3º. Congresso Ibero Americano de Instalações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Serviço Social da Indústria - SESI
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Apresentação do Projeto
Política Pública de Esporte e Lazer
Gerência de Infra-Estrutura
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
Avaliação da situação de saúde
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE PLANEJAMENTOESTRATÉGICO
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
3º. Congresso Ibero Americano de Instalações
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas
Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional
3º Seminário Nacional de Gestores de Cultura, Esporte e Lazer APRESENTAÇÃO DR PARANÁ Em fevereiro de 2010 o SESI/PR iniciou as ações do projeto Gestão.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
Familiar e Comunitária
Histórico/ Evolução da EaD
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Panorama da Saúde no Brasil
Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Programas Nacionais de Acesso a Inovação e Tecnologia
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
APRESENTAÇÃO DO DR - ACRE 1.Como esse projeto vem sendo disseminado com os seus superiores dentro do SESI? Esse projeto foi pauta de discussão com seus.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIDAS-RJ UNIDAS-RJ 2008 – – 2012.
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Transcrição da apresentação:

3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) 17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Luiz Carlos Marcolino e Antonio Carlos Bramante

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Missão Promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial. Visão Ser o líder nacional na promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes e da gestão socialmente responsável da empresa industrial.  

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Uma estrutura completa do SESI em todo o país (Educação, Saúde e Lazer) Centros de Atividades: Educação, Saúde e Lazer (Físico-Esportivo, Artístico e Social) 324 Unidades Operacionais Apenas uma das três áreas: Educação, Saúde ou Lazer 891 Unidades Móveis 748 Total de unidades 1.963 Fonte: www.sesi.org.br

Instalações Espalhadas pelos 26 Estados + DF 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Instalações Espalhadas pelos 26 Estados + DF Salas de Aula 11.701 Telessalas 3.457 Bibliotecas 234 Consultórios Médicos 668 Consultórios Odontológicos 1.229 Centros de Radiologia 131 Salas de Enfermagem 160 Laboratórios 150 Clubes do Trabalhador 127 Ginásios Esportivos 248 Estádios 64 Auditórios/Cinemas/Teatros 184 Colônias de Férias 8 Piscinas 527 Quadras Esportivas 623 Campos de Futebol 312 Pistas de Atletismo 61 Academias 198 Farmácias 92 Cozinhas Industriais 19   Fonte: www.sesi.org.br

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Objetivo Geral do PROJETO Oferecer às indústrias, aos seus trabalhadores e familiares espaços adequados para a vivência das artes, das experiências físico-esportivas e da convivência social, valorizando a educação permanente e o estilo de vida saudável, dentro da perspectiva da responsabilidade social.

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Quatro ETAPAS do Primeiro Ciclo (2007-10) AC AP RR AL SE PR PI RJ ES RN MA RO MS PB TO MT RS SP AM PE 2007 GO DF MG SC BA CE PA 2008 2009 2010

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Espiral Virtuosa Estratégica: cinco FASES do Primeiro Ciclo/2007-10 Sensibilização: reuniões com representantes das Unidades dos DRs envolvidos com o projeto (“in loco”); Mobilização: aplicação de Pesquisa Diagnostica em todas as Unidades; Capacitação: Curso de 24 horas, em três dias de duração, dirigido para gestores de Unidades, com ênfase na gestão dos espaços de CEL no SESI; Implementação de ações: Aplicação dos recursos provenientes do próprio DR ou através da Linha de Fomento disponibilizado pelo DN para potencializar o uso dos espaços de CEL com o devido monitoramento dos resultados; Acompanhamento e avaliação dos resultados: Seminários Regionais e Seminário Nacional anuais onde os resultados obtidos pelos DRs participantes são apresentados. Publicação de Boletim Informativo Virtual (BIV) mensal e de três Cadernos Técnicos.

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Retrospectiva do Primeiro Ciclo / 2007-2010 27 Visitas Técnicas de sensibilização nos DRs; +50 Instalações de CEL visitadas; 27 Cursos para Gestores de CEL (24 h). Participação de mais de 800 técnicos de diversas áreas do SESI; Duas vídeoconferências, oito Seminários Regionais e três Seminários Nacionais; Realização de duas Pesquisas Diagnósticas: participação de 240 Unidades (2007-8) e 245 Unidades (2009-10) de CEL do SESI;

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Retrospectiva do Primeiro Ciclo / 2007-2010 Caderno Técnico: Volume 1, distribuido; Volume 2, editado Volume 3, no prelo; Boletim Informativo Virtual Formação da REDE de GESTORES com mais de 800 pessoas;

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Retrospectiva do Primeiro Ciclo / 2007-2010 Inserção internacional: Congresso Ibero-Americano de Instalações Esportivas e Recreativas / CIDyR I CIDyR (2009): Barcelona; II CIDyR (2010): São Paulo (Organizado pelo SESI) III CIDyR (17-19/10/2011): Barcelona

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Retrospectiva do Primeiro Ciclo / 2007-2010 Índice de Viabilidade Múltipla das Instalações de Cultura, Esporte e Lazer do SESI (IVICEL/SESI) FATORES para a elaboração do ÍNDICE com os respectivos pesos FATORES PESOS Proximidade da Comunidade Industrial 10 Atendimento aos usuários 25 Utilização dos Espaços/Instalações Específicos de CEL 20 Manutenção dos Espaços/Instalações de CEL 15 Recuperação financeira Perspectivas Futuras 05 TOTAL 100

Níveis de Viabilidade Múltipla 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Índice de Viabilidade Múltipla das Instalações de Cultura, Esporte e Lazer do SESI / Resultados Gerais (N=286 Unidades de CEL) Níveis de Viabilidade Múltipla PONTUAÇÃO Qtde % 20 pontos ou menos 13 5% 21 a 40 pontos 41 14% 41 a 60 pontos 99 34% 61 a 80 pontos 112 39% Mais de 80 pontos 21 7% TOTAL 286 100% 20 pontos ou menos 21 a 40 pontos 41 a 60 61 a 80 Mais de 80 Totalmente inviável a Totalmente viável

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Ferramentas de Gestão criadas/utilizadas para (n)esse trabalho 1. Espiral Virtuosa Estratégica 2. Pesquisa Diagnóstica 3. Índice de Viabilidade Múltipla dos Espaços de CEL 4. Pesquisa com Usuários Reais 5. Pesquisa com Usuários em Potencial 6. Pesquisa com Moradores do Entorno das Unidades 7. Planejamento Estratégico 8. Mapa de Frequência das Indústrias nos Espaços de CEL 9. Índice de Satisfação das Indústrias nos Espaços de CEL

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Desafios Presente-Futuros 1. A produção de conhecimentos no campo do lazer tem privilegiado mais as suas dimensões conceituais do que as aplicadas; 2. Certa resistência na compreensão de um possível paradoxo pertinente a gestão do lazer numa perspectiva de “provedor de soluções” (a qual implica a sistematização de procedimentos gerenciais) em relação a natureza de sua vivência, a qual fortalece a liberdade de expressão; 3. A diversidade do lócus da vivência da experiência de lazer, tanto quanto a sua natureza, nos mais distintos conteúdos culturais em relação aos demais provedores; 4. O impacto da hiperconectividade na atualidade, fortalecendo muito mais a abrangência e a simultaneidade da vivência das experiências do lazer do que a desejada profundidade o necessário foco em determinados conteúdos culturais numa perspectiva sócio-educativa, resultando em múltiplas adesões com a mínima aderência;

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) Desafios Presente-Futuros 5. O fascínio do gestor pela construção do novo em curto prazo sem o devido plano diretor de expansão da base física, se desejável, em médio e longo prazo; 6. A ausência de uma cultura de “manutenção preventiva” em relação a “manutenção curativa”, que dirá a “manutenção propositiva”, que não só antecipa as necessidades como intervém, deliberadamente, baseada em pesquisas, para promover alterações significativas nas instalações; 7. O descompasso entre a rede de equipamentos de lazer instalada no país, especialmente nas décadas de 1970, 80 e 90 em relação às demandas deste início de século, causando crescente esvaziamento nos ambientes específicos de lazer, notadamente os centros esportivos e artíticos do setor público, os centros de atividades do Sistema “S” e, especialmente, a falência da maioria dos clubes social-recreativos.

UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO Projeto Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI: UM MODELO EM DESENVOLVIMENTO 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha) OBRIGADO! LUIZ CARLOS MARCOLINO 55.61.3317.9293 55.61.99884317 luiz.marcolino@sesi.org.br ANTONIO CARLOS BRAMANTE 55.15.34111493 55.15.91311112 bramante@qualitybemestar.com.br