UTFPR – Prof. Carlos Raimundo Erig Lima
Circuitos compostos por lógica seqüencial e por lógica com binacional. Baseados em flip-flops sincronizados pela borda por um único sinal de clock.
Lógica de controle (próximo estado) Memória de Estados (Flip- Flops) Lógica de saída entradas saídas clock Estado atual As saídas são uma função das entradas e do estado atual
Lógica de controle (próximo estado) Memória de Estados (Flip- Flops) Lógica de saída entradas saídas clock Estado atual As saídas são uma função do estado atual apenas
Projetar uma máquina de estados para implementar os quatro estados do motor de passo. Seja Q1, Q2 (estado atual), Sentido (horário) e Enable (permite a mudança de estado) entradas e S1 e S2 as saídas para controle de cada fase. A seguinte tabela pode ser montada: A máquina é do tipo Moore pois as saídas dependem apenas do estado atual, ou seja, o que aconteceu no período de clock anterior. Sentido - Enable S1-S2 Estado Atual Q1-Q2 S0 S3S0S111 S1 S0S1S210 S2 S1S2S300 S3 S2S3S001 Próximo estado S0 S1 S2 S3 S=1 S0 S1 S2 S3 S=0
É possível propor uma codificação para os estados: S0 = 00 S1 = 01 S2 = 11 S3 = 10 A tabela fica: Sentido - Enable S1-S2 Estado Atual Q1-Q S= S=0
Criando as funções por mapas de Karnaught: Sentido – Enable (S-E) Estad o Atual Q1- Q
Criando as funções por mapas de Karnaught: Sentido - Enable Estado Atual Q1-Q
A saída S1 e S2 por sua vez só dependem dos estados atuais Q1 e Q2: S1-S2 Estado Atual Q1-Q
1 -Cria-se um novo arquivo do tipo state machine file (*.smf) 2- Usar o ícone Wizard
A tabela deve ser preenchida
Criar um novo *.bdf
Inserir o componente da máquina de estados criada