Reflexões e Práticas Pedagógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Tente ler sem chorar!!!.
Para refletir... e mudar!!!.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
São 11 regras que os alunos não
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
DICAS DE UMA PROFESSORA:
secundária sobre 11 coisas
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A BONECA.
Amor sem Limite!.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Eis alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência que proferiu numa escola secundária. Tão só 11 pequenas coisas que os estudantes.
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
Ética e Moral na formação dos filhos
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
As Meninas Superpoderosas
Orientação Técnico-Pedagógica
Nada na vida acontece em vão
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Carta pessoal.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Organizando o trabalho pedagógico
Aprendi Clique.
Sabe que me assustei quando te vi falando daquele jeito?
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
By Búzios Slides O que a Escola não Ensina Automático.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
SITUAÇÕES.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Carta de uma mãe.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O que é felicidade?.
ALFABETIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Reflexões e Práticas Pedagógicas Formação de professores

Como trabalhar a compreensão leitora na alfabetização em EJA

Jovens aprendem a lidar com tantas situações complexas da vida (aquisição da linguagem, transações de dinheiro, jogos de computador, atividades profissionais, regras e práticas esportivas entre outras), mas que não conseguem disponibilizar esse reconhecido potencial para superar a condição de analfabetismo e baixo letramento.

“Enquanto a alfabetização ocupa-se da aquisição da escrita, o letramento concentra-se nos aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade.” (TFOUNI, 2006)

O letramento (palavra que apareceu pela primeira vez por Mary Kato, 1986) resulta da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita; é o estado ou condição que adquire um grupo social, ou indivíduo, como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais (SOARES, 2005).

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e escrita (SOARES, 2005, p.39).

Ser alfabetizado hoje significa incorporar as práticas da leitura e da escrita, adquirir competência para usá-las, envolver-se através de livros (assim como jornais, revistas etc.), saber preencher formulários, escrever cartas, localizar-se em catálogos telefônicos, compreender uma bula de remédio entre outros (SOARES, 2005).

Destacam-se alguns passos fundamentais à prática do letramento por parte do professor

PROFESSOR-LETRADOR

Investigar as práticas sociais que fazem parte do cotidiano do aluno, adequando-as à sala de aula e aos conteúdos a serem trabalhados;

2 . 2) planejar suas ações visando ensinar para que serve a linguagem escrita e como o aluno poderá utilizá-la;

3) Desenvolver no aluno, através da leitura, interpretação e produção de diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita que funcionem dentro da sociedade;

4) Incentivar o aluno a praticar socialmente a leitura e a escrita, de forma criativa, descobridora, crítica, autônoma e ativa, já que a linguagem é interação e, como tal, requer a participação transformadora dos sujeitos sociais que a utilizam;

5) Recognição por parte do professor, implicando assim o reconhecimento daquilo que o educando já possui de conhecimento empírico, e respeitar, acima de tudo, esse conhecimento;

6) Trabalhar a percepção de seu próprio valor e promover a auto-estima e a alegria de conviver e cooperar;

7) Reconhecer a importância do letramento, e abandonar os métodos de aprendizado repetitivo, baseados na descontextualização;

O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode dispor dos gêneros textuais que são encontrados no cotidiano do aluno, levando-o a apropriar-se deles como instrumentos de ação social, partindo da relação existente entre alfabetização e letramento na EJA e a apropriação de gêneros textuais em sala de aula.

O professor pode trabalhar gêneros textuais na Alfabetização de Jovens e Adultos relacionando o gênero escolhido com práticas de letramento, priorizando o uso da escrita em sociedade.

Alfabetização e o letramento são dois conceitos que se completam.

Classificados Poéticos Roseana Murray

Vende-se uma casa encantada no topo da mais alta montanha Vende-se uma casa encantada no topo da mais alta montanha. Tem dois amplos salões onde você poderá oferecer banquetes para os duendes e anões que moram na floresta ao lado. Tem jardineiras nas janelas, onde convém plantar margaridas.

Os anúncios empregam palavras que sensibilizam e conquistam o leitor Os anúncios empregam palavras que sensibilizam e conquistam o leitor. Alertá-los para o fato de que tudo o que se escreve é intencional nesse tipo de texto e levá-los a descobrir a força das palavras.

Elaboração de um anúncio:     * assunto (compra, venda, empréstimo, troca, oferta de serviço, achados e perdidos, etc.     * descrição do objeto do anúncio     * anunciante      * contato     * informações complementares.

Qual é a função de cada anúncio? (venda e oferta de serviço). Qual é o anunciante de cada produto? Como é a forma de contato de cada anunciante? Quais as qualidades dos produtos que os anunciantes usaram para conquistar os compradores? ( preço e qualidade)

Ficha de cadastro

VAMOS PREENCHER UMA FICHA PARA SABER MAIS DE VOCÊ, NELA VOCÊ SÓ USARÁ SUBSTANTIVO PRÓPRIO.

SEU NOME COMPLETO ______ SEU ENDEREÇO _______ CIDADE ONDE VOCÊ NASCEU____ ESTADO_____ NOME DA SUA MAMÃE COMPLETO____ NOME DO SEU PAPAI COMPLETO NOME DOS SEUS IRMÃOS___

AGORA VOCÊ PRENCHERÁ OUTRA FCHA COM SUBSTANTIVOS COMUM, ESCREVENDO SUAS PREFERENCIAS

COR _____ FRUTA___ ESPORTE_____ LAZER_____ COMIDA____

Carta da mãe portuguesa “Querido Filho:

Querido Filho: Escrevo te estas linhas para que saibas que a mãe está viva. Vou escrever bem devagar pois sei que não consegues ler depressa.

Faz tempo que não sei o que anda a acontecer contigo Faz tempo que não sei o que anda a acontecer contigo. Caso esteja sem tempo de escrever á mãe, manda uma carta dizendo que quando estiveres mais tranqüilo vais mandar notícias.

Se tu viesses hoje aqui em casa não irias reconhecer mais nada, por que mudamos

Temos agora uma máquina de lavar roupas. Mas não trabalha muito bem Temos agora uma máquina de lavar roupas. Mas não trabalha muito bem. Na semana passada pus lá 14 camisas, apertei o botão e nunca mais as vi. Vai ver que essa marca Hydra não é das melhores. 

Tua irmã Maria está grávida Tua irmã Maria está grávida. Mas não sabemos se vai ser menino ou menina. Portanto não sabemos se vai ser tio ou tia.

Teu pai arranjou um emprego. Tem 2. 300 homens abaixo dele Teu pai arranjou um emprego. Tem 2.300 homens abaixo dele. É o responsável pelo corte de grama do cemitério.

Quem anda meio sumido é teu tio Venâncio, que morreu ano passado, e teu primo Jacinto, que sempre acreditou ser mais rápido que um touro. Bem que se viu que não era.

Lembras-te do teu tio Joaquim Lembras-te do teu tio Joaquim? Então, afogou-se mês passado num depósito de vinho. 8 compadres dele tentaram salvá-lo, mas o tio lutou bravamente contra eles. O corpo foi cremado há 2 semanas. Levaram 8 dias para apagar o incêndio

Os engarrafadores de refrigerante aqui finalmente tiveram a grande idéia de colocar uma indicação na tampinha, dizendo “abra por aqui”. Facilitou-nos muito a vida. Espero que os daí façam a mesma coisa. Caso esteja difícil para ti, a mãe te manda algumas garrafas. 

Teu irmão, João, continua o mesmo de sempre Teu irmão, João, continua o mesmo de sempre. Semana passada fechou o carro com as chaves dentro. Perdeu um tempão indo até em casa pegar a cópia da chave, para poder tirar-nos todos de dentro do automóvel. Estava um calor de rachar.

A política neste país continua a mesma de sempre A política neste país continua a mesma de sempre. Há poucos dias houve eleição para presidente do sindicato dos metalúrgicos . Ganhou o Manoel Inácio da Silva, o Mula.

Esta carta te mando através de Gabriel, que vai amanhã pra aí Esta carta te mando através de Gabriel, que vai amanhã pra aí. A propósito, será que podes pegá-lo no aeroporto?

Lembrei-me de uma coisa importante, terás um problema para falar com a mãe, caso decidas escrever-me. Não sei o endereço desta casa nova. A última família que morou aqui, antes de nós , também era portuguesa e levou a placa da rua e o número da casa para não precisar mudar de endereço.

Se encontrares a Teresa, dê um alô de minha parte Se encontrares a Teresa, dê um alô de minha parte. Caso não a encontres, não precisas dizer nada.

Adeus. Tua mãe que te ama

P. S. Ia te mandar 2. 000 escudos, mas fica pra outra vez P.S. Ia te mandar 2.000 escudos, mas fica pra outra vez. Já fechei o envelope.”

Estrutura: Data, corpo do texto, despedida e assinatura.

- Tipos de Carta e Linguagem: A variedade linguística depende da finalidade da carta: carta pessoal Pode ser uma linguagem formal ou informal O uso da norma padrão é facultativo, ou seja, não é obrigatório, depende do grau de proximidade, de “intimidade” entre remetente e destinatário.

Carta de Solicitação: Linguagem formal Uso obrigatório da Norma padrão. Carta ao leitor: Linguagem formal ou informal

Carta de reclamação: Linguagem formal ou informal Uso obrigatório da Norma padrão.  Suporte/ Veículo : São variados: papel , sites, e-mail, revistas, jornais

Menino que mora num planeta azul feito a cauda de um cometa quer se corresponder com alguém de outra galáxia. Neste planeta onde o menino mora as coisas não vão tão bem assim: o azul está ficando desbotado e os homens brincam de guerra. É só apertar um botão que o planeta Terra vai pelos ares... Então o menino procura com urgência alguém de outra galáxia para trocarem selos, figurinhas e esperanças. Classificados Poéticos - Roseana Murray

FIM