11 a 13 de Julho de 2008 - SANTA MARIA - RS - BRASIL “O MAIOR EVENTO DO COOPERATIVISMO ALTERNATIVO DO RS, DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA ” Santa Maria,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus, em tua graça, transforma o mundo
Advertisements

PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Estrutura
Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
Solidariedade “Solidariedade não é sentimento vago de compaixão ou de tristeza, mas determinação firme e perseverante de comprometer-se com o bem comum”
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Sudoeste do Paraná.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
CBL – Câmara Brasileira do Livro
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Superintendência Regional de SC
Desenvolvimento Local
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
ANA FLÁVIA BORGES BADUE
Projetos Especiais de Comunicação Eletrônica Setorial
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
antes depois Exposição Feira dos Municípios do Entre Rios - SC EXPOMERIOS EXPOMERIOS Exposição Feira dos Municípios do Entre Rios - SC.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
“Contra a fome e a violência sexista”
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
ECONOMIA SOLIDÁRIA  Concepção de ser humano  Concepção de natureza.
COOPERATIVISMO ALTERNATIVO O MAIOR EVENTO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA.
100 anos: Boa nova em novos tempos! CENTENÁRIO
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
Economia Solidária: Outra economia acontece
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Transcrição da apresentação:

11 a 13 de Julho de SANTA MARIA - RS - BRASIL “O MAIOR EVENTO DO COOPERATIVISMO ALTERNATIVO DO RS, DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA ” Santa Maria, da Boca do Monte, no Coração do Rio Grande do Sul, nos seus 150 anos de Emancipação Política e 15 anos da Feira, teve a alegria de sediar os grandes Eventos Nacionais e Internacionais do Cooperativismo e da Economia Solidária do Brasil, Mercosul e da América Latina. Muitas foram as Lições que estes eventos nos ensinaram. Destacamos algumas que contribuíram com a grandeza e “OUSADIA PROFÉTICA” destes importantes Eventos Internacionais:

1 - O Grande Mutirão Na preparação e realização com mais de 60 Comissões de Trabalho, Equipes do PROJETO ESPERANÇA/ COOESPERANÇA da DIOCESE DE SANTA MARIA, Todas as Secretarias da PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, Entidades parceiras e apoiadoras, Empreendedores de Economia Solidária e outras Entidades Setores do Governo Federal, Pessoas voluntárias que se comprometeram com os eventos, Envolvimento de pessoas antes / depois da FEICOOP.

Integração Internacional A FEIRA DE SANTA MARIA cresceu mais de 1000% desde o seu início em Continentes, 25 Países, 27 Estados Brasileiros, 400 Municípios, 750 Empreendimentos Expositores 150 Empreendimentos visitantes, 250 Entidades e Organizações do Brasil e da América Latina apoiadoras e parceiras Empreendimentos em Rede, Produtos pela Economia Solidária, da Agricultura Familiar, Agroindústria Familiar, Produtos Artesanais de diferentes culturas do Brasil e do MERCOSUL.

Integração cultural 12 grandes Seminários Nacionais e Internacionais, 25 apresentações Culturais no palco, Troca de experiências que fortalecem importantes debates entre os empreendimentos, consumidores/as, isitantes, 4ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela PAZ.

Variedade e Qualidade A exposição e de uma grande variedade de produtos sadios, sem agrotóxicos, sem produtos químicos e Sem Transgênicos, Variedade de artesanato e produtos das diferentes culturas e nações.

Eixos Temáticos A 8ª Mostra da Biodiversidade com a Inauguração do Banco da Sementes Crioulas (Chico Mendes), Culturas AFRO, POVOS INDÍGENAS, Reforma Agrária (MST), Catadores(as), Artesanato, Agroecologia, Espaço Cultural e por “ UM MUNDO SEM TABACO”. Grande articulação entre os participantes, expositores dos Estados, Países e Continentes.

05 - Continentes : América, Europa, Ásia, Oceania, África 25 - Países representados 27 - Estados Brasileiros Municípios representados pessoas passaram pela Feira Empreendimentos Expositores Empreendimentos visitantes e participante dos Seminários e Atividades de Formação Entidades apoiadoras, parceiros e participantes 4ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela PAZ (1.600 pessoas)

12 Seminários Temáticos:  Seminário Nacional da Comercialização Solidária e Políticas Públicas;  Seminário Estadual da UNICAFES do Rio Grande do Sul;  Seminário Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA);  Seminário Internacional de Economia Solidária e Comércio Justo;  Seminário Internacional: Exclusão, Desenvolvimento Solidário e Sustentável;  Seminário Internacional da Reforma Urbana,  Economia Solidária e Políticas Públicas;  Seminário Internacional Mobilizador e Preparatório ao Fórum Social Mundial (FSM);  Seminário Internacional da Cáritas Latino Americana;  Seminário Nacional dos Catadores/as;  Seminário Nacional de Reconversão do Tabaco: “Por um mundo sem tabaco”;  Seminário Internacional das Lutas do Campo;  Seminário Nacional: Trocas Solidárias e Consumo Consciente Ética e Solidária.

Apresentações Culturais dos Artistas. 3º Show Sepé Tiarajú e os Povos Guaranís 50 Caravanas de diferentes lugares 4ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela PAZ (1.600 pessoas) 3º Levante da Juventude - 25 anos da Juventude Rural (PJR/RS jovens Rurais de todo Estado do RS). Foram 25 apresentações culturais no palco central da Feira que se transformou num Território Festivo da Solidariedade, da globalização da Esperança, da Justiça, para “UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL” e de UMA OUTRA ECONOMIA QUE ACONTECE”. Uma Rádio FEICOOP em toda Feira Empreendimentos representados através das Redes Latino Americanas e Internacionais de Economia Solidária. 10 mil Variedades de Produtos expostos de Economia Solidária e da Agricultura Familiar e artesanato de diferentes culturas.

ª FEICOOP FEIRA ESTADUAL DO COOPERATIVISMO 5ª FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL 8ª FEIRA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 9ª MOSTRA DA BIODIVERSIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR 5º SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 5ª CAMINHADA ECUMÊNICA E INTERNACIONAL PELA PAZ DATA: 10 a 12 de Julho de LOCAL: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter Rua Heitor Campos, s/nº - Bairro Medianeira Santa Maria - RS - BRASIL

Para Contatos: PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA Rua Silva Jardim, Santa Maria - RS Fone/Fax: / Ramal 16 E.mail: Site: Para Contatos: SECAP - Prefeitura Municipal de Santa Maria Rua Venâncio Aires, 2277 / 2º andar - Centro Santa Maria - RS - Brasil Fone: 55 – Site: