Programa Líderes Internacionais 2013 Relato Parcial da Experiência Profº Jorge Wilson da Conceição Diretoria Guarulhos Região Norte EE Maria Leoni.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aqui vão algumas dicas para facilitar sua navegação
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
$I$TEMA MONETÁRIO.
SUMÁRIO DA NOSSA AULA Conversa amena com os rapazes
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Desafio.
Programa aluno pesquisador
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
LUANA QUEM SOU EU.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
O EGA chega à Escola.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Realizar Chamadas de Áudio e Vídeo j em seguida pressione F5 ou clique em Apresentação de Slides > Desde o Início para iniciar o curso. Na barra de mensagem,
DICAS DE UMA PROFESSORA:
Rotina....
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
Mobilização da Comunidade Escolar
Curso de Docência Universitária
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O PONTO PRETO.
O Uso Pedagógico do Blog
A partir do próximo amanhecer
Agradecimentos Elemento opcional do trabalho monográfico e dirigido a pessoas que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Se houver,
Rotina....
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
A partir do próximo amanhecer
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
E SE DEUS MANDASSE PARA VOCÊ UM ASSIM?
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
A c u c a r By Jorge Corrêa.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Rotina....
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
13 Liderança nos Grupos - Atividades
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
AMANHECER.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Programa Líderes Internacionais 2013 Relato Parcial da Experiência Profº Jorge Wilson da Conceição Diretoria Guarulhos Região Norte EE Maria Leoni

Programa fruto de parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos e Secretarias de Estado de Educação Cinco meses de estudos nos Estados Unidos da America; cinco universidades. 75 participantes: Brasil (7), Kenia, Phiplina, Egito, Uganda, Marrocos, Bangladesh, Malásia, Líbano. Onde estou: University of Kent State em Ohio.

ALL about me… in the United States! Olá, meus amigos e amigas de trabalho! O ano está começando para vocês agora, com o início das aulas e resolvi aparecer para dar um oi e dizer que tenho toda a certeza de que poderia ser um de vocês a viver essa experiência no meu lugar. Somos feitos da mesma matéria: escola pública (rsrs) Quero partilhar um pouco do que tenho feito aqui nos Estados Unidos. Vem comigo!

About my scholarship… Quatro cursos:  Special Education Seminar;  Computer & Technology in the classroom;  Reading and Writing in adolescence/Adulthood;  Theory and Practice in Teaching Reading. (O que tem demandado muito tempo para leitura e análise crítica.) Outras atividades: eventos culturais e convivência com a nossa “host family” (família anfitriã). A ideia é passar algum tempo com uma família americana para conhecer de pertoç desmistificar o que só sabemos pela Tv ou internet.

Natural Museum of American History White House Washington Monument The Capitol Rock&Roll Hall of Fame& Museum Science Museum Etc Tantos lugares interessan tes..

MultiCultural Experience Conhecer tantos professores (75 no total) de tantos países diferentes é uma das coisas incríveis do programa

Sharing Cultural Values…

Vendo neve pela primeira vez! KKK

Housing Dividindo apartmento com dois novos amigos: Daniel Kitivo do Kênia (na foto em frente ao nosso prédio) & Nazar da Indonesia. A gente tem se dado super bem, por enquanto… rsrs

Família Anfitriã, comigo e meu “irmão” Jamleck (kenya) Entre as situações de convivência que participamos até agora, estão: Cinema; Igreja; e Jantar Domingo recusei um convite para descer morro abaixo na neve com prancha... Para estudar... Que pena, não?

O que mais tenho feito…?

Tenho estudado bastante... e

Teoria e atividades sobre Liderança & Trabalho em equipe

INTERNISHIP Stow-Munroe High School

Interniship/estágio Stow-Munroe High School é a escola na qual estou estagiando e aprendendo bastante sobre a escola americana, estratégias de ensino, uso de tecnologia, entre outras coisas. O pessoal é super bacana.

Debate estudantil – ensino e competição Aqui na Stow High posso presenciar alunos de ensino médio participando de debates (individuais ou em duplas) atuando como gente grande (rsrs) com conhecimento de causa. Fruto de estudo e treino. Assista ao vídeo

Mas... Não quero só mostrar coisas. Quero dizer que penso bastante em vocês, no nosso contexto social e educacional e que queria estar presente neste encontro de alguma forma e achei que falar um pouco da viagem seria uma forma disso acontecer. Somos líderes na educação: na sala de aula e na sociedade. Mais uma vez vocês vão retomar um ano letivo e precisam se lembrar disso: O professor é o líder emocional e cognitivo dos seus alunos. Eles não precisam de amigos, já tem centenas no Face/ Orkut/, precisam de líderes, mestres que guiam com amor e sabedoria, mesmo que não saibam disso.

Tenho me preocupado muito com o ensinar a ler e a produzir textos. Os dois curso que faço estão ampliando meu modo de pensar isso. E quero dividir com vocês. Ontem revi a colocação do Brasil no PISA de 2012: 39º (de 40 países). Precisamos abraçar essa causa, mas com sabedoria. Todos os professores podem fazer isso, pensando estratégias para colocaro pessoal para escrever; valorizando o processo e não o resultado; escrevendo junto, como modelo; mostrando-se aprendiz e não dono da verdade, para gerar proximidade; apontando possibilidades; valorizando a produção; orientando sobre organização do texto, pontuação, ortografia...

Todos sabemos escrever, mas nossa expectativa como professores sobre a produção ideal que queremos dos nossos alunos nos fazem às vezes, formatar o processo, impor modelos e seguir fórmulas, treinar os alunos a fazer exercícios para nota... Precisamos estimulá-los a escrever de forma livre e verdadeira. Não é fácil, digo essas coisas apenas para vocês terem isso em mente nessa retomada. Vocês já estão fazendo um ótimo trabalho.

Quero me despedir desejando sorte, paciência e um excelente início de ano. Logo estarei com vocês. Fica um depoimento para saborear... “As crianças do primário aprendem a escrever através do exercício das opções que os autores de verdade têm, incluindo tempo diário para escrever, conversar com professores e amigos durante os rascunhos, o tempo de cada um e oportunidades para publicar. Eles decidem o que querem escrever e criam listas de temas. Se preocupam com o conteúdo e com a correção; e seus professores sairam de trás da mesa para sentar, ouvir, escrever e aprender com eles.” (Pesquisa realizada por Susan Sower com crianças participantes de um projeto de escrita nos Estados Unidos, 1980)

Estou contando minhas histórias no Facebook. Me adicione como amigo e veja fotos e discussões que estou postando por lá. Facebook: Jorge.will1 Abraços a !