Claudio Paris – Magrão prof.magrao@gmail.com 22/09/2009 ENEM PESSOA 2009 Claudio Paris – Magrão prof.magrao@gmail.com 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Poluição da água, do ar e do solo
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
POLUIÇÃO.
QUÍMICA DO MEIO AMBIENTE
POLUIÇÃO.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ÁGUAS DOENTES.
Ciclos Biogeoquímicos
Por : Paola A. Correa de Paula Julho/04
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Ambiente e sociedade.
ENEM 2008.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
POLUIÇÃO.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Intervenção do Homem nos Subsistemas Terrestres -Atmosfera e Geosfera-
twitter.com/profmagrao
EFEITO ESTUFA OU CAMADA DE OZÔNIO
Prof.ª Irislane Figueiredo
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
PROBLEMAS AMBIENTAIS Turma CIESC Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
Poluição Prof. Renata Lima.
Quantidade de água disponível
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
EUTROFIZAÇÃO.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Professor Alan Alencar
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Poluição Ambiental.
E.M.E.F. Ilza Molina Martins
Química ambiental – Problemas ambientais
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Ecologia Poluição do Ar: Efeito Estufa
Poluição atmosférica.
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Professora Manuela Cardoso
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
EFEITO ESTUFA.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Poluição dos Recursos Hídricos
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Prof: Ana Margarida S. Belo
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Claudio Paris – Magrão prof.magrao@gmail.com 22/09/2009 ENEM PESSOA 2009 Claudio Paris – Magrão prof.magrao@gmail.com 1

Novo ENEM: 4 áreas, 45 questões por área competências específicas (por área) MATEMÁTICA PORTUGUÊS CIÊNCIAS CIÊNCIAS HUMANAS NATURAIS 5 competências gerais pessoa

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Poluição : conceito Alterações prejudiciais das propriedades físicas, químicas ou biológicas, causadas por substancias químicas, calor, radiatividade ou compostos naturais (como CO2 por exemplo).

Principais poluentes e suas ações CO2 Origem: Queima de combustíveis fósseis. Efeito: Gás estufa - aquecimento global. SO2 e NO2 Origem: Queima de combustíveis fósseis. Efeito: Chuva ácida.

CUIDADO!!! O buraco na camada de ozônio não esquenta a terra.

Buraco na camada de ozônio na antarctica http://www.theozonehole.com/

Buraco na camada de ozônio CFC Origem: Industria de plásticos, aerossóis, refrigeração.

O ozônio (O3) encontra-se na atmosfera (estratosfera) a 15 km da superfície e forma um escudo (cerca de 30 km de espessura) constituindo a única proteção da Terra que filtra os raios ultravioletas do Sol, permitindo assim a existência de vida na Terra.

Filtro Solar = Proteção

A destruição da camada de ozônio leva a um aumento de raios ultravioletas (UV) que ao atingirem a Terra destruem proteínas e DNA provocando câncer de pele, catarata, alterações no sistema imunológico, danos nas colheitas, nos peixes e no plâncton de que se alimentam.

Pesticidas e Herbicidas Origem: Atividade agrícola. Efeito: Acúmulo nas cadeias alimentares chamado magnificação trófica, efeito acumulativo ou biocumulação. MERCÚRIO(HG) originado da atividade de mineração (ouro) tem nas cadeias aquáticas o mesmo efeito.

Controle Biológico de Pragas Feito pela introdução de inimigos naturais substituindo a necessidade de utilização dos agrotóxicos. Atende às demandas internacionais na utilização de práticas agrícolas menos agressivas ao meio ambiente.

Exemplo de Controle Biológico : O Peixe do Paraíso (Macropodus opercularis) por ser muito resistente a ambientes com pouco oxigênio, tem sido utilizado em pesquisas nesta área no combate a caramujos que transmitem esquistossomose e de larvas e pupas de mosquitos em rios e lagoas poluídas.

Esgotos não tratados lançados em rios e lagos causam: 1 - Aumento da matéria orgânica (Eutrofização). 2 - Aumento de plantas e algas na superfície impedindo a entrada de luz na água. Isso reduz fotoss. e favorece bactérias a consumir o gás oxigênio nela dissolvida.

Esgotos não tratados lançados em rios e lagos causam: 3 – Morte de peixes. 4 – Proliferação de organismos anaeróbios. 5 – Morte de todo rio ou lago.

Esgotos não tratados lançados em rios e lagos causam:

Eutrofização ( Tornar rico em nutrientes, fertilizar). Processo em que praia, rio ou lago adquire grande quantidade de nutrientes pelo despejo de esgotos ou resíduos agrícolas (especialmente fosfatos e nitratos) resultando no aumento de matéria orgânica que acumulada pode servir de alimento para algumas espécies de bactérias, causando desoxigenação da água, o que pode levar a um desequilíbrio do ecossistema local.

Muito obrigado pela atenção. prof.magrao@gmail.com 27