Www.cit.rs.gov.br INTOXICAÇÕES VETERINÁRIAS CAUSADAS POR ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADAS NO CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO GRANDE DO SUL (CIT/RS),

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escorpionismo na Região de Caetité, Bahia Resultados e Discussão
Advertisements

RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
PERFIL DAS INTOXICAÇÕES / EXPOSIÇÕES POR PRAGUICIDAS AGRÍCOLAS EM CRIANÇAS DE ATÉ SEIS ANOS DE IDADE REGISTRADAS NO TOXCEN ENTRE
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Câmpus Uruguaiana Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Curso de Educação Física – Nível II As.
Informe sobre Sistemas de Informação em Saúde
AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA, INFANTIL E DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL E POR CAUSAS MAL DEFINIDAS NA REGIÃO DE SAÚDE DE VITÓRIA.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA
Dados e Informações sobre Acidentes de Trânsito nas Rodovias Disponibilidade E Comparabilidade José Hamilton Bizarria.
Fontes de Dados e Sistemas de Informação Claudia Barleta 2010.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
Selo de Qualidade da Informação
Pronto Atendimento Hospital São Lucas
PROFª SOLANGE COSTA – COORD. CEP-HULW-UFPB
ANTONIO ALBARI DA SILVA
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Rede de Urgência e Emergência – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NORTE
CADCAMP = CADASTRO SUS CAMPINAS
Cartão Nacional de Saúde
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS INTOXICAÇÕES AGUDAS
Escorpionismo em Bandeirantes, Paraná: ações integradas na análise da situação e controle do escorpião amarelo - Tityus serrulatus.
Estudos retrospectivos de zoonoses no Estado do Paraná e municípios da Região Metropolitana de Curitiba Nathalia Terra Ferreira e Souza Iniciação Científica.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SISTEMA AME Aline Dockhorn Farmacêutica.
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 7 Prof.º Cleverson Luis
Intoxicação por Crack em canino da raça Pastor Alemão
Classificação ABC Grupo 19R.
APRESENTAÇÃO PESQUISA APRESENTAÇÃO PESQUISA GAAN.
ACIDENTE COM LOXOSCELES SP - revisão -
Coordenadorias Regionais de Educação e Coordenadorias
SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO
Sistema de Notificação de Violência em Campinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS DA RAIVA NO SINAN
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Operações de Crédito Rural no Bioma Amazônia Banco do Brasil e Banco da Amazônia 2006 a 2008 (2º.
60 serviços Modelos de Gestão de Grandes Conglomerados Hospitalares
FEE - Centro de Informações Estatísticas Porto Alegre, 07 de Outubro de 2010 Destaques do Idese 2007
Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 19 de Abril de 2011.
FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 23 de Dezembro de 2008 Desempenho do RS.
PIB Municipal 2009 Porto Alegre, 14 de Dezembro de 2011http:// FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contabilidade Social.
Produto Interno Bruto Rio Grande do Sul
INTOXICAÇÕES VETERINÁRIAS CAUSADAS POR PLANTAS, REGISTRADAS NO CIT/RS, NO ANO DE 2007 PAZ, A. 1,2; POLICARPO, R.R. 1; SILVA, K.R.L.M.
INTRODUÇÃO GERAL AOS ACIDENTES POR DOENÇAS DE DIFÍCIL DIAGNÓSTICO
CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF - GARÇA/SP
O que são bens materiais?
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: “Os espaços da.
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
I FÓRUM ESTADUAL DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU INSERVÍVEIS DO ESPÍRITO SANTO.
Clínica Online e TISS
Estratégias de vacinação no município de Novais – SP, 2014
Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico do Rio Grande do Sul
© 2010 S2 Comunicação Integrada S/A Massey Ferguson Resultados de Exposição na Mídia Julho 2010 © 2010 S2 Comunicação Integrada S/A.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Plano Estadual de Emergência – Ebola e Malária. . A Comissão de Emergência Sanitária, reunida em Genebra nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, foi, segundo.
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
Renata Rodrigues de Araújo Neves
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA HIV/AIDS
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
AUDITORIA DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SOB GESTÃO ESTADUAL
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
DOENÇAS TÓXICAS DE CÃES NO RS
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
Do que se adoece e do que se morre no DF? Observatório de Saúde do DF Julho de 2014 João Batista Risi, Mariângela Cavalcante e Pedro Luiz Tauil.
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
Corrigir Registros de Animais Duplicados no sistema.
Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.
Estrutura instalada para o atendimento dos pacientes com intoxicação aguda nos serviços hospitalares de urgência/emergência da região da Secretaria Regional.
Transcrição da apresentação:

INTOXICAÇÕES VETERINÁRIAS CAUSADAS POR ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADAS NO CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO GRANDE DO SUL (CIT/RS), NO ANO DE 2007 POLICARPO, R.R. 1 ; PAZ, A. 1,2 ; ROSSONI, M.G. 1,3 ;SILVA, K.R.L.M. 1 ; MARQUES, M.G.B. 1,3 ; 1 Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, 2 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 3 Universidade Luterana do Brasil O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul - CIT/RS (FEPPS – Secretaria da Saúde), no ano de 2007, registrou atendimentos em humanos, 940 em animais e solicitação de informações sobre intoxicação, totalizando atendimentos. Sendo 103 causados por animais peçonhentos/venenosos.

Agente Causador Nº de casos Bothrops sp. 29 Outras Serpentes 4 Phoneutria sp. 10 Loxosceles sp. 3 Caranguejeira1 Outras Aranhas 5 Escorpiões3 Lepidoptera5 Hymenoptera12 Lacraia2 Sapo9 Agente Animal Ignorado 20 Foto: CIT/RS

Resultados Grupo animal acidentado Nº de casos Canino90 Felino8 Equino3 Bovino2 Via de exposição Nº de casos Picada/Contato82 Oral20 Ocular1

Resultados Local da Exposição Nº de casos Ambiente Externo 56 Residência42 Ignorado5 Zona de Exposição Nº de casos Urbana76 Rural24 Ignorada3

Resultados: Solicitante e Atendimento Solicitante Nº de casos Médicos Veterinários 61 Leigos42 Local de Atendimento Nº de casos Hospital/Clínica48 Residência40 Consultório11 Outro4

Resultados Avaliação do Caso Nº de casos Grave31 Leve25 Moderado21 Não Tóxico 16 Não Excluído 10 Evolução Nº de casos Cura61 Óbito14 Ignorado28

Conclusão De acordo com os dados coletados, concluímos que os acidentes causados por animais peçonhentos/venenosos em animais domésticos representam um importante agravo a saúde dos mesmos. De acordo com os dados coletados, concluímos que os acidentes causados por animais peçonhentos/venenosos em animais domésticos representam um importante agravo a saúde dos mesmos. O grande número de acidentes com Bothrops sp. dá-se pelo fato destes animais estarem amplamente distribuídos pelo Estado, sendo comumente encontrados no ambiente rural, em campos e plantações. O grande número de acidentes com Bothrops sp. dá-se pelo fato destes animais estarem amplamente distribuídos pelo Estado, sendo comumente encontrados no ambiente rural, em campos e plantações. A Phoneutria sp apresenta comportamento agressivo, muitas vezes pulando nos animais, o que contribui para o maior número de casos por este agente, entre os aracnídeos. A Phoneutria sp apresenta comportamento agressivo, muitas vezes pulando nos animais, o que contribui para o maior número de casos por este agente, entre os aracnídeos. É importante salientar a gravidade dos acidentes causados por abelhas, pois geralmente ocorrem com múltiplas picadas, resultando em alto índice de óbitos. É importante salientar a gravidade dos acidentes causados por abelhas, pois geralmente ocorrem com múltiplas picadas, resultando em alto índice de óbitos.

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas RS. SES. FEPPS. Centro de Informação. Toxicovigilância – Toxicologia clínica: dados e indicadores selecionados Rio Grande do Sul, Porto Alegre: CIT/RS, p. Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul.CIT online. Disponível em:. Acesso em 07 abril