Eutanásia Ana Priscila de Freitas Letícia Soares Nayara Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÉTICA DOS DEZ MANDAMENTOS
Advertisements

DIREITO À VIDA INTRODUÇÃO:
“O que é Bullying” 7º ANO D.
EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi.
Pereclitação da vida e da saúde
DANOS MORAIS E DIREITOS DA PERSONALIDADE
COMEÇO, MEIO E FIM..
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Direito à Vida.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
Flávio Paranhos PUC Goiás UnB CEP-HC-UFG CONEP
BIOÉTICA E ASPECTOS JURÍDICOS DO DIREITO À VIDA E À PAZ
Uma visão da morte a partir da vida
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Alex Junior André Carlos Bruna Pires Cidiane Melo
“Os Incríveis”.
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Filosofia e Bioética Prof. Nereu R
Eutanásia.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
APÓS INICIAR A MÚSICA, CLIQUE PARA AVANÇAR.
Dr. Antônio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
Hélio Ribeiro Loureiro AJE-Rio AJE-Brasil
Ortotanásia e Dignidade no Processo de Morrer.
Eutanásia – aspectos bioéticos
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
“Eutanásia”.
A Eutanásia Trabalho realizado por: Sandra Oliveira nº 23
2 | O evangelho da saúde perfeita
Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. Conselho Federal de Medicina.
Foto: Rildo Silveira A Lei do Carma e o Vegetarianismo Rildo Silveira Created by Cruzília – MG – Brasil Adaptado de Dr. Alberto.
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Toda oração correta é respondida antes de ser terminada - antes que acabemos de falar.
MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Prof. Carlos Eduardo Nicoletti Camillo
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
EUTANÁSIA PRÓS E CONTRAS.
Formação do conselho de sentença 7 jurados
Difamação na internet Aluno: Guilherme Maciel Ferreira.
Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado.
-MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL - considerações gerais: embora seja uma ação constitucional de natureza civil, pode ser utilizado, em determinadas.
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
Professor: Yuri Nadaf Borges
“E.E. DOM JOSÉ DE CAMARGO. BARROS” Filosofia 2º D Nomes: Krisllen Neves, Thais Almeida, Thaysa Pronnçate, Isabel Santiago e Leonardo Guiraldo. Nº: 24,
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
Ética.
REAÇÕES EMOCIONAIS DIANTE DO SOFRIMENTO / MORTE
Trabalho de Filosofia E.E. Dom Jose de Camargo Barros 2ºD Nomes: Gabriel Domingues nº.: 18 Stephany Tarine nº.: 54 Data: 22/10/19.
EUTANÁSIA Discente: Gabriela da Silva Faccini RA:
Eutanásia Terminar a vida voluntariamente, quando possuímos uma doença incurável e sofrimento constante.
ortotanásia Discente: Viviane Lopes Garcia
Franciele dos Santos Souza Isabela de Oliveira Carvalho Tamiggi Di Karla Melo.
Intolerância Religiosa
PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Disciplina: Psicologia Forense Profa. Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos Perícias.
Gabriel Barreto Gabriel Varjão Murilo Araújo
O que é exatamente a eutanásia e por que é tão polêmica?
EUTANÁSIA Uma questão de vida e de... morte. O que é Eutanásia? É a possibilidade de um ser humano poder decidir ou escolher morrer, com assistência médica,
O que é exatamente a eutanásia e por que é tão polêmica?
Transcrição da apresentação:

Eutanásia Ana Priscila de Freitas Letícia Soares Nayara Carvalho Patrícia Junqueira

Objetivo Neste estudo temos como objetivo esclarecer a origem, os tipos e como é praticada a eutanásia.Esclarecer a opinião de alguns países e relatar correntes favoráveis e desfavoráveis a tal prática.

O que é eutanásia ? A palavra eutanásia deriva do grego e significa literalmente "uma boa morte" ou "morte misericordiosa". Para os estudiosos no assunto, a eutanásia é prática tão antiga quanto à própria vida em sociedade. De acordo com o dicionário, a eutanásia é “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis”. Daí, já se pode diferenciar a prática da distanásia, expressão relativa a uma morte lenta e sofrida, e da ortotanásia, vocábulo que representa a morte natural.

História

Tipos de eutanásia Passiva: Chamada também de ortotanásia é a omissão voluntária dos meios terapêuticos com fim eutanásico. Ativa: Consiste em provocar a morte por meio de uma intervenção adequada, geralmente pela administração de um fármaco. (ex: injeção letal) Voluntária: Ocorre quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente Involuntária: ocorre quando a morte é provocada contra a vontade do paciente Não voluntária: caracteriza-se pela inexistência de manifestação da posição do paciente em relação a ela

Espécies de eutanásia Libertadora: É aquela em que o enfermo incurável provoca a morte por seus próprios meios ou pede a outro que o faça abreviando a sua dor. Eugênica: Ocorre nos casos em que a morte éprovocada com o fim de eliminar o paciente do seio da família e do convívio social, independentemente de estar o mesmo próximo da morte ou não. (ex: indivíduos apsíquicos e associais) Piedosa: Aplicada a paciente terminal e inconsciente. Econômica: Baseada na ideia custo-benefício de uma sociedade capitalista onde o paciente acaba sendo vítima da desigualdade social e preconceito.

Posição do Brasil O Brasil, legalmente falando, não faz menção da eutanásia nem no Código Penal Brasileiro, nem na Constituição Federal. Assim,quando pratica-se a eutanásia, o ato, recebe o nome de homicídio ou suicídio e a interpretação dos advogados e juízes é fundamentado nos artigos 121 e 122 do Código Penal . O artigo 121 trata do homicídio qualificado,ou seja, a morte provocada por motivo fútil,com emprego de meios de tortura ou com recurso que impossibilite a defesa do ofendido. Já o artigo 122 visa o suicídio induzido,instigado ou auxiliado por terceiros .

Posição de outros países As duas únicas nações no mundo que tem como legalizada a prática da eutanásia são a Bélgica e a Holanda. O primeiro pais a legalizar a eutanásia no mundo foi a Holanda ,que entrou com uma lei em 1° de abril de 2002,embora a pratica já fosse tolerada desde 1997.A lei protege os médicos,desde que eles utilizem critérios estritos.  A Bélgica legalizou parcialmente a pratica da eutanásia em 23 de setembro de 2002 sob condições restritas. Assim a prática só pode ser aplicada em casos de doentes terminais ou com doenças sem esperança de cura e a decisão deve ser tomada pelo próprio doente em sã consciência.

Na Dinamarca ,desde 1° de outubro de 1992, pacientes com doenças terminais ou vítimas de acidentes sérios,podiam deixar um “testamento médico” que os médicos deveriam respeitar. Tecnicamente a eutanásia permanece ilegal na França,porém em 30 de novembro de 2004 legisladores franceses aprovaram uma lei onde é permitida a morte para aqueles que sofressem de doenças incuráveis. Na Alemanha a eutanásia passiva é permitida por lei.desde de que aja um pedido expresso para isso. No caso da Noruega,Espanha e Suíça apenas a prática passiva da eutanásia é permitida por lei,mediante requisição específica do doente.

Instituições que defendem A organização não-governamental (ONG) Católicas pelo Direito de Decidir (CDD), formada por militantes feministas cristãs, e ligada à Teologia da Libertação, é a favor da eutanásia. Outra organização defensora é a ERGO (Organização de Pesquisa e Direcionamento sobre a Eutanásia) que publica seus estudos em um site. São tantas organizações defensoras da Eutanásia que existe uma federação mundial a Federação Mundial das Sociedades do Direito à Morte A eutanásia é defendida por alguns grupos de pressões, como o Exit (Inglaterra) e Sociedade Hemlock (Estados Unidos).

Curiosidades "Suicídio medicamente assistido” aplica-se aos casos em que o médico, ou uma terceira pessoa, fornece ao doente os meios para pôr fim à vida, sendo ele incapaz de o fazer sem ajuda. Difere de eutanásia ativa voluntária porque nesta o médico pratica o ato letal, enquanto no primeiro caso é um mero assistente ou cúmplice. Um dos casos mais recentes de eutanásia é o da americana Terri Schiavo, seu marido entrou com um pedido na justiça para que os aparelhos que mantinham Terri viva fossem desligados. 

Este caso chamou a atenção do mundo todo, muitas pessoas se manifestaram contra, as igrejas se revoltaram com tal situação, a família da paciente era contra, os pais dela entraram na justiça tentando impedir tal ação. No fim a justiça e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decidiram pelo desligamento dos aparelhos que a mantinha viva.

Conclusão Com casos como o apresentado, vem à tona em nossas mentes certos questionamentos: Será que alguém tem direito de por fim a sua própria vida ou de decidir o fim da vida de outra pessoa? É correto permitir que o doente viva num estado estático de dor e sofrimento? Bom, essas são perguntas que persistem e até o presente momento não obtiveram respostas. Enfim, este tema é muito sugestivo para uma reflexão, na qual você poderá fazer uma avaliação do certo e errado e do direito sobre a vida. Portanto,a eutanásia mesmo legalizada em alguns países,usada com intuito de poupar sofrimento,ainda continua sendo um tema polêmico no mundo e de grande discussão no que diz respeito a ética.