Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

PARTE II Microeconomia.
Classificação de Custos
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Comércio Exterior. Programa. Sensibilização ao Comércio Exterior
Cadeia logística integrada supply chain
Custos ... afinal, o que é isto?
M-commerce- Caso Paggo
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Sistemas de Apoio às Operações
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fórum de Empreendedorismo
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Análise Financeira Hermano Perrelli
Fundamentos de Economia
Disciplina: Administração Mercadológoica
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Área de Operações Indiretas
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
14. DRAWBACK DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Apresenta.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
INTRODUCÃO DRAWBACK CONTEXTO MACRO-ECONÔMICO
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
PLANO DE NEGÓCIO.
Exercícios de fixação 1. A Tara's Têxtil vende atualmente o equivalente a R$ 360 milhões por ano, a prazo, e seu prazo médio de recebimento é de 60 dias.
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
O AMBIENTE ECONÔMICO Profº Odécio Bodenmüller c:odecio/arquivos salvos/projetos empresariais/ambiente economico.ppt.
FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA AUTOMOTIVA
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
CENTRAIS DE NEGÓCIOS CENTRAIS DE NEGÓCIOS. COMPOSIÇÃO LEGAL.
Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Macroeconomia Política Fiscal
Conselho de Óleo e Gás _ ABIMAQ
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
PROF. DANIEL PEREIRA DA SILVA CONSTITUIÇÃO JURÍDICA E CONTÁBIL DO ATACADO.
FORMAÇÃO DE PREÇO DE EXPORTAÇÃO
Técnico Contabilidade
Processo de importação
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O que é exportação? Conceito Comercial Conceito Cambial
REGIME DE DRAWBACK O Regime de Drawback é um incentivo a exportação. Ele confere isenção de impostos na importação da matéria prima destina a fabricação.
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas
34º ENAEX – ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR 34º ENAEX – ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO, FATOR DE GERAÇÃO DE RECEITAS CAMBIAIS,
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Mercado de Crédito Objetivo:
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
OPERAÇÕES COMERCIAIS OBJETIVO DA AULA: Discutir sobre os diversos métodos de avaliação de estoques e suas implicações nos custos da empresa.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
Transcrição da apresentação:

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 133º ENCOMEX: ENCONTRO DE COMÉRCIO EXTERIOR PALESTRA EXPORTAÇÃO, DESAFIO OU OPORTUNIDADE ? JOSÉ AUGUSTO DE CASTRO Belém, 13 de maio de 2009

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB Exportação representa desafio ou oportunidade para as empresas ?

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 3 - DESAFIOS DO MERCADO MUNDIAL  A GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL É UMA REALIDADE CRESCENTE  A GLOBALIZAÇÃO ELIMINA BARREIRAS E ABRE MERCADOS  FUSÕES E INCORPORAÇÕES MUNDIAIS CRESCEM DIA A DIA  EXPORTADORES MUNDIAIS SÃO CADA VEZ MAIS AGRESSIVOS  HÁ MAIS EMPRESAS EXPORTADORAS QUE IMPORTADORAS  DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO AVANÇA MUITO RÁPIDO  NO FUTURO, EXPORTAÇÃO EQUIVALERÁ A VENDA INTERNA

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 4 - EXPORTAÇÃO: ATIVIDADE INTEGRADA SETOR TRANSPORTES SETOR COMERCIAL TRANSPORTE   VENDAS MARKETING DEFINIÇÃO DE VENDA POLÍTICA DE VENDA (prazo,condição,preço)    FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO SETOR PRODUÇÃO SETOR FINANCEIRO ACC / ACE PROEX BNDES- exim ÁREA INDUSTRIAL QUALIDADE PRODUTIVIDADE KNOW-HOW PRAZOS         SETOR FISCAL SETOR CONTÁBIL SETOR EMBALAGEM EMBALAGEM - PRODUTO - TRANSPORTE  PIS/COFINS ICMS IPI REGISTROS BÁSICOS    

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 5 - MANDAMENTOS DA EMPRESA EXPORTADORA  EXPORTAÇÃO NÃO É DECISÃO TAPA- BURACO MOMENTÂNEO  EXPORTAR NA CRISE FALTA PLANEJAMENTO, SOBRA DESESPERO  DEFINIR PRÉVIOS OBJETIVOS E MERCADOS-ALVOS. RADAR COML  FIXAR PREÇO EXPORTAÇÃO APÓS ANALISAR MERCADOS-ALVOS MERCADOS EXTERNOS SÃO DIFERENTES ENTRE SI, PREÇOS EXPORTAÇÃO PODEM VARIAR CONFORME MERCADO-ALVO  PREÇO EXPORTAÇÃO TEM BASE EM CUSTOS, NÃO PREÇO INTERNO  EXPORTE REGULARMENTE PELO MENOS 1% DA PRODUÇÃO. AUMENTAR DE 1% PARA 10% MAIS FÁCIL QUE DE 0% PARA 1%  CONQUISTAR MERCADO EXTERNO É DIFÍCIL. MANTER MAIS DIFICIL. PERDER MUITO FÁCIL  AGENTE EXPORTAÇÃO PROFISSIONAL. CARTÃO VISITA EMPRESA

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 6 - MANDAMENTOS DA EMPRESA EXPORTADORA – CONT.  INCENTIVOS EXPORTAÇÃO SÃO IGUAIS. DETALHE GERA LUCRO  VENDER MERCADO INTERNO REQUER CADASTRO COMPRADOR. EXPORTAR PRECISA CADASTRO DO IMPORTADOR E DO PAÍS  DESONESTO HÁ MUNDO TODO. NORMAL PEDIR CARTA CRÉDITO  FALAR INGLÊS É IMPORTANTE E AJUDA. NÃO É INDISPENSÁVEL  RESPONDER CARTAS DEMONSTRA INTERESSE, SERIEDADE, CREDIBILIDADE E PASSA CONFIANÇA NA EMPRESA  EMBARQUE PRODUTO IGUAL AMOSTRA E NO PRAZO COMBINADO  NÃO PROMETA SE NÃO PODE CUMPRIR. DIGA NÃO INVÉS TALVEZ  EXPORTAR GERA RACIONALIZAÇÃO, CRIA PRODUTOS ESPECIAIS, MELHORA CONTROLE QUALIDADE, ALTERA MÉTODO PRODUÇÃO, GERA RESISTÊNCIA, CIÚME E CONCORRÊNCIA DENTRO EMPRESA  RESULTADO NA EXPORTAÇÃO NÃO É IMEDIATO. PERSISTÊNCIA.

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 7 - ESTÍMULOS FISCAIS E FINANCEIROS À EXPORTAÇÃO  MODALIDADES DE PAGAMENTO  FINANCIAMENTOS À EXPORTAÇÃO (ACC/ACE/PROEX/BNDES)  ISENÇÃO DE TRIBUTOS ( IPI / ICMS / PIS / COFINS ) IMPORTAÇÃO SOB REGIME DRAWBACK DRAWBACK VERDE-AMARELO  MAIOR PRODUTIVIDADE DO CAPITAL  EXPORTAÇÃO FINANCIA PAGAMENTO IMPOSTOS INTERNOS

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 8 - PRODUTIVIDADE DO CAPITAL 1 - MERCADO INTERNO VENCIMENTO/ M. PRIMA PRODUÇÃO VENDA RECEBIMENTO 20 dias 25 dias 30 dias 75 dias 2 - EXPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO/ M. PRIMA PRODUÇÃO RECEBIMENTO VENCIMENTO 20 dias 25 dias 45 dias 3 – PRODUTIVIDADE DO CAPITAL 3.1 - MERCADO INTERNO 360 dias : 75 = 4,8 GIROS capital/ano x $ 20 lucro/giro = $ 96 LUCRO FINAL 3.2 - EXPORTAÇÃO 360 dias : 45 = 8 GIROS capital/ano x $ 15 lucro/giro = $ 120 LUCRO FINAL

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 9 - EXPORTAÇÃO FINANCIA TRIBUTOS INTERNOS MERCADO INTERNO CAUSAS  VENDAS A PRAZOS DE 30, 60, 90 DIAS OU MAIS  PAGAMENTO DE TRIBUTOS NO MÁXIMO EM 30 DIAS  EMPRESA PAGA TRIBUTOS COM RECURSOS PRÓPRIOS  EMPRESA IMOBILIZA CAPITAL DE GIRO EM IMPOSTOS  EMPRESA RECORRE A BANCO E PAGA JUROS ELEVADOS A CONSEQÜÊNCIAS  ELEVAÇÃO DE CUSTOS E/OU REDUÇÃO DE LUCROS  ATRASA PAGAMENTO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES  FALTA CAPITAL DE GIRO E REDUÇÃO DE ATIVIDADES  DIFICULDADE EM ELEVAR NÍVEL DE EMPREGO  RESISTÊNCIA A NOVOS INVESTIMENTOS  ATRASO NA AQUISIÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS B

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 10 - EXPORTAÇÃO FINANCIA TRIBUTOS INTERNOS (Cont.) EXPORTAÇÃO  EXPORTAÇÃO NÃO PAGA TRIBUTOS DIRETOS  EMPRESA NÃO IMOBILIZA CAPITAL EM TRIBUTOS  PRAZO RECEBIMENTO EXPORTAÇÃO PODE SER MENOR  MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PERMITEM ANTECIPAR RECEBIMENTO DE FATURAS, FINANCIANDO PRODUÇÃO E / OU REDUZINDO CUSTOS FINANCEIROS  EXPORTAÇÃO GERA RECURSOS PARA PAGAR TRIBUTOS INTERNOS, SIGNIFICANDO REDUÇÃO CUSTOS FINANCEIROS INTERNOS, MAIOR LUCRO E/OU MAIOR LUCRATIVIDADE

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 11 - BENEFÍCIOS EXPORTAÇÃO PARA EMPRESA E MERCADO A - MELHORIAS FINANCEIRAS PODE RECEBER EXPORTAÇÃO À VISTA OU ANTECIPADA (ACC/ACE) PROPORCIONA ESTABILIDADE NAS RECEITAS OPERACIONAIS FINANCIA PAGAMENTO INDIRETO DE TRIBUTOS INTERNOS REDUZ OU ELIMINA INADIMPLÊNCIA MAXIMIZA CAPITAL DE GIRO REDUZ CUSTO FINANCEIRO MELHORA FLUXO DE CAIXA B - MARKETING, STATUS E ESTRATÉGIA DEMONSTRA QUALIDADE DA EMPRESA E DOS PRODUTOS INDICA QUE EMPRESA TEM PREÇOS COMPETITIVOS REPRESENTA MARKETING E STATUS CONSTITUI DECISÃO POLÍTICA E ESTRATÉGICA C - QUALIDADE E OPERACIONALIDADE DESENVOLVE CONSCIÊNCIA DE CONTROLE DE QUALIDADE MELHORA OPERACIONALIDADE DE TODA A EMPRESA ELEVA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 12 - BENEFÍCIOS EXPORTAÇÃO PARA EMPRESA E MERCADO D – REDUÇÃO DA INSTABILIDADE E DILUIÇÃO DE RISCOS CONCENTRAR ATIVIDADES ÚNICO MERCADO REPRESENTA RISCOS DILUI RISCOS COMERCIAIS E ECONÔMICOS ENTRE MERCADOS REDUZ INSTABILIDADE EVENTUAL ALTERAÇÃO POLÍTICA ECONÔMICA GERA MAIOR SEGURANÇA NA PROGRAMAÇÃO DA EMPRESA PERMITE PLANEJAR LONGO PRAZO E FAZER NOVOS INVESTIMENTOS E – AMPLIAÇÃO DE MERCADO E ECONOMIA DE ESCALA CRIA MERCADOS ALÉM FRONTEIRAS TORNA MERCADOS INFINITOS PERMITE CRIAR ECONOMIA DE ESCALA POSSIBILITA REDUZIR CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO REDUZ CUSTOS FIXOS UNITÁRIOS DE INSUMOS E PRODUTOS PODE AUMENTAR LUCROS MERCADOS MAIOR PODER AQUISITIVO F – IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA OCULTA PROPORCIONA ALTERAR PRODUTO (DESIGN, EMBALAGEM, ETC) GERA IMPORTAÇÃO INDIRETA TECNOLOGIA OCULTA, SEM CUSTO

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 13 - FLUXOGRAMA CAUSAL DE EXPORTAÇÃO  EXPORTAÇÃO significa DIVISA  DIVISA significa INVESTIMENTO  INVESTIMENTO significa TECNOLOGIA  TECNOLOGIA significa PRODUTIVIDADE  PRODUTIVIDADE significa COMPETITIVIDADE  COMPETITIVIDADE significa REDUÇÃO DE CUSTOS  REDUÇÃO DE CUSTOS significa MAIS VENDAS  MAIS VENDAS significa MAIS PRODUÇÃO  MAIS PRODUÇÃO significa MAIS LUCROS

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 14 - REALIDADE NENHUMA EMPRESA EXPORTA POR PATRIOTISMO, MAS PARA ATENDER SEUS INTERESSES ECONÔMICOS E FINANCEIROS.

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 15 - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS COM A GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL, EMPRESA QUE NÃO SE INTEGRAR, VAI SE ENTREGAR

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB 16 - CONCLUSÃO A EXPORTAÇÃO REPRESENTA DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS.

Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB JOSÉ AUGUSTO DE CASTRO VICE - PRESIDENTE Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB Avenida General Justo, 335 - 4º andar – Centro Rio de Janeiro – Cep: 20021-130 Fone: (21) 2544-0048 – Fax: (21) 2544-0577 www.aeb.org.br aebbras@aeb.org.br