SEJAM BEM VINDOS!!!! SINTEGRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO
Advertisements

Nota Fiscal Eletronica - NF-e
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA COORDENADORIA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VISÃO GERAL DO SISTEMA SIMPLES / SERPRO – E ROTINAS.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
Consulta obrigados a emissão de CT-e
Nota fiscal eletrônica de serviço
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Visão Fiscal Quais cuidados devemos ter para que as informações fiscais no sistema estejam corretas ?
Cadastro de produto Posto de Combustível.
NF-e (Federal) CC-e - Carta de Correção Eletrônica Webinar versão 2.0
S.A.T. 3.0.
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
Como controlar o caixa Supermercados.
Guia para geração e importação do SPED FISCAL e PIS/COFINS
Ministério Público do Mato Grosso do Sul
O que é o Nota Fiscal Paulista?
Tutorial Sobre o Cadastro de Produtos Empresarial soft Avançar.
MICROCOMPAN Y CONTABILIDADE Dúvidas:
Orbit Automação NewaySoft.
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Compras – Entrada no Estoque
Manual Protheus 11.
Fiscal – Emitir Nota Fiscal Eletrônica
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
Palestra Nota Fiscal Eletrônica
EFD – SPED FISCAL 1. Objetivos: O arquivo Sped Fiscal é uma obrigação fiscal e deve ser gerado mensalmente por alguns estabelecimentos. Esse arquivo deve.
Guia para cadastro e utilização da GRADE Londrisoft Informática Apresenta.
ADM – Nota Fiscal Eletrônica
Pré –requisitos para gerar o EFD – SPED PIS/COFINS
Fiscal - Regra de imposto IdentificaçãoFIS_003 Data Revisão18/10/2013.
EFD – SPED PIS/COFINS.
Entrada de Nota Fiscal Instrutora: Elisane Moraes.
Fiscal – Configurar Impostos Fiscais
(Controle de Transporte Rodoviário de Cargas)
Entrada de Produtos por arquivo XML
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL e SISTEMA EMISSOR DE DOCUMENTOS FISCAIS - eDoc SEF II Versão 4.
Equipamentos – Configuração de Balança de Etiquetas
Cadastro de Produto.
Financeiro – Controle de Cheque
Regra de imposto 1. 2 Objetivo Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados.
Compras - Entrada de Produtos
Cadastro de Produto 1 IdentificaçãoCOM_001 Data Revisão24/08/2013.
Compras - Saída do Estoque (Correção) 1 IdentificaçãoCOM_012 Data Revisão15/10/2013.
CÓDIGO PADRÃO INSCRIÇÃO ESTADUAL CURITIBA 2009.
Entrada de Produtos Manual
Fiscal - Controle de CTRC
Regra de imposto.
Sintegra.
Entrada de Produtos. Pré- Requisitos 1. O fornecedor dos produtos da nota fiscal de compra, deve estar cadastrado no sistema. Caso não cadastrou leio.
Guia para cadastro e utilização da GRADE Londrisoft Informática.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
ENTRADA DE MERCADORIA PELO XML PC Help Sistemas – Todos os direitos reservados –
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
Como controlar o estoque
-Como cadastrar, configurar e emitir
Como lançar uma Nota Fiscal(NF) de Compra Como lançar a Nota Fiscal de Compra Como atualizar os preços dos produtos de meia nota.
Cadastro de Produtos. Objetivo : cadastrar todos produtos do estabelecimento utilizados no sistema. Observação: Antes de cadastrar os produtos no sistema,
Estoque Como conferir.
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Instalando impressoras fiscais
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Compras - Cadastro de Produto 1. Objetivo Cadastrar todos produtos do estabelecimento, os mesmo serão utilizados nas movimentações de entradas e saídas.
SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o Sismoura.
Emitir Nota Fiscal.
Transcrição da apresentação:

SEJAM BEM VINDOS!!!! SINTEGRA

TÓPICOS O que é? Gerar arquivo Validar Arquivo Erros comuns

SINTEGRA O que é? Sintegra -Legislação Em conformidade com o disposto nos artigos 10, 11 e 39, da parte 1 do Anexo VII do regulamento de ICMS/MG

SINTEGRA O que é? Sintegra - Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Visa o controle, por parte da fiscalização estadual, de todas as operações de entrada e saída de mercadorias. Esta em vigor desde Agosto/2002.

SINTEGRA O que é? O Sintegra permitirá a troca de informações entre fornecedores e contribuintes, por exemplo: Ao final do mês a Coca Cola comunica ao fisco que ocorreu saída de mercadoria de sua fábrica para os contribuintes A, B e C. A fiscalização então procura no sintegra de cada contribuinte a entrada da mercadoria fornecida pela Coca Cola.

Para adequar-se ao Sintegra é necessário antes cumprir algumas etapas. 1- Estar usando ECF no frente de loja ou emitir Nota Fiscal por formulário contínuo impresso por microcomputador. 2-Estar lançando no sistema S.A.T. todas as notas fiscais de entradas de mercadorias e as Reduções Z de todas as ECFs.

Para adequar-se ao Sintegra é necessário antes cumprir algumas etapas. 3-Ter instalado no micro a última versão do sistema SatWin, Satcxa 3.0, ManICM e do SatSintegra. 4-Ter instalado o programa Validador Sintegra2006.exe que foi desenvolvido pelas Secretarias da Fazenda, para validação do arquivo SintXX-200X.txt.

SINTEGRA Iniciando: Instalar Validador Sintegra 2006 http://www.sefaz.rs.gov.br/SEF_root/DWN/SEF-Downloadstg.asp?origem=sefaz Adquirir SatSintegra.exe atualizado Adquirir ManICM.exe atualizado http://mminformatica.com.br/arquivos_apoio.php

SINTEGRA ManICM: Abra o ManICM para iniciar o processo de preenchimento da redução de base de cálculo no arquivo Sintegra. Esse processo é obrigatório para os lançamentos efetuados na versão SATWIN 2.98 ou anterior.

SINTEGRA ManICM: Algumas NF apresentam no campo “Dados Adicionais “ os produtos que possuem base de cálculo diferenciada

SINTEGRA ManICM: Algumas NF apresentam no campo “Dados Adicionais” os produtos que possuem base de cálculo diferenciada

SINTEGRA Algumas NF não apresentam as informações completas. Nesse caso consulte seu contador.

SINTEGRA ManICM: Abra o menu Atualização de Notas e clique no botão Atualizar.

SINTEGRA ManICM: Abra o menu Cadastro/Produtos, selecione o produto e corrija a base de cálculo.

SINTEGRA Gerando o arquivo SintXX-200X.txt. No SatSintegra.exe abra o menu Suporte/Banco de dados e atualize. 2. No SatSintegra.exe abra o menu Cadastro/Dados da Empresa, e confirme todas as informações. 3. Abra o menu Suporte/Configuração no SatSintegra e marque as informações que deseja gerar. 4. Abra o menu Sintegra/Gera Arquivo.

Gerando o arquivo SintXX-200X.txt. SINTEGRA Gerando o arquivo SintXX-200X.txt. Selecione o período mensal Sempre primeiro dia e último dia de cada mês. Período 01/04/2006 a 30/04/2006 Clique em Gera Dados

Sintegra - Validar Execute o programa VALIDADOR SINTEGRA.EXE fornecido pela SEF do seu estado. Configure a pasta de armazenamento do arquivo e o número de linhas.

Sintegra - Validar Execute o programa VALIDADOR SINTEGRA.EXE fornecido pela SEF do seu estado. Escolha o texto gerado pelo SatSintegra, para Validar

SINTEGRA Guia - Resumo Depois de validá-lo o arquivo vai ser aceito ou rejeitado.

SINTEGRA Guia - Críticas Observe o número da linha com erro. SINTEGRA Guia - Críticas Observe a mensagem de erro Observe o tipo de Registro e veja o que ele corresponde

SINTEGRA Registros - Arquivo Sintegra.txt Registro 10 - Identificação do Contribuinte Registro 11 - Complemento do registro 10 Registro 50 - Totais de cada nota fiscal por alíquota e cfop. Registro 51 -Totais de NF modelo 1 com IPI Registro 54 -Totais de cada produto por alíquota e cfop. Registro 60 - Totais do ECF. Registro 60A - Informa dados de cada situações tributárias do ECF. Registro 60M - Contém dados totalizando informações diárias de cada ECF e informa dados do equipamento ECF. Registro 60D - Totais por código de produto.

SINTEGRA Registro 60I - Apenas em caso de ação fiscalizadora Registro 61 - Para documentos emitidos a mão (bilhetes de passagem) Registro 61R – Totais por código de produto. Não e usado em MG. Registro 70 - Dados de transportadora Registro 71 - Dados da carga e transportada Registro 74 – Inventario dos produtos.(Só mês de Dezembro e Janeiro) Registro 75 – Contém todos produtos comercializados na empresa em todo período. Registro 76 - Notas fiscais modelo 21 e 22 (telecomunicações) Registro 77 - Serviços de telecomunicação. Registro 8801 8802 Tipo 50 separados por CFOP entrada / saída . Registro 90 - Somatório de todos os registros acima.

SINTEGRA Guia - Críticas ABAIXO DA CRÍTICA SELECIONADA, VOCÊ VERÁ O QUE O SINTEGRA REJEITOU. COM ISSO VOCÊ PODERÁ CORRIGI-LO.

SINTEGRA Guia - Validar O ícone Visualizar permite ver o arquivo Sint-200X.txt O arquivo Sint-2006.txt é a cópia fiel dos lançamentos no sistema S.A.T.

Visualizando o arquivo SintXX-200X.txt SINTEGRA Visualizando o arquivo SintXX-200X.txt

SINTEGRA Altera Dados Corrigindo o arquivo SintXX-20XX.txt Na guia críticas observe o erro e corrija se tratar de uma nota de ENTRADA E SAÍDA

SINTEGRA Só quando o arquivo é aceito, ele deve ser enviado.

SINTEGRA Faça a leitura de cada registro e de cada CFOP do arquivo e compare com os valores informados pelo contador.

Certifique-se que não existe nenhum erro ou advertência. SINTEGRA Certifique-se que não existe nenhum erro ou advertência.

ERROS COMUNS??

ERROS COMUNS?? SEM TIPO 75: EXCLUÍRAM O PRODUTO NO CADASTRO DE PRODUTOS. SOLUÇÃO : RECADASTRAR PRODUTO NO SISTEMA S.A.T.. REGISTRO 54 SEM TIPO 75 CORRESPONDENTE: EXCLUÍRAM OS PRODUTOS DA NOTA. SOLUÇÃO : RECADASTRAR A NOTA NO SISTEMA S.A.T. OU OBSERVE A MEMORIA DA MAQUINA QUE ESTA SENDO GERADA. A NOTA FISCAL DE SAIDA PODE ESTAR COM A INSCRIÇAO PREENCIDA COM ZERO ....ALTERAR PARA ISENTO  

ERROS COMUNS?? FORMATO INVÁLIDO: INDEPEDENTE DO REGISTRO PODE-SE OBSERVAR QUE LAYOUT ESTÁ ERRADO. SOLUÇÃO : CONFERIR AS CONFIGURAÇÕES. REGIONAIS, SE NÃO RESOLVER PROVAVELMENTE O CLIENTE PRECISA DE SER ATUALIZADO. CFOP INVÁLIDO / MODELO INVÁLIDO/ SÉRIE INVÁLIDA: ITENS QUE FORAM INSERIDOS ESTÃO INCORRETOS. SOLUÇÃO: NO SatSintegra.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS, INFORMAR A LINHA QUE CONTÉM O ERRO ALTERAR E GRAVAR. SE NÃO CONSEGUIR BD1

ERROS COMUNS?? REGISTRO 60 A SOMA DOS ANALÍTICOS DIVERGEM DO ECF: CONTÉM DADOS ERRADOS CADASTRADOS NA REDUÇÃO Z, GERANDO PROBLEMAS AO GRAVAR A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, CUPONS EXCLUÍDOS E DESCONTOS. SOLUÇÃO: CONFERIR O CADASTRAMENTO DAS REDUÇÕES DO PERÍODO COM ERRO.

ERROS COMUNS?? CNPJ IGUAL AO INFORMADO NO REGISTRO 10: VERIFICAR SE O CONTRIBUINTE VENDEU UM PRODUTO PARA UM DETERMINADO CONSUMIDOR, MAS O CONSUMIDOR NÃO LEVOU O PRODUTO ENTÃO O CONTRIBUINTE EMITE UMA NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO COLOCANDO A SI PRÓPRIO COMO FORNECEDOR. SOLUÇÃO: CONSULTE O CONTADOR SOBRE COMO LANÇAR ESSA NOTA COM CNPJ DIFERENTE DO CONTRIBUINTE, SEM COMPROMETER O ESTOQUE.

ERROS COMUNS?? CLIENTES O FORNECEDORES COM O CNPJ E A INCRIÇÃO DO CONTRIBUINTE: SOLUÇÃO: CADASTRAR A INCRIÇÃO E O CNPJ CORRETOS. CFOP DE TRANSPORTE: NOTA DE ENTRADA COM CFOP ERRADO SOLUÇÃO: VERIFICAR NA CONTABILIDADE O CFOP ADEQUADO PARA A NOTA DE TRANSPORTE.

ERROS COMUNS?? INSCRIÇÃO INVÁLIDA PARA CNPJ: O CNPJ REALMENTE ESTÁ ERRADO OU QUANDO EXECUTOU A ENTRADA NÃO HAVIA INSCRIÇÃO SOLUÇÃO: SOLICITAR AO SUPORTE APOIO PARA CORRIGIR OS DADOS DO CONTRIBUINTE NAS NOTAS QUE JÁ FORAM EMITIDAS. CONTEÚDO INEXISTENTE: O PRODUTO DA NOTA FISCAL FOI EXCLUÍDO SOLUÇÃO: RECADASTRAR O CÓDIGO DO PRODUTO NO S.A.T..

ERROS COMUNS?? EXISTE INTERVALO NA SEQUÊNCIA DE NUMERAÇÃO NA NOTA DE SAÍDA: O CONTRIBUINTE AO INVÉS DE CANCELAR A NOTA, EXCLUIU. SOLUÇÃO: INFORMAR AO CONTRIBUINTE QUE NUNCA EXCLUA A NOTA, MAS SEMPRE CANCELE. DEVE RECADASTRAR A NOTA COM APOIO DO SUPORTE DA M.M. Informática.

ERROS COMUNS?? SITUAÇÃO DEVE SER "S", "N" ,"E" OU "X“: DURANTE A ENTRADA DE MERCADORIA INFORMOU NO CAMPO ICMS DE CADA PRODUTO VALORES ERRADOS. SOLUÇÃO: AO SELECIONAR A LINHA, NO SUB-MENU ALTERA DADOS DO PROGRAMA SatSintegra.exe, VERIFIQUE O SEQUENCIAL DA NOTA DE ENTRADA E O CÓDIGO DO FORNECEDOR. É SÓ LOCALIZAR ESTA NOTA E CORRIGIR O ICMS DO PRODUTO QUE ESTÁ ERRADO.

ERROS COMUNS?? DIVERGE DE OUTROS REGISTROS 50 DA MESMA NF: ALGUNS PRODUTOS DA NOTA ESTÃO COM VALORES ERRADOS NO ICMS CAUSANDO ERROS EM OUTROS REGISTRO DE ENTRADA. SOLUÇÃO: COLOCAR NO PROGRAMA SatSintegra.exe SUB-MENU ALTERA DADOS O NÚMERO DA LINHA COM ERRO, VER O SEQUENCIAL DA NOTA E O CÓDIGO DO FORNECEDOR, LOCALIZAR A NOTA NO S.A.T. E CORRIGIR.

ERROS COMUNS?? TAMANHO DO REGISTRO ESTÁ INCORRETO DEVE TER 126 POSIÇOES: AO DAR ENTRADA DE MERCADORIA TEMOS O CAMPO ICMS QUE TEM 02 DÍGITOS. QUANDO O CLIENTE INFORMA UM NÚMERO MAIOR QUE 99 ENTRA EM CONFLITO PORQUE O VALIDADOR ESTÁ ESPERANDO ATÉ 02 DÍGITOS SOLUÇÃO: COLOCAR NO PROGRAMA SATSINTEGRA.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS O NÚMERO DA LINHA COM ERRO, VER O SEQUENCIAL DA NOTA O CÓDIGO DO FORNECEDOR, LOCALIZAR A NOTA NO S.A.T. E CORRIGIR

ERROS COMUNS?? PARA CFOPS INICIADOS EM 1, DEVE SER IGUAL AO INFORMANTE: CFOP DA NOTA DE ENTRADA OU DA NOTA DE SAÍDA ESTÃO ERRADOS. SOLUÇÃO: ALERTAR AO CONTRIBUNTE QUE O CFOP VAI VARIAR DE ACORDO COM O TIPO DE NOTA E ESTADO. CONFIRMAR COM O CONTADOR O CFOP ADEQUADO, E CORRIGIR NO SATSINTEGRA.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS E LOCALIZAR A LINHA DO ERRO E CORRIGIR.

ERROS COMUNS?? NÚMERO DE NOTAS FISCAIS COM MAIS DE 06 DÍGITOS: NÃO EXISTE PARA O SINTEGRA NOTAS COM NÚMEROS ACRECIDOS DE BARRA, TRAÇO OU LETRAS. SOLUÇÃO: USE APENAS NÚMEROS. CORRIGIR NO SATSINTEGRA.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS E LOCALIZAR A LINHA DO ERRO E CORRIGIR.

ERROS COMUNS?? NÚMERO DE NOTAS FISCAIS COM MAIS DE 06 DÍGITOS: NOTAS SEM ITENS. EM CASO DE DANO NO BANCO DE DADOS OU POR ERRO DO OPERADOR PODE EXISTIR NOTAS ABERTAS SEM ITENS. SOLUÇÃO: EXCLUA A NOTA DE ENTRADA E REFAÇA O LANÇAMENTO. NUNCA EXCLUA PRODUTOS DO CADASTRO DO S.A.T..

São mais de 250 tipos diferentes de CFOP. SINTEGRA Tabela de CFOPs Exemplo: 5.102 Saída – 6.102 Entrada O CFOP 5.102 refere-se a saída de mercadoria do fornecedor. Para o contribuinte a mercadoria refere-se a entrada com CFOP 1.102 e quando for 6.102 o contribuinte deverá colocar 2.102 Portanto durante o lançamento da nota fiscal no sistema S.A.T. é necessário ter a tabela de equivalência de CFOP. São mais de 250 tipos diferentes de CFOP.

SINTEGRA OBSERVAÇÕES: OS ARQUIVOS DO SINTEGRA, SÃO GERADOS COM BASE NAS INFORMAÇÕES CADASTRADAS NO SISTEMA S.A.T., PORTANTO NUNCA EXCLUA UM CLIENTE, FORNECEDOR OU PRODUTO. O SINTEGRA IRÁ VERIFICAR CADA REGISTRO E COMPARAR COM O REGISTRO ANTERIOR, CASO HAJA DIFERENÇA REJEITARÁ O ARQUIVO. MANTENHAM OS CADASTROS PREENCHIDOS POR COMPLETO.

Envie o arquivo para o contador avaliar e remeter ao fisco. SINTEGRA Envie o arquivo para o contador avaliar e remeter ao fisco.