Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

DOCUMENTO DE APARECIDA
Ministério de Comunicação Social – RCC SC Núcleo de Formação
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Animação Missionária Significado: Comunicar vida Espírito Alegria
PREPARAR A CATEQUESE.
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Missão Continental.
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
III ENMEAL Comunhão de carismas a serviço da missão
Desafios e perspectivas
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Encaminhamento para o AGIR
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
Outubro comemoramos o mês das Missões e do Rosário
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Diocese de Amargosa.
Conselho Missionário Diocesano
Igreja: comunidade de comunidades
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Animação Missionária.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
COM JESUS CRISTO, A ALEGRIA RENASCE SEM CESSAR : POR ONDE PASSARAM OS DISCÍPULOS, ”houve grande alegria”(8,8)
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Palavra de Vida Chiara Lubich – Janeiro de 2011 "A "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía,
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Conselho Missionário Diocesano
COORDENADORES DE COMUNIDADE
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO DA CNBB
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Conselho Missionário de Seminaristas
Dias 9 a 12 de julho 2015 PUC Minas -Belo Horizonte – MG Hospedagem nas famílias em três paróquias e algumas casas religiosas Tema: O missionário presbítero.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Objectivos mínimos da “iniciativa” até 2015: Cada cristão adiciona + 1 minuto diário de oração por Portugal (interceder) Cada discípulo adiciona + 1.
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
das Santas Missões Populares
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Transcrição da apresentação:

Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária no sentido específico, para diferenciar da atenção pastoral ordinária” (Cam 3, 41)

Critérios de participação O Congresso é um momento de encontro, reflexão, partilha e envio, antes de ser um grande evento festivo. Participam pessoas que saibam debater e levar contribuições aos temas propostos, de modo que o resultado da reflexão conjunta seja representativo da caminhada missionária das diversas Igrejas. Os participantes devem ser pessoas que, de fato, estejam envolvidas na animação missionária do Regional

Quem pode ser delegado? o bispo responsável pela dimensão missionária; coordenadores dos Comires; representantes dos Comidis; representantes da IAM e JM; representantes de congregações/institutos de carisma especificamente missionário; três seminaristas maiores do Regional envolvidos com os Comises; leigos/as comprometidos com a vida e animação missionária de suas comunidades. número proporcional de padres (3) e Irmãs (4) por Regional;

1. Quais as minhas expectativas para o Congresso ? 2. Quais as expectativas que o Congresso tem dos delegados ? 3. Qual o perfil do delegado ? 4. O que se espera dos delegados no Pós-Congresso?

2. Quais as expectativas que o Congresso tem dos delegados ? Eles serão os multiplicadores da reflexão com iniciativas locais coordenadas pelos Conselhos Missionários. Reforçar a animação e a cooperação missionária, sobretudo, daqueles que estão comprometidos com a ação missionária nos Comires.

Três fases de participação do 2º CMN: o antes, o durante e o depois Os participantes: Três fases de participação do 2º CMN: o antes, o durante e o depois 1) Sejam elementos de ligação da área em que atuam, atentos aos desafios da Missão para a humanidade 2) Pontos de referência edificadores, de forma que os corações sejam realmente iluminados pela Missão do Pai, do Filho e do Espírito Santo

3. O perfil dos delegados Mística e Espiritualidade Pessoa que vive com o coração cheio de Deus, coração universal, sensível Como discípulo missionário cultiva os mesmos sentimentos do Mestre.

Gratuidade e generosidade Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho (DA1,32). O “total dom de si” é “o diferencial de cada cristão” e “não pode deixar de ser a característica de sua Igreja” (138)

A alegria Que nasce da alegria do encontro com Jesus Cristo,desejosos de transmitir a alegria da Boa-Nova. Essa alegria amplia nosso olhar e alarga o nosso coração.

Comunhão eclesial A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão (163). (articulando os Conselhos Missionários – POMs, IAM, JM, Organismos, Leigos, Meios de Comunicação Missionários A delegação do Regional Sul 1 deve reunir-se como delegação vibrante de entusiasmo missionário.

Comunicador Onde vemos a palavra comunhão, evangelização, testemunho, discipulado e missão, entendemos como ação de comunicar a Cristo e sua mensagem. Formar-informar; criar consciência

Conversão eclesial Os delegados do Congresso, assumem um compromisso de transformar as comunidades, paróquias e dioceses em “centros de irradiação missionária” (306).

Pessoa informada Conhece a história, o conteúdo, os objetivos, os desafios, as conquistas, o processo de animação missionária da Igreja. O texto-base, cartaz, Oração, Hino, Material de divulgação (Spots para rádio e Web Sites, Home Page, CD, Apresentações, Artigos, Entrevistas, Notícias...)

Verbos de ação motivadoras refletir no projeto missionário da Igreja no Brasil em todas as suas dimensões; acolher práticas missionárias significativas a serviço dos pobres; partilhar o testemunho do nosso engajamento missionário; fortalecer as comunidades missionárias e os Conselhos Missionários, em âmbito diocesano e regional;

articular melhor os organismos e as forças missionárias no país; celebrar a caminhada da dimensão missionária; assumir, a partir da nossa “natureza missionária”, novas responsabilidades e traçar novos caminhos; promover vocações missionárias

A grande preocupação é a transformação dos batizados em discípulos-missionários, aqui e além fronteiras, nos confins do mundo. Ao impulsionar a Missão universal da Igreja, estamos preparando “uma nova primavera da Missão ad gentes”.

“Nossa capacidade de compartilhar nossos dons espirituais, humanos e materiais com outras Igrejas, confirmará a autenticidade de nossa abertura missionária. Por isso, estimulamos a participação nos congressos missionários..” (DA 379).