-16Nov11.

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Qualidade da Gestão no Ensino Superior: Projecto DAETE Alfredo Soeiro Universidade do Porto 1º Fórum de Gestão do Ensino Superior Lisboa, 14-16Nov11

Princípios de Gestão de Qualidade Melhoria através de –Concentração na organização –Separado dos cursos ou graus –Ligado a processos de qualidade na indústria –Modelo de auto-avaliação –Peritos ou pares podem dar orientação e comentários

Descrição Projecto DAETE 2007 – 2009 e –Adaptação do método EFQM –Ferramenta de comparação –Obter e disseminar dados e boas práticas Programa Atlantis –Comissão Europeia e Estados Unidos da América

Project Partners European Union Kirsti Miettinen, Anna-Maija, Aalto University, Finland (Project Coordinator) Mervyn Jones, Imperial College London, United Kingdom Alfredo Soeiro, University Porto, Portugal Patricio Montesinos, Carlos Ripoll, Universidad Politecnica de Valencia, Spain Guus de Mari, Technische Universiteit Delft, The Netherlands Wim Van Petegem, Katholieke Universiteit Leuven, Belgium Flemming Fink, Aarhus Universitet, Denmark United States Nelson Baker, Terrye Schaetzel, Georgia Tech (Project Coordinator) Kim Scalzo, State University of New York Ed Borbely, University of Michigan John Klus, University of Wisconsin

EFQM Processo baseado na EFQM – European Foundation for Quality Management ( É usado em vários sectores Adoptar em uso do Ensino Superior (LLL/EC) Usado em auto-avaliação e avaliação externa Auditores externos para validar e aconselhar

Esquema EFQM 1 Leadership 5 Processes 9 Key Performance Results 9 Key Performance Results 3 People 2 Policy and Strategy 2 Policy and Strategy 4 Partnerships and Resources 4 Partnerships and Resources 7 Staff Results 7 Staff Results 6 Customer Oriented Results 6 Customer Oriented Results 8 Society Results 8 Society Results ENABLERS RESULTS INNOVATION AND LEARNING

Cinco Níveis Nível 1: Sem processos Nível 2: Processos básicos Nível 3: Processos intermédios Nível 4: Processos sofisticados Nível 5: Processos excelentes

Exemplo de Resultados

Exemplo de Comparação

Oportunidades de Comparação Comparação com similares Possibilidade de avaliar boas práticas Facilidade de arranjar interlocutores com boas práticas Análise de amostras

daete.up.pt OBRIGADO